Abandono de carrinho de compras: Como diminuir desistência de compra em seu e-commerce

19/01/2022 by in category Conversão with 0 and 2
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Ao anunciar seu e-commerce no Google Ads, veja como diminuir a desistência de compra e abandono de carrinho.

O abandono do carrinho de compras no e-commerce é uma das maiores dores de cabeça dos varejistas virtuais.

Se você anuncia sua loja virtual no Google Ads, deve ficar preocupado com cliques que não geram vendas.

Assim, surgem perguntas importantes: por que os consumidores online abandonam o carrinho antes de concluir a compra? Como convencer estas pessoas a não desistir da compra e finalizar a conversão?

Por que os clientes desistem das compras?

As causas para desistência de compras durante a conversão online são várias. Você precisa saber quais são para que possa ajustar seu marketing de acordo com essas informações.

1. Custos adicionais inesperados

Este é um dos principais motivos que levam consumidores a desistir de uma compra após clicar em anúncios do Google.

Após adicionar o produto de interesse ao carrinho, o consumidor realiza o checkout. Neste momento, ele se depara com taxas e encargos adicionais que não foram claramente listados na página do produto.

Com isso, o valor aumenta. E esta súbita alteração no valor do produto causa um impacto negativo no consumidor fazendo com que ele abandone o carrinho.

A maioria destes encargos está relacionada ao frete.

Como resolver o problema?

  • Ofereça frete grátis: se sua empresa pode oferecer este benefício, certifique-se de deixá-lo bem claro no texto dos anúncios e nas páginas de destino.
  • Utilize a opção “Retirar Produto na Loja”: se sua empresa possui lojas físicas em diversos locais, acrescente esta opção ao frete. Assim, o consumidor pode escolher entre a entrega em domicílio (com frete) ou retirar o produto na loja (sem custos adicionais).
  • Quando for o caso, exiba selos como “Entrega grátis até…” e “Retirada na calçada” nos anúncios do Google Shopping.

2. Site lento

Em nossos tempos, os consumidores querem respostas imediatas. E isto inclui realizar compras em sites rápidos.

Infelizmente, muitos varejistas online hospedam suas lojas virtuais em servidores de baixo desempenho. Ao receberem um tráfego maior, o site não possui estrutura suficiente para a demanda e problemas começam a acontecer. Diante de uma navegação lenta ou queda na conexão, grande parte dos consumidores desistem da compra.

Como resolver o problema?

  • Certifique-se de que o servidor consiga lidar com o súbito aumento no volume de visitas quando você começa a anunciar no Google Ads.
  • Analise bem antes de subir imagens ou instalar pixels e outros elementos que deixam suas páginas mais pesadas.
  • Crie versões AMP das páginas de destino.
  • Crie páginas de destino amigáveis, limpas e com boa usabilidade.

3. Processo de conversão muito longo ou complexo

Quando o processo para finalizar uma compra é muito complexo, as chances de desistências é maior.

Isto se dá em especial quando os clientes são novos no ambiente online.

Como resolver o problema?

  • Peça somente dados pessoais que sejam realmente necessários.
  • Ofereça diversas formas de pagamento, como cartões de várias bandeiras, boleto, PIX e outros.
  • Se possível, evite redirecionar os clientes para outras páginas durante o processo de checkout.

4. Problemas de segurança

Muitos clientes ficam desconfiados na hora de passar dados pessoais e bancários. Assim, se perceberem que o site deixa a desejar no quesito segurança, neste caso, as chances de desistir da compra são ainda maiores.

Como resolver o problema?

  • Use Certificado Digital SSL que ajuda a criptografar dados dos clientes.
  • Além disso, exiba selos de segurança que você utiliza em seu site, como E-bit, Site Blindado, entre outros.

5. Insegurança com a compra

Antes do clique final, os clientes podem ser invadidos por dúvidas. Por exemplo: será que ele está fazendo um bom negócio? Será que vai se arrepender?

De fato, estes pensamentos podem fazer com que alguns desistam da compra para “pensar um pouco melhor”.

Como resolver o problema?

  • Esclareça todas as dúvidas dos clientes.
  • Mostre claramente quais são as políticas de garantia, arrependimento e devolução.
  • Além disso, inclua espaço para depoimentos e avaliações. Afinal, existem pessoas que só compram produtos com boas avaliações de outros clientes.

6. Preços mais baratos no concorrente

As abas do navegador podem ser grandes inimigos da conversão em seu e-commerce. Afinal, o cliente que está no seu site neste momento, talvez esteja também no site do concorrente.

Assim, caso ele se deparar com um preço mais em conta, é provável que ele abandone o carrinho de compras do seu site.

Como resolver o problema?

  • Ofereça diferenciais que compensem o preço mais alto. Por exemplo: frete gratuito, entrega mais rápida, garantia maior, melhor serviço de atendimento ao consumidor, e assim por diante.
  • Use campanhas de Remarketing (Seus Dados) do Google Ads. Assim, você pode exibir anúncios personalizados do seu e-commerce enquanto a pessoa pesquisa mais informações sobre o produto em outros sites. Por exemplo, você pode exibir anúncios com descontos especiais somente para clientes que abandonaram o carrinho de compras.

Reduza o abandono das compras online

Sem dúvidas, a desistência de compras durante o checkout é um comportamento muito comum no e-commerce.

No entanto, ao criar campanhas no Google Ads para divulgar seus produtos, esteja atento aos princípios mencionados acima.

De fato, isto vai ser de ajuda na hora de manter os clientes em seu site até que eles deem o clique final no processo de checkout.

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