– Segundo o SEBRAE, grande parte das novas empresas fecham logo após ou pouco antes de completar o primeiro ano de funcionamento. Isto mostra que todos os empreendedores, especialmente os iniciantes, devem ter muito cuidado na administração dos seus negócios.
– Construir um empreendimento lucrativo e não integrar o time das empresas fechadas exige muito trabalho, mas é perfeitamente possível.
– Veja alguns pontos importantes que todo empreendedor iniciante deve estar atento ao abrir e gerenciar novos negócios.
– Diante de uma nova ideia de negócio, muitos empreendedores iniciantes têm receio de compartilhar seus pensamentos com outras pessoas, incluindo outros empresários. O medo é que sua ideia seja roubada e ele fique na mão. Se este é o seu caso, você precisa evitar este pensamento.
– Compartilhar suas novas ideias permitirá que você receba sugestões interessantes de outros que já estão há mais tempo na estrada do empreendedorismo. Na maioria dos casos, você realmente precisa de um olhar isento, de fora. Aproveitando a experiência de outros empreendedores, você evitará muitos problemas, ao mesmo tempo em que economizará tempo e dinheiro.
– É muito difícil chegar a algum objetivo sem ter uma meta clara e específica. Na verdade, estudos mostram que uma grande parte das empresas fecham antes de completar um ano por falta de um planejamento.
– Por isso, ao criar um novo negócio, é importante que o empreendedor tenha um plano de negócios. Com ele, será possível estabelecer metas e objetivos que devem ser atingidos no curto, médio e longo prazo.
– Se seu negócio envolve o comércio de produtos, é inegável a importância que se deve dar ao estoque. E atenção redobrada no caso de produtos com prazo de validade. Falhas de gerenciamento de estoque resultam em problemas para a empresa e clientes insatisfeitos. Por isso, gerenciar o estoque com responsabilidade é um dos aspectos que determinam o sucesso de uma empresa.
– Negociar com fornecedores faz parte das boas práticas para se economizar. E esta é uma das formas de aproveitar seus recursos para melhorar o posicionamento e garantir vida-longa de sua empresa. Portanto, ao iniciar um empreendimento, dedique bastante tempo à pesquisa e negociação de preços e prazos com os fornecedores.
– Este é um fator importante não apenas ao abrir um novo negócio, mas durante toda a vida do seu empreendimento. Empresas que sobrevivem ao longo do tempo costumam ter esta capacidade em comum: a capacidade de inovar. Esta é uma maneira inteligente de se destacar da concorrência e conquistar a atenção e lealdade do seu público-alvo.
– Evidentemente, para tanto, você precisa conhecer seus concorrentes e o que eles oferecem. Isto permitirá investir em diferenciais. Portanto, não dê espaço ao comodismo. Enfrente novos desafios, invista em novos processos e serviços, e com isso dará passos essenciais para a sobrevivência de sua empresa.
– Comunicação é essencial em qualquer tipo de negócio. Para sobreviver em um mercado competitivo, você precisa ser encontrado por clientes em potencial. Este é um exercício não apenas essencial nas fases iniciais do seu negócio, mas constante. Isto significa que você sempre precisará de estratégias eficientes de marketing para manter seu negócio ativo e vivo na mente dos seus clientes.
– A melhor estratégia de marketing, incluindo voltada para novas empresas, é por meio de publicidade no Google. Os anúncios exibidos no Google são chamados Links Patrocinados, e são apresentados somente quando a pesquisa do seu público-alvo indicar interesse nos produtos que você oferece.
– Utilizando critérios de segmentação, os anúncios serão exibidos somente quando as pessoas estiverem na região geográfica e utilizando dispositivos especificados por você. Caso os critérios não sejam cumpridos, o anúncio não é exibido. Por exemplo: se você quiser que seu anúncio apareça somente para pessoas que morem em seu estado, os Links Patrocinados não serão exibidos para pessoas que moram em outros estados, ainda que a pesquisa deles indique interesse no produto que você está oferecendo.
– E o melhor é que você só paga se as pessoas clicarem nos seus anúncios. Desta forma, você não desperdiça dinheiro com pessoas que não estão interessadas. Trata-se de um formato publicitário interessante para todas as empresas, incluindo novos negócios.
– É claro que, ao abrir um novo negócio, você deve analisar o contexto financeiro e a realidade do seu mercado. Quando se pondera o quanto o produto e o serviço está firmemente ligado ao momento do mercado, maiores são as chances de sucesso.
– Analisando todos estes aspectos, será possível aproveitar as oportunidades para se destacar em seu mercado de atuação, superar todos os desafios, e obter um negócio de sucesso. Isto ajudará sua empresa não apenas a sobreviver ao primeiro ano de existência, mas garantirá vida-longa para seus negócios.
Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner