Google Ads B2B – Como usar o Google para fazer Marketing B2B

12/04/2021 by in category Dicas, Segmentos do Mercado with 0 and 1
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Se você deseja divulgar seus produtos e serviços para outras empresas com o marketing B2B, veja como colocar seus anúncios na primeira página do Google.

As empresas B2B são aquelas que oferecem produtos, matérias-primas e serviços que outras empresas precisam para funcionar e crescer.

Portanto, o marketing B2B é definido como divulgar seu negócio para os profissionais tomadores de decisão das empresas-alvo.

Entre as diversas formas de alcançar estes profissionais por meio do marketing digital, conheça o Google Ads para B2B.

O que é Google Ads B2B?

O Google Ads é a solução do Google que exibe anúncios na rede de pesquisa sempre que alguém pesquisa pelo produto ou serviço que você anuncia. Você precisa acessar a plataforma de anúncios do Google para criar uma conta e começar a escrever os anúncios.

Portanto, o Google Ads pode ajudá-lo a estabelecer parcerias e realizar bons negócios no B2B.

Marketing B2B – Como anunciar para os tomadores de decisão?

Os anúncios do Google Ads são conhecidos como Links Patrocinados.

Estes anúncios aparecem no Google de acordo com a pesquisa dos usuários. E esta é a melhor forma de exibir anúncios não apenas para as pessoas certas, mas na hora certa.

Por exemplo, imagine que o comprador de uma empresa precise adquirir unidades móveis de filtragem de óleo hidráulico.

Ao fazer a pesquisa no Google, ele pode ver anúncios em destaque:

exemplo de anúncios B2B

Neste exemplo já vemos algumas vantagens de fazer marketing B2B no Google:

  • Os anúncios aparecem em destaque, antes dos demais resultados. E quem aparece em destaque, em geral, recebe a maioria das visitas.
  • Em alguns casos, os anúncios podem exibir imagens o que torna os links patrocinados mais chamativos.

Portanto, o Google Ads B2B funciona desta forma: sempre que as pessoas pesquisam no Google pela matéria-prima ou serviço que sua empresa B2B oferece, seu anúncio pode aparecer em destaque.

Outras vantagens de usar o Google Ads B2B

Além dos anúncios em destaque, existem outras vantagens de fazer marketing B2B no Google:

  • Segmentação por local: você escolhe cidades, estados ou países onde deseja que seus anúncios apareçam.
  • Programação de exibição: escolha os dias e horários que os anúncios podem aparecer.
  • Relatórios detalhados: saiba exatamente como cada centavo está sendo usado pelo Google. Tenha acesso a todas as métricas importantes como número de impressões, cliques e conversões, dados demográficos de quem está interagindo com seus anúncios e assim por diante.
  • Remarketing para negócios B2B: exiba anúncios personalizados somente para os profissionais que já visitaram seu site. Isto ajuda a gravar sua marca na memória destes profissionais.

Quanto custa fazer marketing B2B no Google Ads?

Os Links Patrocinados funcionam em um sistema de leilão.

Assim, você precisa definir um lance para aparecer nas posições de maior destaque sempre que alguém usar uma de suas palavras-chave. O lance é o valor que você está disposto a pagar por clique.

No entanto, vale destacar que quanto mais concorrida for uma palavra-chave, mais competitivos os lances precisam ser.

Além de definir o valor por clique, você precisa escolher um orçamento diário. Este é o valor máximo, em média, que você vai gastar por dia.

O Mercado B2B

Sem dúvida, o público B2B é bem menor do que o B2C.

Mas, a natureza do mercado B2B não se importa com estes números, já que a demanda é bem diferente. Uma única empresa pode ser responsável por uma compra de produtos industriais que chega a milhões de reais.

Como criar uma campanha B2B vencedora

1. Adapte a linguagem ao profissional

Ao criar anúncios B2B no Google, é preciso pensar em quem é o tomador de decisão que vai ver o anúncio: o CEO, o gerente, o chefe de algum departamento, e assim por diante.

Isto é importante para adaptar o anúncio e as páginas de destino para este profissional.

Por exemplo, um anúncio voltado para o CEO pode usar palavras e chamadas a ação diferentes de um link patrocinado que visa um gerente de TI.

Assim, dependendo de quem for o profissional-alvo dos seus anúncios, o termo “custo-benefício” pode ser mais impactantes do que “instalação totalmente automatizada”.

Por isto é preciso avaliar os termos que os profissionais utilizam para criar anúncios e páginas de destino que vendem.

2. Use listas de palavras negativas

Outra estratégia vencedora é fazer bom uso da lista de palavras negativas. Com esta lista, você consegue inserir palavras que, quando forem usadas pelos pesquisadores, seus anúncios não aparecem.

Isto ajuda a impedir que seus anúncios B2B apareçam para as pessoas erradas.

3. Saiba o que enfatizar no anúncio e página de destino

Muitas empresas buscam as matérias-primas ou serviços mais baratos.

No entanto, a maioria dos tomadores de decisão usa o custo x benefício como principal critério. Por isto, no ramo do B2B, é comum que realizem muitas pesquisas, comparações de preços, condições e prazos.

Neste mercado, de modo geral, temos produtos caros e contratos de longa duração – o que estende os estágios da compra. Por isto, as famosas promoções e chamadas a ação no B2C, tais como “compre agora”, não são tão eficientes no B2B.

Para divulgar negócios B2B, é preciso dar ênfase a outros elementos e fornecer muito conteúdo para convencer as empresas que estão vendo seus anúncios. Isto inclui estudos de caso, testemunhos, blog atualizado, webinars, infográficos e assim por diante.

4. Permita que o comprador entre em contato rapidamente com você

O contato é um fator essencial ao criar uma estratégia de marketing B2B.

Ao apresentar seus produtos, facilite o processo de contato com sua empresa, seja por meio de uma ligação, chat ou formulário.

Neste ramo, os profissionais estão mais interessados em ligar para sua empresa do que apenas clicar em um botão “Adicionar ao Carrinho”.

Comece a usar o Google Ads B2B hoje mesmo

Sem dúvida, anunciar produtos e serviços B2B na internet exige uma estratégia de marketing cuidadosamente criada, tendo em vista a exigência deste mercado.

Ao mesmo tempo, vale destacar que o B2B não é tão concorrido quanto o B2C.

Por isso, anunciar seus produtos B2B no Google pode ser muito recompensador. Afinal, os negócios entre empresas costumam durar meses ou anos. Desta forma, o clique que sua empresa recebe hoje pode continuar dando lucro por muito tempo.

Portanto, se quiser começar hoje mesmo uma estratégia de marketing B2B no Google Ads, entre em contato com a gente. Somos uma agência certificada Google Partner e vamos ajudá-lo a exibir seus anúncios quando as empresas estiverem precisando de você.