Google Ads gastando muito mais do que o orçamento diário? Como resolver?

09/11/2022 by in category Custos with 0 and 3
Home > Blog > Custos > Google Ads gastando muito mais do que o orçamento diário? Como resolver?

O Google Ads excede seu orçamento diário vez após vez? Já se surpreendeu com gastos até 6x maiores do que a verba diária que você definiu? Vamos analisar este problema e os 3 formas de lidar com ele.

Esta pode ser uma situação desesperadora: você define um valor como orçamento diário. No entanto, dias depois você percebe que o Google está gastando 5 e até 6x o valor que você definiu.

Por que isso acontece?

De fato, esta é uma situação preocupante.

Portanto, se suas campanhas ou de seus clientes estão passando por esta situação, vamos analisar este problema.

E veja o que você pode fazer para impedir este problema.

Superfornecimento: Google Ads gasta mais do que orçamento diário

Este comportamento de gastar mais do que o orçamento diário está previsto pelo Google Ads. Ele define essas regras na política de superfornecimento.

Em resumo, ela diz o seguinte:

“É por isso que permitimos até duas vezes mais cliques em um dia do que o especificado pelo orçamento diário médio em campanhas que não pagam por conversões. Se exibirmos seus links patrocinados de forma excessiva, fazendo com que os custos ultrapassem o orçamento diário médio durante um ciclo de faturamento, daremos um crédito a você pelos custos adicionais. Ou seja, em um ciclo de faturamento de um mês, você não pagará mais do que o orçamento diário médio teria permitido por mais de 30,4 dias.”

Em outras palavras, o Google está dizendo que se precisar gastar mais em um dia por causa de uma oportunidade, ele vai fazer isso. No entanto, nos dias a frente, ele vai gastar menos para compensar.

Portanto, esta política prevê que seu limite de orçamento de cobrança mensal não seja alterado.

Assim, se este for o seu caso, não há com que se preocupar. Embora haja alguns dias em que o Google extrapole a verba diária, no final do mês, a média está sendo respeitada.

Google extrapola orçamento acima do superfornecimento: O que fazer?

No entanto, há muitos casos de anunciantes e gestores de marketing que estão vendo gastos até 6x maiores. Além disso, nestes casos, a situação talvez se repita por vários dias seguidos a ponto de extrapolar o orçamento diário MÉDIO.

Se você está passando por este problema, o que fazer?

Em resumo, você pode fazer 3 coisas:

  • Entrar em contato com o suporte do Google e explicar o problema.
  • Pausar manualmente suas campanhas assim que elas atingirem o orçamento diário. Se você tiver diversas campanhas rodando, este processo vai ser bastante trabalhoso e sujeito a falhas.
  • Usar regras automatizadas para pausar campanhas que gastarem mais do que o orçamento e reiniciar no dia seguinte. Esta é a solução mais viável!

Concluindo

Problemas que excedem o superfornecimento podem ser bastante graves. Por exemplo, uma campanha com orçamento diário de R$ 100 pode chegar a 500 reais em um dia. Se o orçamento for maior, isso pode ser ainda mais preocupante. Imagine uma campanha com orçamento diário de R$ 5 mil que gaste até 6x mais e em vários dias seguidos!

Portanto, aja rápido ao perceber problemas que vão além do superfornecimento. Você também pode obter a consultoria de uma agência certificada pelo Google Ads para evitar problemas.

Desta forma, você consegue manter seus custos sob controle e para de perder tempo e dinheiro com Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso