Use a Atribuição Baseada em Dados para vender mais no Google

08/04/2022 by in category Conversão with 0 and 2
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Como funciona a atribuição baseada em dados do Google Ads? Quais as vantagens dela sobre outros modelos de atribuição?

Antes de fazer uma compra no seu site, é provável que seu cliente realizou diversas pesquisas na internet. Além disso, pode ser que ele tenha clicado duas ou mais vezes nos seus anúncios, ao longo dos dias.

No entanto, neste cenário, quem leva todo o crédito pela conversão é o último clique.

Por este motivo, para entender melhor suas conversões, você precisa da ajuda da atribuição baseada em dados.

Neste artigo, entenda como ela funciona e quais são os requisitos para utilizar esta ferramenta em suas campanhas.

O que é atribuição baseada em dados

A Atribuição Baseada em Dados é definida como um recurso que permite atribuir o crédito de uma conversão aos verdadeiros responsáveis por ela, tais como palavras-chave, anúncios e campanhas. Esta atribuição utiliza aprendizado de máquina avançado para analisar como os clientes pesquisaram sua empresa e utiliza dados combinados para determinar os anúncios, palavras-chave e campanhas com maior impacto sobre suas metas de negócios.

Como funciona esta atribuição

O Google Ads analisa todas os cliques e outras interações com anúncios de texto, gráficos e de vídeo.

Em seguida, o Google compara o caminho dos visitantes que converteram e daqueles que não realizaram a conversão. A partir daí, é possível identificar um padrão de comportamento.

Assim, de posse destas informações, o Google consegue identificar quais etapas no caminho de conversão foram essenciais para o cliente comprar de você.

A atribuição baseada em dados, por sua vez, atribui os créditos aos principais elementos para chegar à conversão.

Vantagens de usar atribuição baseada em dados

Mas, quais são as vantagens de usar o modelo de atribuição baseada em dados, principalmente quando comparamos com a atribuição de último clique?

1. Entender o valor de cada recurso

Com a atribuição baseada em dados você consegue calcular o valor real de cada palavra-chave em todo o caminho de conversão.

Além disso, entende quais são os anúncios que desempenham o papel principal nas conversões, ainda que eles não tenham recebido o último clique.

2. Ajuda a aumentar suas conversões

Pensando no ponto anterior, dá para perceber que a atribuição baseada em dados ajuda a empresa a alcançar melhores resultados.

De fato, alguns dados do Google apontam isso:

  • Uma empresa de reparos domésticos divulgou um aumento de 36% no aumento de leads, ao mesmo tempo em que houve uma redução de 20% no custo por conversão.
  • Combinando esta atribuição com os Lances Inteligentes, a Medpex aumentou 29% o número de conversões, reduzindo o custo por conversão em 28%.
  • O mesmo fez a agência de viagens H.I.S. que conseguiu aumentar em 62% o número de conversões.

3. Diminuir o custo por conversão

Como vimos, a Atribuição Baseada em Dados mostra o que realmente importa no caminho de conversão.

De posse destes dados, ajuste os lances para investir em quem mais ajuda sua empresa a alcançar as metas.

Desta forma, você aproveita melhor seus recursos e diminui o custo por conversão.

Requisitos para usar a Atribuição Baseada em Dados nas suas campanhas

No entanto, para que o aprendizado de máquina ajude sua empresa com esta atribuição, você precisa ter cliques e conversões suficientes.

Por isso, para usar o modelo de atribuição baseado em dados você precisa acumular em 30 dias corridos:

  • 3.000 interações com seus anúncios
  • 300 conversões

Depois de se qualificar para usar a atribuição baseada em dados, você precisa continuar alcançando 2.000 interações com anúncios ou no mínimo 200 conversões em 30 dias. Se por acaso ficar abaixo destes números, você vai receber um alerta do Google Ads. Além disso, é importante destacar que, se o número de conversões não aumentar, o Google vai migrar suas campanhas para o modelo de último clique, automaticamente.

Como configurar a atribuição baseada em dados no Google Ads

Assim, se este modelo de atribuição está disponível para você, siga os passos abaixo:

  • No Google Ads, clique em Ferramentas e configurações > Métricas > Conversões.
  • Em seguida, clique na ação de conversão que deseja alterar.
  • Depois, clique em Editar configurações.
  • Clique no menu Modelo de atribuição e selecione Baseado em Dados.
  • Finalmente, clique em Salvar.

configurar atribuição baseada em dados

Uma nova visão com a atribuição baseada em dados

Portanto, conhecer os recursos do Google Ads é essencial para medir e melhorar o desempenho dos seus anúncios.

E neste respeito, utilizar a atribuição baseada em dados pode ser de ajuda para entender os recursos mais importantes para a conversão.

De fato, isto vai ajudá-lo ao fazer ajustes nas configurações de modo a vender mais.

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