CTR de 200%: Entenda porque sua CTR está acima de 100%

23/03/2022 by in category Análise e Monitoramento, Dicas, Relatórios with 0 and 2
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Como se explica uma CTR de 200% em algumas contas do Google Ads? Neste artigo, veja 4 razões porque isso pode acontecer.

Visto que o Click Through Rate (CTR) é uma métrica importante para avaliar o desempenho de uma campanha, quanto maior este número, melhor.

No entanto, a dúvida de muitos anunciantes surge quando eles se deparam com CTRs acima de 100%. Em alguns casos até 200%. Isto pode parecer estranho, afinal, significa que para cada impressão, o anúncio recebeu dois cliques.

Assim, surgem perguntas: o que significa uma CTR de 200%? Será que é uma falha do Google Ads? É possível ser cobrado mais do que duas vezes por impressão?

4 razões porque sua CTR está em 200%

Se sua CTR estiver em 200% ou mais, é provável que o motivo seja um desses:

1. Retorno à página de resultados

Durante a pesquisa, é natural que os clientes cliquem em diversos Links Patrocinados. Após visitarem a página de destino e avaliar a oferta, os clientes talvez voltem para a página de resultados.

E neste vem e vai, é possível que o cliente clique duas vezes no seu anúncio.

Vale destacar que o Google não registra uma nova impressão quando o cliente clica no botão “Voltar” e retorna à página de resultados.

Por isso, dois cliques nessa situação resultariam em uma CTR de 200%.

2. Uso de sitelinks

Os sitelinks podem causar aparentes anomalias na CTR. Afinal, os sitelinks permitem que as pessoas visitem sua página de destino de duas formas diferentes na mesma sessão de pesquisa.

Por exemplo, eles podem abrir duas páginas do seu anúncio usando abas diferentes.

3. Uso do filtro “Hoje” nos relatórios

É possível que uma CTR de 200% apareça em seus relatórios porque você está usando o filtro de período “Hoje”.

Segundo o Google, o upload dos dados de cliques e impressões é feito em frequências diferentes e, por isso, esse filtro não oferece a comparação ideal.

Por isso, ao analisar a CTR, não se concentre somente nos dados de hoje, mas leve em consideração os dias anteriores.

4. Erro interno

Embora esta seja uma possibilidade remota, pode acontecer de você ter uma CTR superior a 100% por causa de algum erro interno, temporário, do Google Ads.

Se este for o caso, não há motivo para preocupação. Afinal, em pouco tempo o problema vai ser resolvido.

Caso isso não aconteça, você pode entrar em contato com o suporte do Google para solicitar uma resolução manual. De fato, isto ajuda a verificar se é uma falha técnica ou algum tipo de interação inválida.

O clique extra não deveria ser classificado como clique inválido?

O Google Ads examina vários detalhes para definir um clique como inválido: a hora do clique, o IP da máquina, além de outras técnicas de detecção e filtragem.

Segundo o Google, “tráfego inválido refere-se a cliques e impressões de anúncios que suspeitamos não resultarem de um interesse genuíno por parte dos clientes”.

Nos casos em que a pessoa entra, sai e volta para uma página de destino na mesma sessão de pesquisa, o comportamento representa “interesse genuíno” do cliente. Afinal, ele está pesquisando as melhores ofertas. Assim, esta ação não é classificada como clique inválido.

Posso ser cobrado 2 vezes na mesma impressão?

Sim. Mas, o Google cobra no máximo dois cliques por impressão de anúncio.

CTR “estranha”? Fique alerta!

Assim, independentemente do valor anormal da CTR ser em razão do comportamento do cliente ou uma falha do Google Ads, a suspeita vai exigir de sua parte, no mínimo, uma investigação.

Visto que a gestão de anúncios exige muito do anunciante, muitos preferem deixar este trabalho nas mãos de uma consultoria Google Partner.

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