Como melhorar o alcance orgânico no Facebook

Neste artigo, saiba o que você precisa fazer para melhorar o alcance orgânico de suas postagens no Facebook.

O alcance orgânico no Facebook é uma métrica utilizada para saber quantas vezes uma postagem é apresentada para o público-alvo na rede social. Em outras palavras, é o número de vezes que um post é exibido no feed de notícias dos usuários. O alcance orgânico se diferencia do alcance patrocinado que é realizado por meio de anúncios.

Neste artigo, vamos falar sobre alguns cuidados que você precisa ter na hora de criar e fazer suas postagens no Facebook. O objetivo é aumentar o alcance das suas publicações, aparecendo mais vezes na rede social.

É verdade que cada rede social possui seus próprios sinais para determinar quando uma publicação será exibida.

No entanto, você vai ver que alguns dos princípios apresentados abaixo também podem ser aplicados em outras redes sociais, como Twitter, LinkedIn, Instagram e assim por diante.

A importância do alcance orgânico no Facebook

Para que uma estratégia de social marketing tenha sucesso é preciso ter um bom alcance orgânico no Facebook. Afinal, os objetivos são alcançados somente se as pessoas visualizarem seus posts, certo?

Quanto mais as pessoas visualizarem suas publicações, maior será o número de curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques.

Portanto, vale a pena o esforço para que suas postagens no Facebook alcancem seu público.

6 dicas para melhorar o alcance orgânico

Existem centenas de fatores que são levados em consideração pelo Facebook na hora de um post aparecer no feed de um usuário. Vamos considerar os principais.

1. Nível de engajamento

Para otimizar o alcance orgânico no Facebook, todo e qualquer tipo de engajamento importa. A matemática é simples: quanto mais curtidas, compartilhamentos e comentários um post tiver, maior a possibilidade dele ser exibido para um público mais amplo.

Aí vira um ciclo: mais engajamento gera maior alcance. Maior alcance gera mais engajamento, e assim por diante.

A questão que surge agora é: como conseguir mais engajamento? Os próximos pontos são essenciais.

2. Conteúdo de qualidade

Essa é a lição básica de qualquer formato de marketing. Se é de qualidade, chama a atenção. Se chama a atenção, o engajamento é maior.

Portanto, escolha conteúdos chamativos que sejam de interesse do seu público.

3. Publicações atualizadas

O que está chamando a atenção das pessoas é o que chama a atenção do Facebook.

Há diversos nomes que podemos dar para isso: aquilo que está em voga, as novidades quentes do momento, os trending topics e assim por diante.

Se sua postagem tiver relação com os assuntos tendência do momento, maiores as chances de você melhorar seu alcance orgânico e seu post aparecer no feed de notícias do Facebook.

4. Escolha os formatos mais chamativos

Dê uma olhada no seu Facebook Insight e acompanhe o nível de engajamento com os diferentes tipos de publicação. Com isso, você descobre os formatos que estão atraindo mais a atenção do seu público.

Não é novidade que imagens de qualidade são bastante chamativas, especialmente em um ambiente onde há muito conteúdo sendo publicado simultaneamente, como no caso do Facebook.

Mas, para que o alcance orgânico seja otimizado, você deve ir além.

Alguns estudos sugerem as pessoas preferem transmissões ao vivo do que vídeos gravados.

No caso de textos, vale tentar a estratégia do uso de perguntas. De modo geral, perguntas levam a um maior engajamento dos usuários que são convidados a responder diretamente nos comentários.

Ainda falando sobre textos, procure não escrever muito. Postagens com textos longos têm maiores chances de serem ignoradas pelos usuários. E isto é sinal para o Facebook limitar o alcance do post.

5. Postar nos horários certos

Não basta publicar conteúdo de qualidade. Para melhorar o alcance orgânico no Facebook, você precisa conhecer os hábitos do seu público e saber em quais dias e horários eles estão mais ativos nas redes sociais.

Por exemplo: se perceber que seu público está mais ativo na rede social nas quartas-feiras a tarde, procure postar neste dia e horário.

Embora haja alguns estudos gerais que apontam os períodos em que as pessoas estão mais presentes nas redes sociais, vale fazer um estudo detalhado para descobrir quando o seu público utiliza o Facebook.

Portanto, poste em diferentes dias e horários e acompanhe os insights. Assim, você vai descobrir o que funciona para o seu nicho.

6. Cuidado com o abuso de links

Não há nada de errado em criar uma estratégia de marketing no Facebook para conseguir cliques que redirecionam as pessoas para seu site.

No entanto, este tipo de estratégia pode trazer dois problemas:

  1. As pessoas gostam menos de postagens que oferecem somente links.
  2. O Facebook prefere que as pessoas permaneçam na plataforma, em vez de seguir um link para outro site.

Portanto, se sua estratégia consistir somente em postar links e mais links, é bem provável que o algoritmo do Facebook derrube suas postagens e seu alcance orgânico será bem menor.

Mas, e se você quiser ganhar mais visitas no seu site por meio de publicações no Facebook? Neste caso, procure combinar conteúdo e links. Em vez de apenas escrever uma frase de chamada a ação e um link, compartilhe algum conteúdo relevante na postagem (seja por meio de texto, imagem ou vídeo).

O link pode ser usado como um incentivo para a pessoa saber mais sobre o assunto.

Concluindo

Assim como acontece com o Google, as atualizações do algoritmo do Facebook mudam com frequência.

Novos sinais entra em cena e outros podem ser eliminados. Além disso, o peso de cada sinal também pode mudar.

Isto acontece porque o Facebook procura ajustar seu algoritmo para oferecer o que é mais relevante para as pessoas que utilizam a plataforma.

Mas alguns sinais certamente nunca vão mudar. Portanto, independentemente das atualizações do algoritmo do Facebook, priorize conteúdo de qualidade e atualizado. Além disso, poste nos horários em que seu público está mais envolvido com a rede social.

Com estes cuidados, você consegue melhorar o seu alcance orgânico no Facebook.

Mas sua estratégia na rede social não precisa depender exclusivamente do alcance orgânico. Saiba mais sobre como criar anúncios no Facebook.