Informações do Leilão: Ferramenta para analisar concorrência no Google Ads

25/10/2021 by in category Google Ads, Relatórios with 0 and 3
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Veja como usar o relatório Informações do Leilão para comparar o desempenho dos seus anúncios em relação aos concorrentes.

Uma coisa é analisar o desempenho das suas campanhas no Google Ads de acordo com suas metas. Outra coisa é comparar seu desempenho com os concorrentes. De fato, o resultado destas duas análises podem ser bem diferentes.

Portanto, para analisar como anda o desempenho das suas campanhas em comparação com seus concorrentes diretos no Google Ads, você precisa utilizar o relatório Informações do Leilão.

Neste artigo, saiba mais sobre as Informações do Leilão e como usar este relatório em suas estratégias.

O que é o relatório Informações do Leilão

Informações do Leilão é definido como um relatório que permite comparar seu desempenho em relação aos concorrentes que participam dos mesmos leilões que você.
Em outras palavras, você consegue analisar o cenário competitivo em que sua empresa está inserida. Com ele, você pode visualizar relatórios das campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave.

Portanto, o que a ferramenta faz, em essência, é analisar o desempenho de suas campanhas e de todas as empresas que participam dos mesmos leilões que você. Em seguida, ela apresenta dados e gráficos com o resultado da comparação.

informações do leilão tela do relatório

No entanto, você precisa ter atividades suficientes no período que está analisando para conseguir visualizar os dados. Caso não haja dados suficientes, vai ser necessário alterar o período ou ajustar a seleção.

As Informações do Leilão estão disponíveis para as seguintes campanhas:

  • Rede de Pesquisa (Search)
  • Shopping (anúncios exibidos na rede de pesquisa)

Estatísticas disponíveis no relatório

Para as campanhas da rede de pesquisa, as estatísticas disponíveis são:

  • Taxa de sobreposição: mostra a frequência com que Links Patrocinados do seu concorrente apareceram no mesmo leilão em que seu anúncio apareceu.
  • Parcela de impressões: total de impressões que suas campanhas receberam dividido pelo número total de impressões que elas poderiam receber.
  • Taxa de posição superior: frequência com que o anúncio do seu concorrente apareceu em uma posição mais alta, em buscas em que os anúncios de ambos foram veiculados ao mesmo tempo.
  • Parte superior da página: mostra a frequência com que seu anúncio e do concorrente apareceram na posição superior da página do Google, acima dos resultados orgânicos.
  • Taxa da 1ª posição na página: porcentagem de impressões exibidas como 1º anúncio acima dos resultados orgânicos.

Para as campanhas de Shopping são estas as métricas que você pode comparar com os concorrentes:

  • Parcela de impressões
  • Taxa de sobreposição

Vantagens de analisar a concorrência com as Informações do Leilão

Com estes dados, você não fica no escuro. Em vez de simplesmente “achar” que está se saindo bem, você avalia seu desempenho com base em dados reais. De acordo com esta comparação, é possível descobrir se está se saindo bem e onde precisa melhorar.

Além disso, esta análise da concorrência no Google Ads ajuda a tomar decisões acertadas sobre lances e orçamentos.

Como acessar as Informações do Leilão

Começar a comparar seu desempenho com a concorrência é muito simples e rápido. Portanto, siga os passos abaixo:

  1. No Google Ads, acesse Campanhas, Grupos de anúncios ou Palavras-chave.
  2. Em seguida, clique em Informações do leilão.
  3. Pronto! Os dados que você precisa para comparar seu desempenho com a concorrência aparecem ali.

acessar informações do leilão

Vale destacar que, se você selecionar “Todas as campanhas”, neste caso, o relatório apresenta as métricas da rede de pesquisa e do Google Shopping em uma única página.

Compare seus anúncios com a concorrência e melhore suas estratégias

O relatório Informações do Leilão não revela quem são os concorrentes, mas permite que você avalie o desempenho no seu mercado.

De fato, esta ferramenta é uma forma de enxergar suas campanhas por outra ótica. Assim, analisando o que cada campanha alcança em comparação com a concorrência vai ampliar seu campo de visão sobre o que você precisa melhorar.

Mas, se seu desempenho está muito ruim em comparação com os concorrentes e você não sabe como reverter este jogo, entre em contato que podemos ajudá-lo com a estratégia certa.

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