Gráfico Mostra Retrospectiva do Design Utilizado nos Links Patrocinados

08/06/2017 by in category Design with 0 and 0
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Veja um gráfico com as principais atualizações no design dos Links Patrocinados nos últimos anos, especialmente no tocante ao uso das cores e rótulos

Renovar design sites– Quando uma empresa anuncia seus produtos e serviços no Google, os chamados Links Patrocinados de texto são exibidos acima e abaixo dos resultados de pesquisa. Estes anúncios podem ser identificados de diferentes formas, tendo algumas características exclusivas. Algumas delas já foram a cor de fundo e, mais recentemente, o uso de rótulos (utilizados a partir de 2013) indicando que se trata de uma publicidade.

– Ao longo dos anos, o Google Ads utilizou diversos elementos para identificar os Links Patrocinados. Eles foram sendo alterados com o tempo, visando garantir uma experiência de navegação mais agradável para os internautas em suas pesquisas.

– Olhando para trás, podemos recapitular as mudanças visuais nos anúncios do Google Ads. Vejamos o que mudou nos últimos anos e o que podemos aprender disso ao criar anúncios online para nossa empresa.

Uma Breve História dos Links Patrocinados (Cores de Fundo e Rótulos)

– A imagem abaixo, retirada do site Search Engine Land, traz de forma clara o histórico de atualizações visuais nos Links Patrocinados:

Resultados Links Patrocinados

– Conforme observado, anteriormente, havia uma tonalidade azul como fundo dos anúncios. Os anos seguintes trouxeram mudanças significativas, como as seguintes:

  • Em 2007, a tonalidade azul foi abandonada e substituída pelo fundo amarelo;
  • Em 2008, houve alguns testes com a cor verde, embora não tenham sido efetivados;
  • Em 2010, outras cores de fundo foram testadas, mas nenhuma delas durou muito tempo. Portanto, os Links Patrocinados voltaram para a cor amarela em 2011;
  • Em 2013, houve um pequeno ajuste na tonalidade para um amarelo mais pálido;
  • Ainda em 2013, o Google Ads inseriu pela primeira vez um rótulo para identificar os Links Patrocinados. Além da caixa amarela com a expressão “Anúncio”, foi removido a cor de fundo;
  • Em 2014, com o lançamento mundial do rótulo “Anúncio”, percebeu-se uma pequena diminuição em seu tamanho;
  • Em 2016, a cor de fundo do rótulo foi alterada para o verde, mas o tamanho do rótulo continuou o mesmo;
  • Em 2017, após um período de testes, o rótulo sofreu algumas alterações: seu fundo tornou-se branco e a letra, por sua vez, verde. Segundo o Google Ads, o novo formato é mais legível, identificando claramente aos internautas que os links fazem parte do grupo de anúncios da empresa.

– Independentemente de qual seja o dispositivo utilizado (computador ou dispositivo móvel), os anúncios são exibidos da mesma forma. No entanto, há uma pequena diferença para o ambiente móvel: o ícone “i” que traz informações sobre porquê o anúncio está sendo exibido no dispositivo do usuário (no gráfico acima, o anúncio de 2017 é de um dispositivo móvel).

Links Patrocinados Imperam nas Páginas de Resultado

– Especialmente em pesquisas mais competitivas, vemos que os Links Patrocinados podem ocupar toda a tela acima da dobra da página. Esta porção da página refere-se ao que os usuários conseguem enxergar sem rolar até a parte inferior.

– Com os anúncios expandidos, um único Link Patrocinado pode ocupar uma quantidade significativa de espaço na tela do usuário.Isto se dá em especial no ambiente mobile, conforme podemos ver na imagem abaixo:

Resultados Links Patrocinados

– Tudo isso sem contar a exibição de blocos de anúncios do Google Shopping, caracterizados pelo uso de fotos em adição às informações de texto.

– Isto nos mostra que, quando um prospectivo cliente seu faz uma pesquisa sobre um produto ou serviço oferecido por sua empresa, ele provavelmente será (fortemente) impactado por Links Patrocinados. Se sua empresa não anunciar no Google, é provável que você perca grandes oportunidades para vender seus produtos.

O Que Aprendemos das Atualizações Visuais dos Links Patrocinados

– Conforme percebido, o Google Ads faz reavaliações rotineiras do visual dos anúncios. O objetivo é melhorar a experiência dos usuários e garantir cliques de qualidade para os anunciantes.

– Analisando as mudanças, percebemos que a empresa se preocupa com a redução de variação nas cores dos anúncios. Isto contribui para trazer maior harmonia para a exibição dos links nos resultados da pesquisa do Google.

– Esta preocupação com o design também deve ser uma das forças motrizes das empresas que divulgam suas páginas na internet. Ao procurar desenvolver páginas de destino “matadoras”, a empresa deve se preocupar com o design e o equilíbrio das cores.

– Tal harmonia visual contribuirá para experiências mais significativas, conteúdo facilmente explorado, e aumento do número de conversões.

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