É possível anunciar sua empresa na Copa do Mundo usando o Google Ads?

29/06/2022 by in category Datas Comerciais with 0 and 1
Home > Blog > Datas Comerciais > É possível anunciar sua empresa na Copa do Mundo usando o Google Ads?

O que as empresas precisam ter em mente ao criar campanhas pensando no interesse pelo esporte durante a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo é o maior evento de futebol do planeta. Durante as semanas da Copa, a atenção dos torcedores se volta para os campos de futebol e a mídia demonstra grande interesse pelos jogos.

Mas, será que é possível aproveitar este interesse para anunciar sua empresa durante a Copa do Mundo? Que políticas de publicidade é preciso estar atento ao anunciar produtos e serviços neste período?

Por que as empresas se interessam pela Copa do Mundo?

O interesse em exibir publicidade na Copa do Mundo é resultado do maior interesse dos torcedores pelo esporte.

Até mesmo alguns que não costumam acompanhar campeonatos nacionais costumam assistir a Copa.

Por isso, é natural se perguntar: posso anunciar minha empresa no Google Ads durante a Copa do Mundo?

Proteção de marca: o que você precisa saber?

Algo muito importante que precisamos ter em mente é o seguinte: “Copa do Mundo” é uma marca registrada.

Assim, você não pode usar este termo em seus anúncios no Google Ads. Fazer isso constituiria violação de marca registrada, o que acarretaria em restrições para sua empresa no Google.

A própria FIFA fala sobre atividades de marketing proibidas “quando uma marca tenta se vincular diretamente ao evento, seja por meio de publicidade ou promoções, como uso das designações do torneio… tentam tirar proveito do grande interesse e alto perfil de um evento, criando uma associação comercial e/ou buscando exposição promocional sem a autorização do organizador do evento.”.

Dicas para anunciar na Copa do Mundo com o Google Ads

Portanto, se sua marca não é patrocinadora do evento, você não pode criar anúncios no Google Ads usando a marca registrada “Copa do Mundo” nos links patrocinados.

Mas ainda assim é possível melhorar os resultados de sua empresa durante este período. Veja algumas dicas para isso.

1. Aproveite o interesse pelo esporte

Embora você não use a marca registrada em seus anúncios, você pode aproveitar o aumento no interesse pelo “esporte” em si.

Por exemplo, analise o gráfico abaixo que mostra o interesse no Google pelo termo “bola de futebol”. No gráfico, temos 4 grandes picos de interesse de 2004 até o presente. Quando você acha que aconteceram estes picos? Sim, foi durante a Copa do Mundo.

interesse por bolas de futebol

Portanto, se você possui produtos que têm um aumento na demanda durante a Copa, você pode aproveitar este momento para anunciar no Google.

Por exemplo, lojas que oferecem produtos esportivos podem criar campanhas para divulgar bolas de futebol, luvas, camisetas e assim por diante.

anunciar produtos esportivos na copa do mundo

2. Comece cedo

Não espere o evento estar em andamento para iniciar suas campanhas no Google.

Para “marcar terreno” e ter uma campanha madura quando a Copa começar, certifique-se de que seus anúncios já estejam rodando semanas antes.

Vale destacar que, começando cedo, o Google tem tempo para desenvolver inteligência em suas campanhas. Assim, fica mais fácil alcançar as pessoas com maior potencial de compra quando a Copa do Mundo começar.

3. Segmente apenas onde pode atender

Uma segmentação profissional envolve exibir anúncios durante a Copa do Mundo somente onde você pode atender. E esta é uma forma de usar o investimento de forma sábia.

Por exemplo, se você é um e-commerce de produtos esportivos, exiba anúncios somente onde sua empresa atende.

Se o frete para enviar produtos para outros estados for absurdamente caro, talvez seja melhor nem exibir anúncios ali. Afinal, quando o cliente adicionar o produto ao carrinho e for calcular o frete, provavelmente ele vai desistir da compra. E, neste caso, você perde um clique.

4. Acompanhe relatórios em tempo real

Ao anunciar no Google durante a Copa do Mundo, é importante destacar que o Google oferece diversos relatórios com detalhes sobre o desempenho de cada campanha e anúncio.

Assim, é fácil acompanhar o que está dando resultado e o que precisa de melhorias.

Além disso, alguns relatórios do Google funcionam com inteligência artificial e aprendizado de máquina. Assim, eles oferecem sugestões de melhorias que você pode fazer na campanha a fim de conseguir aumentar suas vendas.

5. Vá além da rede de pesquisa

Você pode aproveitar as pesquisas por produtos que tenham relação com a Copa do Mundo na rede de pesquisa (Google.com).

No entanto, é preciso entender que seu público-alvo também está nos sites e aplicativos da Rede de Display. Portanto, anúncios que aparecem nesta rede podem ter bons resultados.

Além disso, não se esqueça do YouTube. Afinal, os amantes de futebol estão em peso no YouTube durante a Copa do Mundo.

Concluindo

Portanto, vimos que é preciso tomar alguns cuidados na hora de anunciar no Google na Copa do Mundo.

No entanto, com as estratégias certas, você pode aproveitar o interesse por futebol para divulgar seus produtos e serviços que tenham relação com o esporte.

Assim, se precisar de ajuda para criar uma campanha focada em resultados, entre em contato com uma agência Google Partner.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso