– Na conferência Google´s Marketing Next, foi anunciado a versão beta gratuita de uma ferramenta para avaliar o papel de diferentes estratégias de marketing utilizadas para divulgar uma marca na internet. Trata-se do Google Atribuição.
– Qual o objetivo desta ferramenta e como ela pode ajudar a melhorar os resultados das empresas que anunciam nos Links Patrocinados do Google Ads?
– A ferramenta faz parte do Google Analytics 360, e já havia sido anunciado desde o lançamento da suíte do Analytics. Na verdade, o Google Atribuição é uma reformatação do Adometry, serviço de atribuição multicanal adquirido pelo Google em 2014. Posteriormente, o Google integrou a ferramenta com outras de suas soluções corporativas.
– A ferramenta tem como objetivo auxiliar as agências de Links Patrocinados a ver como diferentes canais e dispositivos contribuem para a decisão de compra de seus clientes.
– Isto inclui a capacidade de avaliar de forma mais precisa o papel de diferentes canais publicitários:
– Para tanto, a solução incorpora dados a partir da integração com o Google Ads e o DoubleClick. Desta forma, não há necessidade de anunciantes incluírem tags adicionais em seus sites para utilizar o Google Atribuição.
– Como já repetidamente destacado neste blog, o último clique não consegue mais explicar toda a história da compra de um cliente. As diversas interações dos clientes com diferentes canais e dispositivos têm criado pontos cegos que impossibilitam para os comerciantes entenderem as contribuições de médio e alto valor.
– Por esta razão, as agências de Links Patrocinados que estão ajudando as empresas a alcançar excelentes resultados na web já quebraram o paradigma do último clique, há muito tempo.
– O Google Atribuição mantém um olho atento sobre toda a jornada do consumidor, em vez de se concentrar no último clique. Assim, a complexidade do multicanal e multidispositivo pode ser convertido em oportunidades.
– O avanço da tecnologia e das técnicas de aprendizado de máquina tem auxiliado o desenvolvimento de soluções eficientes para as empresas que anunciam seus produtos e serviços na internet.
– E isto inclui o Google Atribuição 360. Mesmo a versão gratuita da ferramenta, agora em fase beta, pode servir aos esforços das empresas para desenvolver estratégias de web marketing mais eficientes, levando em consideração o custo-benefício.
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