Novos Termos de Pesquisa na Web Influenciam Google Ads

08/02/2016 by in category Análise e Monitoramento with 0 and 0
Home > Blog > Análise e Monitoramento > Novos Termos de Pesquisa na Web Influenciam Google Ads

Veja como os dispositivos móveis e o fortalecimento das marcas influenciam pesquisas de usuários na web e as respectivas campanhas de Links Patrocinados

Melhoria desempenho google ads– Desde a popularização da internet, mecanismos de pesquisa como o Google passaram a ser utilizados diariamente para as mais variadas intenções de busca. E isto abriu oportunidades para que as empresas pudessem exibir anúncios de Links Patrocinados no momento certo – quando o usuário está precisando dos seus produtos ou serviços.

– Com o passar dos anos, houve mudanças significativas nos hábitos de pesquisa dos consumidores. Aquilo que era considerado um padrão de comportamento, não reflete mais a realidade atual. Elementos como mídias sociais, penetração da internet, características demográficas, economia, política – tudo isso influencia a forma como as pessoas pesquisam na internet.

– Embora os hábitos de pesquisa do público-alvo sofra variações de mercado para mercado, convém destacar algumas mudanças que ocorrem na maioria dos setores, e como isso influencie as estratégias de Links Patrocinados do Google Ads.

Influência do Mobile Sobre Pesquisas e Google Ads

– Uma das alterações está relacionada diretamente ao uso de dispositivos móveis. Segundo o Google, em 2015, o mobile ultrapassou o desktop pela primeira vez. Isto não é difícil de compreender, especialmente quando pesquisas apontam que olhamos para nossos celulares 150 vezes por dia, em média.

– Com o mobile, a pessoa pode realizar sua busca em qualquer momento: em casa, na rua, no trabalho ou dentro de um ônibus. Como grande parte das buscas são diretamente impactadas por aquilo com que o usuário está interagindo no momento, isso possibilita uma explosão de novos termos sendo utilizados.

– Uma campanha no Google Ads precisa levar em consideração esta mutabilidade influenciada pelos diferentes fatores externos, gerando novas buscas e tomadas de decisão espontâneas nos chamados micro-momentos.

Uso da Marca nos Links Patrocinados

– Neste cenário de mudanças, outro elemento que ganha força é o uso das marcas durante as pesquisas. Como mencionado, isto pode mudar de mercado para mercado. É importante uma análise criteriosa para ver como as mudanças tem afetado o seu mercado de atuação. No entanto, em diversos segmentos percebemos que as pessoas passam a usar menos termos amplos, substituindo-os pelo nome das marcas.

– Por exemplo, considere o caso das seguradoras. Segundo imagem do Google Trends abaixo, quando comparamos a pesquisa por “seguradoras” com duas das maiores marcas do segmento de seguros, vemos que a diferença no volume de pesquisa diminuiu nos últimos anos. Há inclusive momentos em que o uso da marca ultrapassa o volume de buscas do termo para seguradoras.

Pesquisa por seguradora no google ads

– Por esta razão, ao criar uma campanha de Links Patrocinados é importante trabalhar com o uso da marca. O Google Ads dá ao anunciante total controle sobre que informações serão exibidas nos anúncios. Isto faz com que mensagens importantes não sejam “cortadas”, como muitas vezes acontece na exibição nos resultados orgânicos (veja exemplo na imagem abaixo). Além disso, o uso de extensões possibilitam enriquecer o web marketing com detalhes que são altamente relevantes para a necessidade do consumidor que realiza sua busca no Google.

koerich

– Em tempos de mudanças constantes, como nesta era digital, é importante ter olhos focados nos hábitos de pesquisa e navegação do público-alvo. Desta forma, suas reais necessidades e interesses serão prontamente identificados e atendidos com relevantes campanhas publicitárias no Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso