Campanhas de Hotel – Como divulgar hotéis, pousadas e resorts no Google?

07/06/2022 by in category Links Patrocinados, Segmentos do Mercado with 0 and 4
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Na hora de fazer marketing hoteleiro, veja como divulgar hotéis, pousadas e resorts no Google, no exato momento em que os hóspedes estiverem procurando vagas.

O número de opções na escolha de hotéis é enorme, em especial nas cidades turísticas. De fato, com tanta concorrência, surge a pergunta: seu hotel é facilmente encontrado na internet quando as pessoas procuram por hospedagens? Assim, entra em cena um dos braços do marketing hoteleiro – os anúncios no Google. Para isso, existe uma solução pronta para este mercado: as Campanhas de Hotel.

Portanto, neste artigo, veja como anunciar hotéis, pousadas e resorts no Google para pessoas que estão procurando por hospedagem.

Marketing hoteleiro – Como anunciar hotéis na internet

O Google Ads Hotel é uma solução para anunciar hotéis na internet. Com ele, você consegue exibir os anúncios sempre que alguém procurar por hospedagens no local onde você tem este estabelecimento.

Assim, usando uma lista de palavras-chave, você consegue especificar as palavras que a pessoa precisa digitar para que seu anúncio apareça.

Por exemplo, digamos que você queira anunciar um hotel em Florianópolis. Assim, se quiser, você pode exibir seus anúncios em todo o Brasil, e até em outras partes do mundo, desde que a pessoa inclua a palavra “Florianópolis” ao pesquisar quartos, apartamentos e outras hospedagens.

Assim, ainda pensando neste exemplo, se a pessoa pesquisar:

  • Hotel na praia em Balneário Camboriú = seu anúncio não aparece.
  • Hotel na praia em Florianópolis = seu anúncio pode aparecer.

exemplo de anúncios de hotéis no Google

Campanhas de Hotel: Vantagens de divulgar hotéis no Google

Sem dúvida, podemos enumerar diversas vantagens em usar o Google para divulgar uma pousada ou hotel na internet, entre elas:

  1. Seu anúncio só aparece quando as pessoas precisarem de você.
  2. Você só paga se clicarem no seu anúncio.
  3. Aumentando o índice de qualidade dos seus anúncios, você consegue pagar menos por clique.
  4. Com a segmentação local, você escolhe as regiões geográficas onde os anúncios podem aparecer, inclusive outros países.
  5. Se quiser, você pode selecionar dias e horários que os anúncios de hotel devem aparecer.
  6. Os anúncios podem ser editados em qualquer momento e as edições são veiculadas praticamente em tempo real. Por exemplo, você pode exibir uma promoção na parte da manhã e, na parte da tarde, remover a promoção do anúncio.
  7. Você pode pausar a exibição das campanhas com apenas um clique.
  8. Se quiser, os anúncios do seu resort ou hotel podem aparecer em formato de texto, imagem e vídeo em outros sites e aplicativos.
  9. Todas as métricas de desempenho ficam à sua disposição em relatórios precisos.
  10. Com os anúncios dinâmicos, o aprendizado de máquina avançado do Google trabalha para melhorar seus anúncios.

Principais dúvidas sobre como anunciar nas Campanhas de Hotel

Para veicular anúncios de hotéis nestas campanhas exclusivas, você precisa ter uma conta na Central para Hotéis e vinculá-la com o Google Ads.

Assim, vamos analisar as principais dúvidas dos proprietários sobre as Campanhas de Hotel.

1. Onde os anúncios das campanhas de hotéis aparecem?

Ao anunciar no Google Hotel, seus anúncios de hospedagem aparecem no Google.com, no Google Maps e no Assistente.

2. Qual a aparência dos anúncios das campanhas de hotel?

Os anúncios combinam texto e imagem. Portanto, eles podem mostrar fotos do quarto, descrição, preços e um link para efetuar a reserva.

Quando a pessoa clica em um hotel no bloco de pesquisa, ela pode ver a ficha do estabelecimento. Esta ficha contém estes itens:

ficha hotel anúncios google ads

  1. Esta seção exibe diversos dados como nome do hotel, endereço, telefone, avaliação de outros usuários e link para o site.
  2. Botão “Reservar um quarto”
  3. Guia com preços de acordo com a data da hospedagem.
  4. Valor das diárias e das taxas.
  5. Anúncios com link para reserva.
  6. Links gratuitos. Todos os cliques nestes links são gratuitos.

Além disso, os anúncios de promoção ajudam os anunciantes a alcançar hóspedes que ainda não encontraram um hotel. Eles aparecem nas pesquisas por locais geográficos. Neste tipo de anúncio, o anunciante precisa ter uma conta ativa no Hotel Center, ter uma página de destino ativa no Hotel Center ou participar do Book on Google, ter pelo menos uma imagem aprovada por anúncio.

anúncio de promoção de hotel no google

3. Quais os requisitos para meu hotel ou resort aparecer no Google Hotel?

Dois itens de feed precisam estar disponíveis:

  • Feed da lista de hotéis que você quer divulgar.
  • Feed de preços atualizados e disponibilidade de cada quarto e apartamento.

Além disso, você precisa ter uma página de destino que o hóspede consiga visitar após clicar no anúncio do resort, pousada ou hotel.

4. Quanto custa anunciar nas campanhas de hotel?

Assim como acontece no Google Ads, nas campanhas de hotéis você precisa dar lances. Confira as opções disponíveis:

  • CPC: valor que você paga por clique.
  • CPC Percentual: este lance é um percentual do valor do pernoite quando a pessoa clica no anúncio.
  • Comissões (por conversão): com este lance você define uma porcentagem do valor do quarto cada vez que a pessoa fizer uma reserva após clicar no seu Link Patrocinado.
  • Comissões (por estadia): porcentual da reserva do quarto que é paga somente quando a pessoa realmente se hospedou.

Além disso, com os grupos de hotéis, você consegue organizar seus hotéis e dar diferentes lances para eles.

Por exemplo: você pode colocar seus hotéis de Curitiba em um grupo e os de São Paulo em outro. Depois, basta definir os lances de CPC para cada um desses grupos.

5. O que são as extensões de reserva de hotéis?

A extensão de reserva de hotéis é um recurso que permite exibir dados do feed do hotel diretamente nos anúncios da Rede de Pesquisa.

Mas, quais dados do feed podem aparecer nos anúncios de texto? São vários, por exemplo, preços e disponibilidade de quartos e apartamentos para locação.

Com estas informações adicionais, seus anúncios se tornam maiores e mais chamativos, ocupando mais espaço na tela do usuário. Além disso, as extensões de reserva de hotéis deixam os Links Patrocinados mais relevantes.

extensão de reserva de hotéis

6. O que são as comissões por estadia?

Comissões por estadia é uma estratégia de lance inteligente para quem anuncia hotéis no Google Ads.

Assim, na hora de criar sua campanha, você escolhe o % do valor da reserva como taxa de comissão.

Em seguida, o Google utiliza este lance para calcular o CPC ideal. Em outras palavras, o Google define um CPC para atingir a comissão média que você definiu.

Além disso, o Google utiliza o aprendizado de máquina para ajustar seu lance levando em consideração diversos sinais em tempo real.

A vantagem desta estratégia de lance é que você paga pelas pessoas que se hospedam no seu hotel. E dentro do Google Ads você tem um relatório que mostra quantas reservas foram efetivadas e quantas foram canceladas.

7. É possível anunciar locações por temporada?

As locações por temporada são estabelecimentos que aceitam reservas e oferecem pernoites, embora não sejam hotéis.

Se seu estabelecimento não se enquadra nas listas de hotéis, você pode divulgar locações por temporada no Google.

Assim, quando as pessoas buscam por locações nas suas imediações, suas acomodações podem aparecer nos resultados de pesquisa e no Google Maps.

Para anunciar locações por temporada você precisa ter uma conta no Google Ads e outra no Hotel Center. Além disso, é necessário vincular as duas contas.

Mas, para proteger a privacidade do proprietário, os anúncios de locações por temporada não exibem o endereço exato, apenas uma localização estimada.

Se quiser divulgar locações por temporada no Google, você precisa preencher este formulário.

Google Ads para hotelaria: Principais dúvidas

1. É possível anunciar hotéis usando somente o Google Ads?

As Campanhas de Hotel sempre dependeram de uma conta na Central Para Hotéis vinculada ao Google Ads.

No entanto, conforme anunciado no Google Marketing Live, o Google está abrindo o acesso aos Anúncios de hotéis sem precisar de uma conta do Hotel Center. Isto está sendo feito de forma gradativa.

Ou seja, qualquer anunciante do Google Ads pode veicular anúncios para seu hotel.

Assim, durante a criação da campanha, o anunciante pode selecionar a opção “Não tenho uma conta do Hotel Center”. Em seguida, ele deve pesquisar e selecionar o hotel que deseja anunciar.

2. O que são as metas de viagem do Google Ads?

Com as metas de viagem, o Google preenche de forma automática alguns detalhes do hotel, como imagens, vídeos e descrições. Ele faz isso analisando suas páginas de destino durante a criação da campanha. Em seguida, o anunciante deve analisar estes recursos gerados automaticamente para verificar se vai aceitá-los ou não.

As metas de viagem estão disponíveis para as campanhas Performance Max.

metas de viagem em anúncios de hotel

Assim, com estas campanhas, você consegue divulgar seu hotel ou pousada na Rede de Pesquisa, Rede de Display, YouTube, Discover, Gmail e Maps – tudo a partir de uma única campanha.

3. O que são os links para reservas sem custo financeiro?

Estes são links gratuitos para você exibir reservas de hotéis no Google, no Maps e no YouTube. Ou seja, esta é uma forma de alcançar mais clientes de forma orgânica no buscador.

Para conseguir exibir links para reservas sem custo financeiro, o hotel precisa atender a alguns requisitos.

Em seguida, é possível inserir as tarifas diretamente no Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio). Assim, além de exibir fotos, avaliações e outros detalhes sobre o hotel, também é possível exibir tarifas, disponibilidade e links que direcionam os clientes para a página de reservas.

Além disso, o processo para edição das tarifas é bastante simples.

reservas sem custo financeiro para hotéis

Anuncie seu hotel no Google

Como visto, com esta estratégia de marketing hoteleiro, você consegue colocar seu hotel em destaque sempre que a pessoa pesquisar por hospedagens.

Portanto, se ainda não divulgou seu hotel no Google Ads ou nas Campanhas de Hotel, ou se acha que está pagando muito caro por clique, entre em contato conosco.

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