Psicologia das Cores: Como as cores do seu site afetam os clientes

22/04/2021 by in category Design, Dicas with 0 and 1
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Como escolher a paleta de cores certa para seu site? Veja como usar a psicologia das cores na hora de desenvolver seu site.

Por que a psicologia das cores é algo tão importante para quem faz marketing digital? As cores podem influenciar o tempo de permanência e as ações de uma pessoa quando ela chega no seu site.

Em outras palavras, escolher as cores certas pode ajudá-lo a vender mais.

Por exemplo, se você anuncia no Google Ads, não basta criar o anúncio perfeito! As páginas de destino também desempenham um importante papel. E neste respeito, as cores são fundamentais.

O que é psicologia das cores

A psicologia das cores é definida como um estudo que procura entender como as cores desencadeiam uma série de sensações nas pessoas. De fato, este estudo é importante porque as cores afetam o tempo de permanência e o que a pessoa faz no site. A própria legibilidade depende da escolha das cores certas.

Por exemplo, páginas cujas cores dificultam a leitura têm dois resultados ruins:

  • Baixas vendas.
  • Aumento na taxa de rejeição.

Portanto, para oferecer a melhor experiência para as pessoas que visitam seu site, você precisa conhecer e aplicar a psicologia das cores.

Como escolher paleta de cores para seu site?

Uma solução adotada por muitas marcas é se guiar pelas cores da logomarca. No entanto, em alguns casos, é resultado não é o melhor.

Neste momento, é preciso explorar as opções que a paleta de cores oferece para escolher o visual certo.

Seu objetivo deve ser criar páginas mais atraentes, além de despertar as emoções certas nos clientes.

Neste respeito, pode ser de ajuda entender a mensagem que cada uma das cores transmite.

Psicologia das cores: o efeito de cada cor nas pessoas

Antes de considerar a psicologia da cada cor, vale destacar que existem diferentes tonalidades. Assim, por exemplo, se você adicionar sombras a uma cor fria, ela pode se tornar quente e transmitir calor.

Além disso, a combinação das cores gera diferentes mensagens.

Portanto, as cores podem variar de acordo com o produto ou serviço que você oferece.

Azul

A cor azul transmite tranquilidade, confiança e lealdade.

Por ser uma cor amigável, de modo geral, tem um efeito positivo nas pessoas.

Além disso, ela é muito utilizada por ter pouquíssimos casos de distúrbios de visão relacionados a ela.

A cor azul combinada com a cor branca é refrescante. Com o cinza, é elegante. Além disso, você consegue alcançar jovialidade combinando azul com amarelo.

Amarelo

Muitos associam a cor amarela com infância e juventude.

Marcas que trabalham com as emoções e autoestima podem utilizar a cor amarela em suas páginas.

De modo geral, as marcas não utilizam a cor amarela como predominante. Seu uso é mais frequente como cor complementar.

Visto que o amarelo costuma desaparecer quando combinado com o branco, é necessário utilizar cores mais escuras para destacá-lo.

Outros usos populares é combinar amarelo com azul ou preto.

Sua associação com o Sol faz com que caia bem em sites que promovem produtos consumidos pela manhã, como no exemplo abaixo:

Vermelho

A cor vermelha é uma cor que promove a urgência.

Também é carregada de emoções. Por isso, o vermelho pode ser uma boa escolha se pensarmos nela como cor predominante em uma página de destino que promove presentes para aniversários de casamento.

A psicologia das cores ensina que o vermelho tem relação com força, coragem, desafio e energia.

psicologia das cores layout vermelho

Dica: Evite combinar a cor vermelha com azul, já que isso pode cansar a visão e provocar ilusões de ótica.

Laranja

Assim como as cores amarela e vermelha, o laranja transmite jovialidade, calor e paixão.

Se seu ramo de negócio tem a ver com diversão e segurança, a cor laranja pode ser uma boa opção.

Segundo a psicologia das cores, combinar laranja com azul e cinza transmite um visual moderno. Além disso, ajuda a dar destaque sobre elementos mais importantes no site.

No entanto, cuidado ao usar laranja como cor predominante! Esta cor, especialmente quando utilizada em textos, prejudica a leitura.

Roxo / Púrpura

Na hora de escolher a paleta de cores para seu site, quando você deve selecionar o roxo?

A cor roxa está ligada ao poder, luxo e ambição. Muitos a encaram como uma cor calmante.

A cor roxa está entre as preferidas dos pré-adolescentes.

No entanto, muito cuidado! Seu excesso pode provocar apatia e deixar seu site com um aspecto melancólico. Para fugir da morbidez, portanto, combine o roxo com outras cores alegres.

Verde

Uma cor relaxante, que promove o conforto e é mais fácil para os olhos processarem. Equilíbrio, liberdade e restauração são algumas das mensagens que a cor verde transmite para as pessoas, segundo a psicologia das cores.

Muitos usam o verde em sites que promovem o meio ambiente e que tenham relação com a natureza.

Mas é preciso ter cautela! Entre os distúrbios na percepção das cores, o verde se destaca. Por isso, ao anunciar um site no Google, tenha cautela ao utilizar o verde como cor predominante nas páginas de destino.

Use as cores de forma estratégica

Conhecendo a psicologia das cores, você entende as principais mensagens que elas transmitem.

Assim, você precisa definir qual associação você espera dos visitantes do seu site.

Em seguida, você precisa colocar estas cores nas suas páginas. Ao fazer isso, defina a tonalidade certa e pense em outras cores para combinar.

No entanto, digamos que você queira criar uma campanha de Links Patrocinados do Google Ads para alcançar clientes em outros países. Neste respeito, lembre-se que o significado das cores pode mudar de uma cultura para outra. Desta forma, seria bom pesquisar a psicologia das cores nestes países.

Além disso, a emoção que uma cor desperta nas pessoas pode mudar com o passar dos anos. Por isso, na dúvida, não hesite: faça Testes A/B.

A psicologia das cores e os distúrbios de visão

Segundo o IBRAU, estima-se que entre 8% e 20% das pessoas sofra de algum distúrbio em perceber as cores.

Além disso, a incidência de distúrbios de visão é maior em homens do que nas mulheres.

A cor mais afetada por estes distúrbios é o verde. As menos afetadas são azul e amarelo.

Assim, quando pensar na cor do seu site, leve estes dados em consideração.

Concluindo

Como visto, a teoria das cores oferece uma grande vantagem na hora de fazer marketing digital.

Portanto, se as pessoas chegam até seu site por meio de campanhas no Google Ads ou outro canal, é importante que as cores das suas páginas tenham relação com a emoção que você quer transmitir para seus clientes.