O que é custo por clique otimizado (ECPC) do Google Ads?

26/10/2021 by in category Custos, Palavra-chave with 0 and 1
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Como funciona o Custo Por Clique Otimizado (eCPC)? Saiba quando usar esta estratégia de lance e como avaliar o desempenho dela.

Custo Por Clique Otimizado (eCPC) é uma das estratégias de lances que fazem ajustes automáticos no Google Ads.

Mas, visto que existem tantas opções de lances, alguns anunciantes ficam na dúvida se devem e quando usar o eCPC.

Neste artigo, vamos esclarecer o que é custo por clique aprimorado e quando você deve usar esta estratégia.

O que é custo por clique otimizado (eCPC)

O custo por clique otimizado (eCPC) é definido como uma estratégia que ajusta seus lances para que você consiga mais cliques e conversões. Embora o Google faça ajustes automáticos no seu lance, ele procura manter o valor abaixo do CPC máximo que você escolheu.

No entanto, em algumas pesquisas, pode ser que o valor fique acima do CPC máximo. No entanto, em seguida, o Google pode baixar o custo por clique em outros leilões de modo que você mantenha o CPC médio.

Portanto, com o eCPC, o Google pode subir seu lance em leilões onde as chances de vendas são maiores. Ao mesmo tempo, ele pode baixar seu lance quando perceber que a pesquisa tem baixa probabilidade de gerar uma conversão.

Como o Google calcula as probabilidades de conversão?

Como vimos, os ajustes do custo por clique otimizado levam em consideração as chances de você conseguir uma conversão.

Mas como o Google sabe em quais leilões suas chances são maiores?

Para isso, ele analisa seu histórico de conversões, incluindo dados sobre palavras-chave, anúncios e campanhas. Outros sinais do seu público também são levados em consideração. Assim, cruzando estas informações, o Google Ads consegue ver quais são as palavras-chave e outros sinais com potencial de vendas para você.

Portanto, para conseguir explorar todo o potencial do eCPC é importante que você use o acompanhamento de conversões.

Quando usar o custo por clique otimizado?

Visto que o Google usa o histórico de conversões para definir os ajustes de eCPC, você pode começar a anunciar no Google com uma estratégia manual, como o CPC.

No entanto, após acumular conversões, fica mais fácil migrar para eCPC.

Como configurar eCPC?

1. Durante a criação da campanha

Para ativar o eCPC durante a criação de uma campanha, siga os passos abaixo:

Configure normalmente sua campanha até se deparar com as opções de lances. Clique no link Você também pode selecionar uma estratégia de lances diretamente.

configurar ecpc Google Ads

Em seguida, entre as estratégias de lances, escolha CPC Manual.

configurar ecpc Google Ads

Finalmente, marque a caixa de seleção Ajude a aumentar o número de conversões com o CPC otimizado.

configurar ecpc Google Ads

Note que, quando você seleciona esta opção, é necessário escolher entre duas opções:

  • Otimizar para conversões: focado apenas em conversões individuais.
  • Otimizar para o valor de conversão: o Google analisa não somente conversões individuais, mas também a probabilidade do cliente comprar outros itens, como pode acontecer em um e-commerce. Esta é uma opção que, em geral, se utiliza em campanhas do Shopping.

2. Campanhas que já estão rodando

Neste caso, acesse a campanha onde você deseja fazer a alteração.

Clique em Mais detalhes e, em seguida, em Editar nas Configurações.

Depois disso, localize a configuração de lances. Se você estiver usando o CPC, basta marcar a caixa de CPC otimizado.

Lembre-se que para usar o eCPC, você precisa configurar o Acompanhamento de Conversões.

Dicas ao verificar resultados do custo por clique otimizado

Ao utilizar esta estratégia de lances, você precisa acompanhar os resultados para verificar se a mudança fez bem para suas campanhas.

Ao fazer isso, considere os seguintes princípios:

1. Dê tempo para o Google acumular dados.

O Google Ads recomenda que você faça uma avaliação apenas 15 dias após ativar o eCPC. Assim, você tem dados suficientes para considerar a variação no desempenho.

2. Considere outros fatores que afetam o desempenho.

Pode ser que você migre para o eCPC em uma época onde o desempenho dos seus anúncios costuma cair, por exemplo, por causa da sazonalidade.

Assim, você precisa levar este contexto em consideração ao verificar se o custo por clique otimizado afetou seus anúncios de forma positiva ou negativa.

3. Considere o atraso nas conversões.

lgumas conversões demoram mais do que outras. Assim, atrasos na conversão podem fazer com que o desempenho atual esteja abaixo do que o anterior.

Portanto, você precisa colocar estes atrasos das conversões na balança para fazer um julgamento justo do eCPC.

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