Parcela de Impressões Perdidas do Google Ads: O que é? Como diminuir?

26/04/2022 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 2
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O que é a Parcela de impressões perdidas? Neste artigo, saiba mais sobre esta métrica e porque você precisa ficar de olho nela.

A parcela de impressões (IS) é uma métrica do Google Ads que representa o número de impressões que seus Links Patrocinados recebem dividido pelo número de impressões que eles poderiam receber.

No entanto, no universo destas impressões, é importante que você fique de olho na Parcela de Impressões Perdidas.

Neste artigo, você vai ver o que significa esta parcela e porque é importante acompanhar esta métrica em suas campanhas.

O que é Parcela de Impressões Perdidas

A parcela de impressões perdidas é uma métrica que estima com que frequência seus anúncios não estão aparecendo na rede de pesquisa e na Rede de Display. As impressões podem ser perdidas devido a dois motivos: orçamento e classificação. Estas métricas talvez indiquem que a empresa anunciante está perdendo dinheiro e oportunidades com sua publicidade no Google.

Por exemplo, uma métrica de 25% indica que em 25% das buscas que correspondem às suas palavras-chave, seu anúncio não apareceu por falta de orçamento ou problemas com a classificação.

Esta parcela aparece como colunas no grupo Métricas Competitivas.

1. Parcela de impressões perdidas (Orçamento)

Uma das razões pelas quais você pode perder impressões é o baixo orçamento. Este é o orçamento diário.

Quando o Google percebe que seu orçamento está baixo em relação aos leilões em que está concorrendo, ele pode limitar o número de exibições dos seus anúncios.

Por exemplo: um e-commerce anuncia calçados na rede de pesquisa e participa do leilão com uma palavra-chave muito concorrida, tal como “tênis”. Assim, se a empresa não possuir um bom saldo em seu orçamento diário, o Google pode deixar de exibir os Links Patrocinados.

Esta não-exibição aparece no Google Ads como Parcela de Impressões Perdidas da Rede de Pesquisa (Orçamento).

Por meio deste número, você consegue ver com que frequência seus anúncios deixaram de aparecer por causa de orçamento limitado.

Além disso, também existe a coluna Parcela de impressões perdidas da Rede de Display (Orçamento) que mostra a frequência com que anúncios não apareceram na Rede de Display por falta de orçamento.

2. Parcela de impressões perdidas (classificação)

A Classificação refere-se ao fator combinado de CPC e Índice de Qualidade. Isto significa que as campanhas não alcançaram uma boa performance em termos de Índice de Qualidade, de CPC ou uma combinação destes dois fatores.

Esta métrica também possui colunas exclusivas para rede de pesquisa e Rede de Display.

3. Parte superior e 1ª posição

O Google também oferece a parcela de impressões perdidas na parte superior das pesquisas. Isto mostra a frequência com que seus anúncios não apareceram na parte superior dos resultados do Google. Ela também pode ser por causa do orçamento ou classificação.

Além disso, existem a métrica que apontam impressões perdidas apenas para a 1ª posição.

Como diminuir a parcela de impressões perdidas

Assim, se você está perdendo muitas oportunidades, o que fazer para diminuir a parcela de impressões perdidas?

Ajuste o orçamento: de acordo com suas metas, avalie se é possível aumentar o orçamento. É claro que isto precisa ser feito com cautela e estratégia, de modo que você não perca dinheiro apenas para diminuir uma métrica.

Use palavras-chave mais específicas: se as impressões perdidas são por causa do Orçamento, lembre-se que palavras genéricas podem esgotar um orçamento limitado. Por outro lado, palavras específicas são usadas em menor frequência pelo público-alvo e costumam ser mais baratas.

Remova palavras-chave com baixo desempenho: revise a lista de palavras-chave para retirar aquelas com baixa performance. Afinal, você não vai querer aumentar o lance de palavras-chave com desempenho ruim apenas para diminuir a parcela de impressões perdidas.

Lances e índice de qualidade: se as impressões perdidas acontecem pela Classificação, lembre-se que um bom desempenho no Google não depende somente de bons lances ou apenas de boa qualidade das campanhas. Na verdade, é preciso uma combinação entre lances competitivos e qualidade dos anúncios / página de destino para que seus anúncios apareçam nos momentos mais importantes para seu negócio.

Fique de olho na parcela de impressões perdidas!

Portanto, em muitos casos, impressões perdidas significam oportunidades perdidas.

Por isso, é importante ficar de olho nestas métricas e verificar se o orçamento e classificação não estão impedindo que você tire todo o potencial dos seus anúncios no Google.

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