10 ideias para identificar novas oportunidades de negócios

31/03/2022 by in category Dicas, Segmentos do Mercado with 0 and 1
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Como identificar oportunidades de negócio ainda mal exploradas? Como o Google pode ajudá-lo a descobrir se uma ideia tem boas perspectivas ou não?

A internet dá aos empreendedores grandes oportunidades para lançar novos negócios. Entre tantos concorrentes e em um mercado sempre em mudanças e adaptação, o grande desafio é encontrar e aproveitar estas oportunidades.

Mas, como você pode identificar opções de negócio mal exploradas? Como saber se a ideia é boa ou não?

Neste artigo, considere 10 dicas para identificar oportunidades de negócios. Inclusive vamos analisar como o Google também pode ajudar neste processo.

10 ideias para encontrar novas oportunidades de negócios

1. Ouça os clientes atuais

Ao passo que você faz negócios com seus clientes, você precisa aproveitar as oportunidades para ouvi-los.

O que eles acham das suas soluções? Há objeções? Os produtos ou serviços deixam a desejar em algum aspecto?

Portanto, fique de olho nos dados que você obtém em todos os canais de SAC. Este feedback é essencial para obter insights para desenvolver soluções mais personalizadas.

2. Identifique os problemas dos consumidores

Mas é possível que estas pesquisas não cubram todas as necessidades. Afinal, muitos consumidores não sabem que precisam de um produto até se depararem com ele.

Por isso, é importante analisar não apenas as soluções que as pessoas buscam, mas também o que elas ainda não se deram conta de que precisam.

Neste caso, invista algum tempo em pura e simples reflexão. Encontre inspiração com boas leituras. Além disso, se você já tem empresa e uma equipe, implante o brainstorm em suas reuniões.

De fato, estas práticas são muito úteis para identificar oportunidades de negócios.

3. Examine as sugestões de pesquisa do Google

Quando você faz uma pesquisa no Google, existe uma lista suspensa com sugestões de busca.

Esta lista apresenta as pesquisas mais comuns para os termos que você começou a digitar.

Por exemplo, para descobrir uma nova oportunidade de negócio, você pode digitar “Como fazer” e ver as buscas mais comuns com estas palavras. Além disso, você pode usar letras para filtrar as buscas. Por exemplo: “Como fazer para q…”.

sugestões pesquisa do google para identificar oportunidades de negócios

Use todas as letras do alfabeto para deixar suas buscas mais específicas.

4. Analise escala e abrangência de interesse

Também é possível analisar o interesse das pessoas no Google com o Planejador de Palavras-chave do Google Ads.

Além disso, com esta ferramenta você consegue validar a demanda. Ou seja, antes de abrir um novo negócio, identifique se há demanda para ele.

O Planejador de Palavras-chave traz métricas valiosas que ajudam o empreendedor a descobrir:

  • Quantas pessoas estão procurando pelo produto ou serviço.
  • Se as palavras-chave neste mercado são competitivas.
  • Qual a tendência do volume de pesquisa.
  • Quanto custam, em média, os anúncios para estas palavras-chave e outros detalhes.

5. Pesquise ideias de novos negócios

Algo simples que pode lhe trazer algumas ideias de novos negócios.

Para isso, basta pesquisar uma área de negócios + a expressão “ideias de negócios”.

Por exemplo: “decoração ideias de negócios”.

6. Analise sites de freelancers

Os sites que oferecem serviços de freelancers são muito bons para encontrar oportunidades de negócios.

Em alguns destes sites é possível listar as áreas mais requisitadas pelas empresas que contratam freelancers.

Em outras palavras, você consegue descobrir as áreas e serviços que as empresas mais procuram. Assim, estes dados reais podem ajudá-lo a ter ideias para um novo negócio.

7. Analise os relatórios de locais do Analytics

Pode ser que algumas oportunidades de negócio existam somente em alguns locais. Os relatórios do Google Analytics podem ajudá-lo a ter uma ideia do desempenho do seu negócio nestas áreas.

Mas vá além de analisar relatórios de tráfego. É interessante incluir a análise de conversões de meta por local.

8. Pesquise os conteúdos mais acessados

Plataformas como YouTube e Amazon são excelentes para identificar oportunidades de negócios.

Por exemplo, digamos que você pensa em criar um curso online sobre metodologias ágeis. Neste caso, pesquise quais são os vídeos mais assistidos no YouTube e os livros mais comprados na Amazon dentro destas áreas.

9. Invista em diferenciação

É provável que o negócio que você quer oferecer não seja algo novo, uma revolução no mercado. Pode ser que alguns produtos e serviços no mercado estão bem próximos do que você identificou como uma oportunidade.

Por isso, ao abrir um novo negócio, você precisa investir nos diferenciais. Isto permite atrair a atenção e conseguir conquistar clientes mais rápido.

10. Use o Market Finder

O Market Finder é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda a levar seus negócios atuais para novos mercados.

Com esta ferramenta interativa, você descobre novos mercados em potencial para os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Entre os dados que o Market Finder apresenta estão a demanda do serviço ou produto, tendências do mercado, renda per capita, lances recomendados e muito mais.

Divulgue novos negócios no Google Ads

De fato, as pessoas que precisam do seu produto ou serviço estão no Google. Assim, ao anunciar no Google Ads, você exibe os anúncios do seu novo negócio somente quando seu público pesquisar por suas soluções.

Mas, como mencionamos, pode ser que seu público não saiba exatamente o que precisa. Nestes casos, você pode explorar os sites da Rede de Display e exibir seus Links Patrocinados de acordo com o perfil do cliente e o contexto da navegação. Desta forma, também é possível exibir anúncios para as pessoas certas na hora certa.

Portanto, identificar uma oportunidade de negócio envolve muita observação, pesquisa e comparação. Uma vez identificado, é preciso investir em uma parceria com o Google Ads para que seu público conheça as novidades que você acaba de lançar no mercado.

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