Já falamos sobre como as estratégias de retargeting no Facebook ajudam a impulsionar a publicidade e as vendas de um site. Isto tudo é feito por meio da exibição de anúncios personalizados para aqueles que realizaram alguma ação em seu site.
Neste processo, existe um personagem que desempenha um papel fundamental. Sim, estamos falando do pixel do Facebook. Se ainda não o conhece, você precisa conhecê-lo.
Neste guia, vamos apresentar detalhes sobre este recurso. Você entenderá o que é o pixel do Facebook, para que ele serve e como instalá-lo em seu site.
O pixel do Facebook é um pequeno trecho de código instalado em seu site. Desta forma, todas as páginas estão habilitadas para serem monitoradas pela rede social.
Com o pixel instalado, o Facebook consegue filtrar as ações que os usuários realizam em seu site. São essas ações que determinarão quem passará a integrar as listas de públicos que visualizarão anúncios específicos.
Para entendê-lo melhor, é preciso compreender que o pixel é composto de duas partes:
As ações que acontecem no seu site são chamados de eventos. Ou seja, quando um evento ocorre, o pixel do Facebook é acionado. O código de evento, portanto, está concentrado nestas ações.
Os eventos estão divididos em duas categorias.
Eventos Padrão:
São as ações mais comuns que podem acontecer em nosso site e que o Facebook já reconhece.
Quando estes eventos padrão são adicionados ao pixel, eles passam a ser usados para criar públicos que serão utilizados em futuras ações de marketing.
Alguns exemplos de eventos padrão são os seguintes:
A lista completa de eventos padrão e os parâmetros compatíveis podem ser vistos neste link.
Depois de instalar o evento padrão, o código do site ficará parecido com isso:
1. Código do site
2. Código base do pixel do Facebook
3. Código de evento padrão
Eventos Personalizados:
Estas são ações que não estão incluídas nos eventos padrão. Elas são utilizadas para filtrar ações mais específicas dos usuários.
Por exemplo, você pode personalizar um evento para que o pixel do Facebook filtre somente pessoas que compraram calçados masculinos acima de R$ 200,00.
Para isso, é preciso estabelecer duas regras:
Com isso, é possível criar uma lista de público que se dispõe a pagar mais de R$ 200,00 por um par de calçados. A partir daí, é possível exibir anúncios personalizados somente para este grupo de pessoas.
Agora que você já sabe como funciona o pixel do Facebook, chega o momento de criar este trecho de código.
Para fazer isso, siga os passos abaixo:
1. Abra a seção Pixels no Gerenciador de Eventos.
2. Clique em Criar um pixel.
3. Após apresentar um breve resumo do que como funciona o pixel do Facebook, você pode clicar em Continuar.
4. Insira o Nome do pixel.
5. Adicione a URL do site.
6. Clique em Continuar.
Assim, com este processo, o pixel é gerado e está pronto para o próximo passo.
Uma vez que tenha criado seu pixel, chega o momento de fazer a instalação no seu site.
Há 3 maneiras de fazer esta instalação. Vamos considerar cada uma delas.
É importante que a pessoa que for realizar a instalação manual possua algum conhecimento de programação, já que será necessário mexer no código do seu site. Afinal, qualquer instalação errada pode prejudicar o desempenho das suas páginas.
Portanto, o passo a passo para a instalação manual do pixel do Facebook é o seguinte:
1. Abra a seção Pixels no Gerenciador de Eventos.
2. Clique em Configurar pixel.
3. Escolha a opção Adicionar manualmente o código do pixel ao site.
4. Opcional: se quiser, você pode ativar a Correspondência avançada automática e escolher as informações do cliente que deseja enviar.
5. Copie o código de base do pixel.
6. Localize o cabeçalho do seu site ou encontre o modelo de cabeçalho no CMS.
7. Cole o código na parte inferior do cabeçalho, logo acima da tag </head>.
É possível fazer esta conexão do seu site usando um dos vários parceiros do Facebook, incluindo WordPress, Shopify e outros.
1. Abra a seção Pixels no Gerenciador de Eventos.
2. Clique em Configurar pixel.
3. Escolha Usar uma integração de parceiros.
4. Na lista apresentada, selecione um parceiro.
5. Visto que cada parceiro possui suas próprias regras de instalação, é necessário seguir as instruções passo a passo que serão dadas na tela.
Finalmente, a terceira forma de instalar o pixel do Facebook em seu site é enviando o código para o e-mail da pessoa que realizará o processo (por exemplo, o webmaster do seu site).
Para isso, basta seguir os passos abaixo:
1. Abra a seção Pixels no Gerenciador de Eventos.
2. Clique em Configurar pixel.
3. Clique em Enviar as instruções por email para um desenvolvedor.
4. Na próxima tela, basta digitar o email do destinatário e clicar em Enviar.
Você se lembra que há pouco falamos sobre os eventos. São aquelas ações dos usuários que os qualificarão (ou não) para integrarem as listas de público do Facebook.
Agora vamos ver como adicionar um código de evento ao seu site.
Para isso, vamos imaginar que você tenha escolhido a Instalação Manual para instalar o pixel do Facebook em seu site.
Depois de visualizar e copiar o código do pixel, você clica em Continuar. A tela seguinte será esta:
Clique na opção Adicionar código do evento manualmente.
A tela a seguir mostrará a lista de eventos disponíveis, que já falamos mais acima. Selecione o seu setor e escolha o evento que deseja configurar.
Depois disso, você precisa escolher entre estas duas opções:
Em seguida, você deve adicionar parâmetros do evento, como Valor de conversão ou Moeda, para medir informações adicionais sobre seu evento.
Depois disso, você deve copiar o código do evento gerado e colar na página relevante do seu site, ou seja, aquela onde os eventos devem acontecer. Um detalhe importante é que você não deve modificar o código do pixel que foi inserido no cabeçalho do site.
Pronto! Agora, quando um evento for disparado por um usuário, o pixel do Facebook vai colocá-lo nas listas de públicos personalizados.
Depois disso, você pode visualizar o desempenho do pixel do Facebook na página de Pixels no Gerenciador de Eventos.
Ali, você verá um gráfico que mostrará quantas vezes seu pixel foi disparado nos últimos 14 dias. Os dados neste gráfico incluem:
O pixel do Facebook permite que você passe a conhecer melhor seus clientes e pessoas interessadas.
Além disso, com ele, você cria anúncios muito mais segmentados, alcançando públicos bastante específicos.
Com o pixel do Facebook você pode combinar dois valores, ou seja, incluir pessoas que realizaram determinada ação e excluir outro público que realizou outra ação.
Por exemplo, você pode incluir todas as pessoas que visitaram a página “Quem Somos”, mas excluir aquelas que visitaram esta mesma página, mas clicaram no botão “Quero um orçamento”.
Assim, como percebido, o pixel do Facebook é uma ferramenta poderosa e útil para conhecer melhor seu público.
Portanto, fazer bom uso desta ferramenta permitirá que você desenvolva estratégias publicitárias para seu site e crie anúncios altamente personalizados para seu público-alvo.
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