Conversões Otimizadas: Como criar publicidade personalizada respeitando a privacidade dos clientes?

08/06/2022 by in category Conversão with 0 and 1
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Veja como as conversões otimizadas surgem como solução em um cenário onde não será possível acompanhar conversões com cookies de terceiros.

Em um mundo sem cookies de terceiros, os profissionais de marketing buscam novas soluções para medição de conversões. É aí que surgem as conversões otimizadas.

Neste artigo, você vai entender o que são conversões otimizadas e porque elas são tão importantes na época em que estamos vivendo.

O que são conversões otimizadas

As conversões otimizadas melhoram a precisão dos dados de conversão. Isto é possível porque elas utilizam dados primários do site do anunciante. Estes dados são enviados para o Google que consegue comparar com seu próprio banco de dados e fazer atribuição de cliques e visualizações de anúncios. No entanto, tudo isso é feito respeitando a privacidade do cliente. Para isso, estes dados são anonimizados com hash.

Mas que dados dos clientes são esses? Pode ser um e-mail (preferencial), nome, telefone ou endereço residencial. Isto vai depender das informações que você solicita do cliente depois que ele clica no seu anúncio.

Assim, podemos dizer que as conversões otimizadas são uma combinação de informações da página do anunciante com a base de dados das conversões do Google Ads.

Por que elas são importantes?

Há muito tempo, os cookies de terceiros são usados para identificar sinais e interesses dos clientes.

No entanto, estes cookies vão desaparecer dos canais de marketing nos próximos meses.

Em outras palavras, profissionais de marketing vão perder dados de medição de conversão.

Por este motivo, é preciso desenvolver novas práticas de medição.

Entre as soluções, entram em cena as conversões otimizadas.

Como as conversões otimizadas funcionam?

Podemos definir o funcionamento das conversões otimizadas em 4 passos:

  1. Um cliente logado no Google clica no link patrocinado ou assiste a um anúncio em vídeo no YouTube.
  2. Tempos depois, este cliente compra o produto que você está anunciando.
  3. A tag de conversão do Google Ads captura o dado do cliente que você escolheu. Este dado é enviado para banco de dados do Google com hash.
  4. O Google compara esta informação anônima com o que possui na sua base de dados. A partir daí, ele consegue identificar que a conversão aconteceu por um cliente que clicou no anúncio da sua empresa anteriormente.

como as conversões otimizadas funcionam

Vantagens das conversões otimizadas

1. Novas conversões

As conversões otimizadas conseguem trazer mais conversões porque olham para os clientes de um ângulo diferente.

Em vez de depender dos cookies de terceiros, você utiliza dados primários do seu próprio site.

Assim, respeitando as normas regulatórias, você não perde oportunidades de conseguir novas vendas.

2. Insights mais precisos para o Google

Estas informações são úteis para o próprio Google. Com as conversões otimizadas, ele consegue entender melhor o comportamento dos clientes.

Além disso, são mais informações para que os lances inteligentes entreguem melhores resultados.

Esta modelagem aprimorada, por sua vez, acaba sendo benéfica para suas campanhas. Por exemplo, são novos sinais que ajudam a diminuir os lances, incluindo o CPA.

3. Protege a privacidade dos clientes

Em vez de perder oportunidades em um mundo sem cookies de terceiros, você aproveita novas medições para manter sua publicidade relevante na internet.

E faz isso respeitando as leis de privacidade dos clientes.

Como ativar as conversões otimizadas no Google Ads

Para ativar o uso das conversões otimizadas no Google Ads, siga os passos abaixo:

  1. Clique em Ferramentas e Configurações > Conversões.
  2. Em seguida, clique na conversão que deseja otimizar.
  3. Na seção “Conversões otimizadas”, marque a caixa Ativar as conversões otimizadas.
  4. Selecione Tag Global do Site e, em seguida, clique em Próxima.
  5. Depois, clique em Verificar URL para ver se há uma tag do Google no seu site.
  6. Em “Tipo de tag”, defina o padrão como “Gerenciador de tags do Google” se quiser acompanhar as conversões dessa ação.
  7. Por fim, clique em Salvar.

Depois de ativar as conversões otimizadas, você ainda precisa configurá-las no Gerenciador de Tags.

Concluindo

Portanto, as conversões otimizadas do Google Ads conseguem otimizar o desempenho das campanhas, ao mesmo tempo em que você respeita a privacidade dos seus clientes.

De fato, esta é uma grande vitória em um cenário onde os dados dos clientes estão se tornando cada vez mais difíceis de conseguir.

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