Como funciona o Gerenciador de Públicos-alvo do Google Ads?

18/08/2022 by in category Google Ads, Segmentação with 0 and 2
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Gerenciador de Públicos-alvo do Google ajuda profissionais de marketing a conhecer melhor seu público e criar listas de Remarketing mais poderosas.

O marketing eficiente depende de conhecer bem seu público. Por este motivo, uma campanha de sucesso no Google Ads faz bom uso do Gerenciador de Públicos-alvo.

Neste artigo, entenda a importância deste recurso para segmentar os anúncios certos para as pessoas certas.

O que é Gerenciador de Públicos-alvo?

O Gerenciador de públicos-alvo é uma ferramenta do Google que fornece listas de públicos. Assim, nesta seção, você cria listas de Remarketing, acessa ideias de públicos do próprio Google e gerencia novos segmentos para alcançar as pessoas certas com seus anúncios.

Vantagens de usar o Gerenciador de públicos-alvo

Com tanta informação disponível nesta seção, o Gerenciador é como se fosse um curso personalizado para entender seu público.

Com ele é possível configurar, gerenciar e monitorar as origens de públicos-alvo. É possível usar diversas origens como a tag do Google, Analytics, YouTube, dados do cliente e muito mais.

De fato, o gerenciador de públicos-alvo ajuda as empresas a conhecer melhor os clientes que fazem parte dos seus segmentos de dados, obtendo mais detalhes sobre dados demográficos, interesses, dispositivos e localização geográfica.

Como usar o Gerenciador de Públicos-alvo

Para acessar o painel, basta clicar em Ferramentas e Configurações > Biblioteca Compartilhada > Gerenciador de Públicos-alvo.

Vamos verificar algumas opções que você precisa estar atento para conhecer melhor seu público.

Segmentos

Esta é a seção onde você cria listas de Remarketing. Note que já há algumas listas prontas, criadas de forma automática pelo aprendizado de máquina do Google.

Mas você pode criar suas próprias listas clicando no botão “+”. Ali estão disponíveis as seguintes opções:

  1. Visitantes do site
  2. Usuários do aplicativo
  3. Usuários do YouTube
  4. Lista de clientes
  5. Combinação personalizada

1. Visitantes do site

Esta opção serve para criar listas de Remarketing de pessoas que já visitaram seu site.

Na página de configuração, são apresentados os membros da lista:

Visitantes do site

Note que são diversas opções que ajudam a segmentar as pessoas certas.

Assim, digamos que você selecione a opção mais comum, Visitantes de Uma Página.

Em Página Visitada, aparece algumas condições ou regras. Por exemplo, você pode criar uma lista somente para pessoas que visitaram as URLs que CONTÉM a palavra “gratuito”.

http://clinks.com.br/wp-content/uploads/2019/12/pagina-visitada.png

Neste caso, todas as URLs com a palavra “gratuito” são marcadas. Ou seja, os visitantes destas páginas passam a integrar sua lista de Remarketing.

Na opção seguinte, o Google quer saber se você deseja começar uma lista do zero ou preencher a lista com pessoas que já atenderam às condições nos últimos 30 dias.

2. Usuários do aplicativo

Se você tem um aplicativo e deseja anunciar para pessoas que o instalaram, esta lista do Gerenciador de públicos-alvo vai ser de ajuda.

Há alguns critérios que você precisa configurar para que o Google saiba quem deve visualizar seus anúncios.

Ao criar a lista, você pode incluir nela todas as pessoas que instalaram o app ou somente pessoas que realizaram alguma ação nele.

3. Usuários do YouTube

Esta lista oferece diversas opções de segmentação.

Por exemplo, você pode exibir anúncios para pessoas que assistiram determinados vídeos do seu canal. Por outro lado, pode exibir anúncios somente para pessoas que se inscreveram no seu canal.

Usuários do YouTube

Se você tem um canal no YouTube para promover seus negócios, vai se interessar por esta opção.

4. Lista de clientes

Aqui o Google faz uso de alguns dados sobre seus clientes (como endereços de e-mail) para construir a lista.

Assim, se você tem uma empresa nova, com poucos clientes e leads, esta não é a melhor opção.

Mas ela é excelente para encontrar pessoas que já têm uma relação com sua marca.

Por exemplo, você pode utilizar esta lista para anunciar para pessoas que já compraram de você, mas que estão sumidas há um bom tempo.

Ao fazer uso desta opção do Gerenciador de Públicos-alvo, você deve enviar alguns dados dos seus clientes para o Google, como e-mail, telefone, endereço de correspondência, códigos de usuários, IDs de dispositivos móveis e assim por diante.

Assim, você consegue exibir anúncios exclusivos apenas para clientes seus, trazendo-os de volta para as compras.

5. Combinação personalizada

A combinação personalizada é autoexplicativa. Com ela, em vez de se concentrar em apenas uma opção de público-alvo, você pode combiná-los.

Por exemplo, você pode criar listas combinando visitas ao site, usuários do YouTube e públicos-alvo semelhantes.

Seus insights de dados

Nesta seção do Gerenciador de Públicos-alvo, o Google dá algumas ideias sobre seu público. O objetivo é compartilhar dados para criar listas de públicos-alvo realmente eficientes, com grande potencial de adquirir seus produtos ou serviços.

Ele possui duas seções:

  • Distribuição do segmento: mostra as pessoas de um segmento de público-alvo em comparação com a população em geral. Os dados de comparação são sexo, idade, status parental, locais e dispositivos.
  • Segmentos relevantes: apresenta uma lista de interesses em Segmentos no Mercado e de Afinidade. “No Mercado” diz respeito a pessoas que estão comprando ativamente na internet. Já o grupo “Afinidade” ajuda a encontrar pessoas com afinidade com seus produtos e serviços.

Seus insights de dados

Suas fontes de dados

Aqui temos as origens, a fonte de onde as informações estão vindo.

Por exemplo, com a tag do Google Ads instalada no site, o Google consegue buscar informações sobre o que os visitantes fazem depois de clicar nos anúncios. E estas informações ficam disponíveis para que você possa otimizar as listas de públicos-alvo.

Ali você também vai encontrar o Google Analytics que compartilha informações sobre seu público, como páginas visitadas, tempo de permanência e outros dados bastante específicos.

Além disso, outras origens podem aparecer nesta seção, como YouTube, Google Play e Firebase.

Conheça melhor seu público para otimizar o marketing!

Como vimos, o Gerenciador de Públicos-alvo funciona como um curso para você entender seu público.

De fato, conhecer e utilizar esta ferramenta vai te ajudar a tirar o máximo proveito dos anúncios na internet e vender mais com a ajuda do Google.

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