Taxa de Conversão no Google Ads – O que é e qual a ideal?

10/11/2022 by in category Conversão, Links Patrocinados with 0 and 4
Home > Blog > Conversão > Taxa de Conversão no Google Ads – O que é e qual a ideal?

O que é taxa de conversão e como calcular a taxa ideal para quem anuncia no Google Ads? Descubra as respostas neste artigo.

O que é conversão?

No Google Ads, o termo Conversão refere-se a uma ação relevante que um visitante realiza depois de clicar em um Link Patrocinado. Na verdade, esta ação é uma meta pré-definida pelo anunciante. Uma conversão pode ser uma das seguintes ações:

  • Venda.
  • Lead (preenchimento de um formulário).
  • Download.
  • Visualização de um vídeo.
  • Ligação telefônica.

Estes são apenas alguns exemplos dentre as principais ações de conversão.

Mas, para que você acompanhe quantas pessoas convertem em seu site, você precisa ficar de olho na Taxa de Conversão.

O que é Taxa de Conversão?

Taxa de Conversão é uma importante métrica para analisar os resultados ao anunciar no Google Ads. Por meio do valor percentual desta taxa, você consegue entender quantos cliques seus anúncios precisam receber para que você alcance seu objetivo, como uma venda, por exemplo.

Como calcular a taxa de conversão?

Você consegue saber sua Taxa de Conversão com a seguinte fórmula:

Taxa de conv. = nº de conversões / nº de cliques nos anúncios * 100

Por exemplo, digamos que 200 pessoas clicaram no seu anúncio. Deste total, 40 pessoas converteram. Neste caso, portanto, a taxa de conversão é de 20%.

O que é uma boa taxa de conversão?

Para descobrirmos a taxa de conversão ideal precisamos primeiro definir de qual conversão estamos falando.

Por exemplo, é mais fácil uma pessoa converter baixando um e-book gratuito do que converter comprando um produto.

Além disso, é importante entender o mercado em que sua empresa está inserida.

Para muitos varejistas que possuem e-commerces, em especial aqueles com produtos mais caros, uma taxa de conversão ideal seria algo em torno de 1% a 3%.

Para produtos mais baratos, o mercado costuma esperar uma taxa um pouco maior, em muitos casos ficando entre 2% a 5%.

No entanto, para quem espera uma ação mais simples, como coletar e-mails dos visitantes, uma taxa ideal pode variar entre 15% e 30%.

Além disso, fatores como a fama da marca também interferem na taxa de conversão ideal. Por exemplo, um e-commerce conhecido e respeitado consegue alcançar taxas de conversão mais altas do que uma pequena loja virtual que acaba de chegar ao mercado.

Portanto, para saber o que é uma boa taxa de conversão no seu setor, é preciso realizar um estudo para chegar no valor certo.

Como acompanhar as conversões?

Quando você começa a anunciar no Google, é preciso configurar sua conta para acompanhar as conversões.

Para isso, você precisa instalar a tag de conversões no seu site.

Aprenda a configurar a tag de conversão do Google Ads passo a passo.

5 formas infalíveis de melhorar a taxa de conversão

Existem alguns passos importantes para você otimizar suas campanhas e melhorar a taxa de conversão dos seus anúncios.

Vamos conferir!

1. Melhore a experiência dos usuários

Quando o cliente clica no seu anúncio, ele tem uma expectativa. E uma delas é que o site seja legível. Ou seja, a famosa usabilidade.

Por isso, é preciso dedicar um tempo para garantir que o design do site seja responsivo. A disposição dos textos e botões, as cores e formatos – tudo isso combinado precisa oferecer uma boa experiência para os clientes.

E, claro, elimine as distrações, deixando suas páginas mais enxutas.

2. Crie páginas de destino para cada palavra-chave

Ao clicar nos seus anúncios, o cliente precisa ser direcionado para a página certa. Quando você envia as pessoas para a página inicial ou apenas para uma página de categoria, em geral, a taxa de conversão vai lá pra baixo. Isto acontece porque o cliente precisa vasculhar seu site em busca do produto que ele precisa.

Assim, para melhorar a taxa de conversão, garanta que o cliente encontre o que procura de forma rápida e fácil.

3. Mate as objeções dos clientes

Mesmo após pesquisar um produto/serviço e clicar no seu anúncio, a pessoa tem algumas objeções.

Assim, o importante é se antecipar aos clientes e matar suas objeções. Para isso, ateste seu valor e competências, indique quais problemas seu produto resolve, apresente depoimentos de outros clientes e assim por diante.

4. Respeite a jornada de conversão do cliente

Seus anúncios estão aparecendo para pessoas que estão prontas para comprar? Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa “comprar produto x”, este pode ser um indício de que ela está pronta para a conversão.

No entanto, dependendo da pesquisa, talvez essa pessoa ainda não esteja pronta para a compra.

Neste caso, talvez seja necessário complementar a estratégia usando o Remarketing. Assim, você consegue respeitar os estágios do processo de compra dos clientes.

5. Ofereça frete grátis

Pode ser complicado criar uma política de frete grátis em sua empresa para aumentar as conversões.

No entanto, pode ser que o investimento dê resultados. Se analisarmos o comportamento dos clientes, vamos ver que que as pessoas em geral estão mais inclinadas a fazer uma compra quando recebem um bônus especial. E podemos dizer que frete grátis é um bônus chamativo.

Continue otimizando para aumentar sua taxa de conversão

Assim, por levar em consideração seu mercado e colocar estas dicas em prática, você vai conseguir melhorar a taxa de conversão dos seus Links Patrocinados no Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso