Relatórios do Google Ads – Quais são e como usá-los?

15/01/2021 by in category Google Ads tagged as with 0 and 2
Home > Blog > Google Ads > Relatórios do Google Ads – Quais são e como usá-los?

Assim que os anúncios começam a aparecer, você consegue acessar diversos relatórios de desempenho. Eles apresentam detalhes sobre o desempenho das campanhas e informações sobre seu público. 

Estas métricas são boas para verificar se você está alcançando suas metas e o que pode fazer para melhorar. 

Com estes relatórios você não fica no escuro. Afinal com eles você descobre:

  • Quais campanhas estão vendendo mais;
  • Quais cliques geraram vendas;
  • O desempenho de cada palavra-chave que você escolheu;
  • Os horários em que ocorrem mais cliques e vendas;
  • Quanto as campanhas estão gastando do seu orçamento;
  • E muito, muito mais.

De fato, eles permitem comparar todos os tipos de anúncios e descobrir qual deles tem o melhor desempenho. Assim, você sempre fica por dentro do que funciona e do que precisa melhorar. 

Portanto, neste artigo, vamos te apresentar quais são os relatórios do Google Ads e porquê usar cada um deles.

Visão geral da conta

Pode-se dizer que este é o primeiro relatório que temos contato quando acessamos nossa conta no Google Ads.

Ele apresenta um resumo do desempenho das campanhas. Aqui você encontra o que precisa em termos de insights gerais sobre sua conta.

Além disso, você pode fazer o download desta página e de cartões específicos exibidos nela.

relatório visão geral da conta

Além disso, nesta página, o Google apresenta as recomendações – aquelas sugestões em tempo real para melhorar a performance de suas campanhas.

Relatório de termos de pesquisa

Com este relatório, você descobre novos termos que pode usar em suas campanhas. Além disso, você pode descobrir termos que estão trazendo tráfego pouco qualificado. 

Vale lembrar que termo de pesquisa é o nome do conjunto de palavras que as pessoas usam quando fazem uma pesquisa no Google.

Você vai perceber que alguns destes termos possuem alto potencial e devem ser adicionados às listas de palavras-chave.

No entanto, se um termo não é relevante para suas campanhas, ele deve ser adicionado como palavra-chave negativa.

Relatório de pesquisas pagas e orgânicas

Com a ajuda deste relatório, você consegue ver com que frequência suas páginas aparecem nos Links Patrocinados e nos resultados orgânicos. Além disso, ele mostra quais termos acionaram a exibição destas páginas.

O interessante deste relatório é que você consegue ver como os links patrocinados e orgânicos trabalham em equipe. Assim, você descobre em quais destas áreas é necessário otimizar suas páginas para aparecer em destaque.

Para usar este relatório, você precisa vincular sua conta do Google Ads com o Search Console.

Informações do leilão

Com o relatório Informações do leilão você compara seu desempenho com os concorrentes que participam do mesmo leilão. É possível segmentar o relatório por tempo e dispositivo.

São diversas métricas disponíveis, como parcela de impressões, taxa de sobreposição, entre outras.

relatórios sobre informações do leilão

Estes dados servem de guia para você melhorar suas estratégias de lances e orçamento.

As Informações do Leilão estão disponíveis para as campanhas do Google Shopping e de pesquisa.

Relatórios de atribuição

Este é um relatório disponível somente para anunciantes que utilizam o acompanhamento de conversão.

Ele mostra quais foram os caminhos seguidos pelo cliente na internet até concluir uma conversão (por exemplo, a compra de um produto).

Assim, você consegue ver como cada anúncio ou conteúdo seu influenciou o cliente na jornada da compra.

Por exemplo, ele pode ter tido contato com sua empresa depois de fazer uma pesquisa no Google. No entanto, a venda aconteceu depois de assistir um vídeo no YouTube.

Com o relatório de atribuição, você vê como cada um destes passos foram importantes para a venda.

Relatórios de locais e distância

Aqui o Google apresenta dados de desempenho dos anúncios em diferentes locais.

O relatório mostra o desempenho levando em consideração os locais geográficos onde os anúncios foram exibidos. Desta forma, você consegue ver quais são as regiões que estão trazendo mais lucros para seu negócio.

Além disso, o relatório também informa a distância entre onde seu anúncio foi clicado e a sede da sua empresa ou filial mais próxima.

Relatório de índice de qualidade

O objetivo do índice de qualidade é dar um indicativo da qualidade dos seus anúncios e páginas de destino.

Esta pontuação está disponível no relatório de índice de qualidade em 4 métricas que o Google exibe como colunas de status em suas campanhas:

  • Índice de qualidade: apresenta uma estimativa geral da qualidade dos anúncios, palavras-chave e páginas de destino.
  • Experiência na página de destino: estima a qualidade da página de destino para os clientes que visualizam os anúncios.
  • Relevância do anúncio: mostra a relevância do anúncio levando em consideração a palavra-chave selecionada.
  • Taxa de cliques esperada: com base no histórico de desempenho, apresenta o potencial do anúncio ser exibido para os clientes.

Experiência na página de destino

Será que os usuários que clicam nos seus anúncios encontram exatamente o que estão procurando?

Bem, o relatório de Experiência na página de destino mostra isso. Se a correspondência entre o que as pessoas estão procurando e o que a página de destino oferece for boa, então, você está com uma boa experiência na página de destino.

Para visualizar estes dados, clique em Palavras-chave no Menu de Páginas. Em seguida, na coluna Status, passe o cursor sobre o status da cada palavra-chave. Assim, você verá o desempenho de cada uma delas.

Além disso, na guia Páginas de Destino existem duas métricas voltadas para o desempenho em relação aos dispositivos móveis: a “Taxa de cliques em páginas otimizadas para dispositivos móveis” e “Taxa de cliques em páginas AMP válidas”.

Relatório experiência na página de destino

Relatório demográficos

Quando seus anúncios aparecem na internet, eles são vistos por muitas pessoas. E, sem dúvida, temos pessoas de diferentes idades e outros segmentos demográficos.

Mas, pensando em melhorar as estratégias de marketing, qual público você tem alcançado com seus anúncios?

Digamos que você anuncie uma pasta masculina, será que a maioria dos cliques vem de homens entre 18 e 44 anos ou entre 45 e 64? E quanto às outras faixas etárias? Além disso, qual a porcentagem de mulheres e suas respectivas faixas etárias que clicam nestes anúncios de pasta masculina?

Os relatórios demográficos ajudam a responder estas perguntas. Portanto, não fique mais no escuro, e descubra quem são as pessoas que se envolvem com seus anúncios.

Relatórios de categorias de varejo

Imagine que você esteja divulgando os produtos da sua loja virtual tanto na rede de pesquisa quanto na página do Google Shopping. Como entender como cada uma delas está contribuindo para o desempenho geral das suas campanhas?

Para ajudá-lo a responder esta pergunta existem os Relatórios de categorias de varejo. Em uma única página, você consegue ver o desempenho das categorias de produtos anunciadas nas duas redes.

relatório categoria de varejo

De fato, são diversas métricas para fazer esta comparação. Por exemplo: cliques, custo, conversões, valor da conversão e muito mais.

Editor de relatórios

Além de todos os relatórios, o Google oferece o Editor de relatórios – uma ferramenta com uma interface muito simples que ajuda anunciantes a encontrar rapidamente os dados que precisam.

editor de relatórios

Portanto, você tem facilidade em encontrar as informações mais importantes de uma campanha.

Com o Editor, você consegue filtrar e classificar os dados, e visualizá-los em diversos gráficos personalizados como tabela, gráfico de pizza, barra ou linhas.

Agora que você já conhece os principais relatórios de desempenho, este é um bom momento para conferir o manual do Google Ads.

Add comment