– Algumas mudanças significativas e impactantes para a taxa de clique (CTR) de qualquer anunciante do Google Ads estão sendo testadas no mecanismo de busca da empresa. Alguns usuários observaram, conforme print abaixo, dois testes realizados pelo Google Ads.
– Um deles diz respeito à exibição de 4 Links Patrocinados no rodapé da página, após os resultados orgânicos. Isto significa que, em algumas pesquisas competitivas, os resultados patrocinados podem chegar a oito.
– O segundo teste diz respeito à exibição de um mesmo anúncio duas vezes. Exatamente isso: o mesmo anúncio de uma empresa sendo exibido tanto nos Links Patrocinados superiores, acima da busca orgânica, quanto nos inferiores.
– Veja um exemplo compartilhado na web para uma pesquisa por “laptops”:
– Conforme observado, o anúncio repetido é aquele que ocupa a primeira posição nos resultados superiores. Ele é, por sua vez, reproduzido na primeira posição dos resultados inferiores.
– Isto daria às empresas anunciantes que ocupam o primeiro resultado do Google Ads uma exposição maior, duplicando suas chances de receber os esperados cliques. Afinal, há pesquisas que mostram o grande potencial dos Links Patrocinados inferiores. Ocupar posições de destaque na parte superior e inferior, aumentaria a probabilidade da empresa conquistar um valioso clique para suas metas de marketing.
– Convém destacar que, em todos os testes observados, os anúncios repetidos eram idênticos: mesma headline, mesma descrição, mesmos sitelinks.
– Uma vez que se trata apenas de um resultado adicional abaixo dos resultados orgânicos, se oficializado, Links Patrocinados duplicados não trariam maiores impactos sobre o SEO.
– Na internet, correm rumores de que isto pode ser um bug eventual no sistema do Google Ads. No entanto, houve tantas reproduções destes resultados na web que é difícil imaginar que se trata de um erro casual. Em se tratando realmente de um teste, surgem algumas perguntas:
– Se esta mudança se concretizar, muito provavelmente teremos leilões mais agressivos: as empresas farão maior esforço para ocupar a posição do primeiro Link Patrocinado e adquirir, de brinde, a primeira posição dos resultados inferiores.
– Assim, será que realmente estamos diante da possibilidade de termos Links Patrocinados duplicados nas páginas de resultado do Google? Resta-nos aguardar por novas informações sobre esta possível atualização.
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