– Muitas empresas que anunciam no Google qualificam seus clientes de acordo com a conversão obtida logo após o clique no Link Patrocinado, ou ainda que esta ocorra alguns dias depois. Outras empresas, porém, utilizam o chamado LifeTime Value para entender melhor a relação dos clientes com a marca a longo prazo, e determinar quão agressiva deve ser sua publicidade.
– Empresas que utilizam o LifeTime Value em suas métricas acabam ficando um passo a frente dos concorrentes, por ter uma visão mais ampla do valor que sua marca tem obtido junto ao mercado.
– O LifeTime Value (LTV) é uma métrica utilizada no marketing e deve ser considerada pelas empresas que anunciam na internet. Trata-se de projetar um valor para os clientes e seu relacionamento com a empresa.
– Este tipo de marketing está focado em satisfação e benefícios a longo prazo. Quando a empresa consegue atribuir um LTV que condiz com a realidade, fica mais fácil determinar quanto deve investir em Links Patrocinados para adquirir um novo cliente.
– Desta forma, a empresa não avalia os clientes com base no gasto médio por uma visita, mas em uma sólida relação estabelecida e mantida ao longo de um período, que pode se estender por meses ou anos. Afinal, um clique em seus Links Patrocinados hoje poderá gerar um cliente que continuará fiel à sua empresa durante toda a vida.
– Isto pode ir além, quando o cliente satisfeito promove seus produtos, serviços e bom atendimento para a rede de amigos. Isto amplia o horizonte do marketing digital, contribuindo para melhorias nas estratégias de relacionamento com os clientes.
– Para calcular o LTV, você precisa obter dados de três variáveis:
* Tempo de vida ou de fidelidade. Trata-se do tempo que, em média, um cliente permanece fiel à sua marca. Empresas iniciantes tem maior dificuldade em obter este valor e, neste caso, devem procurar um número aproximado por avaliar o setor e a concorrência;
* Gasto médio por cliente. Basta obter o valor total das vendas em um período e dividir pelo número de vendas;
* Quantas vezes um cliente compra de sua empresa, em média. Deve-se pegar o número de vendas e dividir pelo número de clientes únicos.
– Após isto, deve-se multiplicar os três valores obtidos acima e você terá o LTV de seus clientes.
– Conhecer o LTV ajuda a empresa a não gastar mais do que deve. O contrário também é verdadeiro. Pode indicar que a empresa possui um grande potencial e que seu marketing deve ser mais agressivo. Dependendo dos valores obtidos, a empresa pode perceber que deve aumentar seus lances de CPC no Google Ads ou talvez aumentar o limite do seu orçamento diário.
– Estando atento ao LifeTime Value, bem como às conversões ocorridas no ambiente digital e off-line, ajudará sua empresa a ter uma visão muito mais ampla dos resultados alcançados por suas campanhas de Links Patrocinados, e em como o Google Ads está gerando valor para seus negócios.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2579) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2641) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2641) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)