Cegueira de Anúncios: Como ser visto por pessoas que costumam ignorar publicidade na internet

13/12/2021 by in category Anúncios, Dicas with 0 and 4
Home > Blog > Anúncios > Cegueira de Anúncios: Como ser visto por pessoas que costumam ignorar publicidade na internet

Cegueira de Anúncios é uma característica que faz com que algumas pessoas ignorem anúncios na internet. Veja como chamar a atenção de pessoas que não gostam de anúncios.

É bem provável que entre seu público, existam pessoas que costumam ignorar anúncios. Isto é chamado de Cegueira de Anúncios. Este tipo de comportamento pode fazer com que você perca muitas oportunidades de vendas.

Assim, o que fazer para chamar a atenção de pessoas que ignoram anúncios?

Confira algumas dicas neste artigo.

O que é Cegueira de Anúncios?

A Cegueira de Anúncios (em inglês, ad blindness ou banner blindness) é a capacidade das pessoas ignorar a publicidade, consciente ou inconscientemente. Trata-se de uma reação do cérebro em elaborar modelos mentais, classificando alguns elementos visuais como irrelevantes, e marcando-os como pontos cegos.

Embora tenha também sua aplicação fora da internet, de modo geral, o termo tem sido aplicado à publicidade online.

Segundo os estudos, este fenômeno é uma reação da pessoa com base em experiências anteriores. Ela foca elementos da página onde acredita que está a informação que procura. Desta forma, a pessoa acaba ignorando partes da página, incluindo anúncios.

6 dicas para chamar a atenção de pessoas que ignoram anúncios

Para lidar com a cegueira de anúncios e evitar que você perca oportunidades de venda, esteja atento a essas dicas para chamar a atenção de pessoas que costumam ignorar anúncios.

1. Use palavra-chave no anúncio

Sempre que possível, use a palavra-chave no anúncio.

Quando uma pessoa pesquisa por uma palavra, o cérebro dela está receptivo a esta informação. Assim, ao ver a palavra-chave no título ou descrição do anúncio, fica mais fácil chamar a atenção dela.

Vale lembrar que o Google Ads deixa em negrito as palavras-chave que a pessoa digitou e que aparecem no anúncio.

palavra-chave em negrito no anúncio

Isto ajuda ainda mais a chamar a atenção do seu público, incluindo aquele predisposto a ignorar anúncios.

2. Use extensões de anúncios

Na rede de pesquisa, existem recursos que ajudam a atrair a atenção das pessoas, incluindo aquelas que costumam ignorar publicidade: as extensões de anúncios.

Isto acontece porque as extensões deixam os anúncios maiores, ocupando um grande espaço na tela do cliente.

Além disso, as extensões de anúncios fazem com que seus Links Patrocinados se tornem mais relevantes, ajudando os clientes a encontrar o que realmente precisam.

No entanto, para conseguir aproveitar todas as extensões de anúncios que escolher, sua campanha deve possuir um alto índice de qualidade, a fim de ocupar as posições superiores no Google.

3. Sempre crie anúncios pensando no contexto

Algumas empresas ansiosas em atingir um público maior talvez cedam à tentação de exibir anúncios em sites com conteúdo bem diferente do produto que está anunciando.

Assim, uma pessoa que lê uma notícia de esporte e se depara com um banner publicitário sobre festas de casamento, pode ignorar totalmente o anúncio.

Desta forma, se a pessoa desenvolver a cegueira de anúncios, talvez ignore automaticamente o mesmo banner quando se deparar com ele em outros sites.

4. Faça testes

Testes sempre são bem-vindos para avaliar a eficácia dos anúncios.

Portanto, se determinados textos, imagens, cores, vídeos estão passando despercebidos do seu público, teste alguns ajustes.

Em muitos casos, estas mudanças fazem toda diferença na hora de atrair a atenção de pessoas afetadas pela cegueira de anúncios.

5. Aproveite a inteligência do Google

Ao passo que o Google acumula inteligência sobre sua conta, ele consegue ajustar anúncios para que eles chamem a atenção das pessoas.

Por exemplo, com os anúncios responsivos de pesquisa ele combina diferentes títulos e descrições para ver quais dão melhores resultados. E faz isso analisando diversos sinais do cliente, tudo em tempo real.

Da mesma forma, as campanhas inteligentes de display aproveitam o aprendizado de máquina para exibir os formatos de anúncios mais relevantes, de acordo com o contexto do cliente. E também faz isso ajustando o tamanho do anúncio de acordo com a tela de cada pessoa.

Em outras palavras, o Google pode aprender como atrair a atenção de pessoas que ignoram anúncios, e ajustar a publicidade certa para elas.

6. Use lances inteligentes

Depois do Google acumular inteligência sobre sua conta com algumas conversões, você pode migrar para os lances inteligentes.

Com este recurso, você aproveita a inteligência do Google para aparecer nos momentos em que a possibilidade do cliente ver seu anúncio é maior.

Vença a cegueira de anúncios!

Portanto, fica evidente que a cegueira de anúncios pode fazer com que você perca oportunidades de venda – e tudo por causa de uma reação inconsciente do cliente em ignorar anúncios.

A solução para isso é criar campanhas relevantes, aproveitando todo o potencial do marketing inteligente.

Desta forma, você melhora a relevância e o visual da sua publicidade, atraindo a atenção do público-alvo, incluindo aqueles que costumam ignorar anúncios.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso