Que tipos de empresas devem anunciar no Google Ads?

23/08/2022 by in category Google Ads with 0 and 1
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Quais os segmentos de mercado que não podem ficar fora do Google Ads? Veja alguns segmentos com grande potencial de retorno financeiro ao anunciar no Google.

O Google Ads é um sistema de publicidade vantajoso para diversos segmentos de mercado. Empresas de variados ramos estão conseguindo aumentar suas vendas e base de clientes com a publicidade no Google.

Neste artigo, vamos destacar alguns segmentos que não podem ficar de fora do Google Ads. Se você fizer parte deste grupo e ainda não anunciou no Google, é possível que esteja perdendo oportunidades de aumentar suas vendas.

O objetivo deste artigo não é criar uma lista completa de todas os segmentos de empresas que devem anunciar no Google. Mas apresentar uma visão das principais vantagens para empresas que atuam em diferentes ramos.

tipos de empresas devem anunciar no Google

Segmentos com potencial de fidelidade

Alguns segmentos de mercado possuem um grande Valor do Tempo de Vida do Cliente (Lifetime Value). Esta métrica estima o potencial de receita e lucros gerados por um cliente no futuro.

Quando segmentos do mercado com este potencial conquistam um novo cliente, os lucros não se resumem a uma venda imediata. Na verdade, podem se estender por anos, visto que são segmentos com grande potencial de gerar lealdade.

Este segmento costuma se dar ao luxo de dar lances de CPC mais altos. Afinal, a lealdade dos clientes faz com que o retorno financeiro se estenda por muito tempo.

Saúde (dentistas e médicos)

O investimento em Links Patrocinados para divulgar clínicas médicas e dentárias oferece um grande potencial de retorno financeiro.

Quando uma pessoa inicia um tratamento médico ou dentário, em geral, isto resulta em lucros que compensam o investimento no Google Ads.

Além disso, este segmento é alimentado por indicações. Ou seja, uma pessoa pode recomendar seus serviços para amigos e parentes, aumentando a base de pacientes.

Educação (universidades e colégios)

Quando uma universidade ou colégio adquire um novo aluno, isto talvez resulte em dezenas de mensalidades.

Por isso, áreas da educação, incluindo escolas de cursos profissionalizantes, observam grande vantagem em anunciar no Google.

Áreas com serviços contratados

A contratação de serviços permite que a empresa anunciante continue recebendo do cliente, mesmo com o passar dos meses.

Por exemplo, isto acontece quando um cliente contrata um serviço de internet ou TV a cabo.

Assim, se um cliente contratar seus serviços, pode ser que você consiga mantê-lo durante anos. E isto compensa todo investimento no Google Ads.

Aluguéis

Um novo inquilino traz diversos aluguéis para uma imobiliária.

Assim, não importa se você está alugando uma casa, apartamento ou mesmo uma sala comercial, o alto valor de tempo de vida dos clientes compensa o investimento em Links Patrocinados.

Segmentos com altas margens de lucro

Pode ser que sua empresa atue em um segmento onde a margem de lucro seja bem grande. Assim, nestes casos, compensa dar lances mais altos ao anunciar no Google.

Veja alguns exemplos de segmentos com grande margem de lucro:

Equipamentos e móveis para casa e escritório

Alguns aparelhos trazem uma grande margem de lucro para a empresa.

Por exemplo, aparelhos de informática e eletrodomésticos se enquadram neste grupo. Uma empresa pode adquirir diversos computadores e servidores para uma loja ou escritório.

Também é possível alcançar estas margens com a venda de móveis para casa, como guarda-roupas, mesas e camas.

Automóveis

Vendas de carros e motos garantem uma excelente margem de lucro para a concessionária. Por isso, anunciar no Google e dar lances competitivos valem a pena.

Escritórios de advocacia

Os advogados sabem que uma única ação judicial pode resultar em milhares de reais.

Assim, os honorários tornam convidativo divulgar serviços de advocacia. De fato, sempre que os clientes pesquisarem serviços de advocacia no Google, eles podem ver os anúncios do seu escritório.

Segmentos que vendem produtos raros

Alguns produtos são difíceis de encontrar. Grande parte não está disponível nem mesmo nos maiores e-commerces. São produtos raros, alguns até estranhos.

Por exemplo: você sabia que existem pessoas que pesquisam na internet por frascos de perfume vazios? E há aqueles que procuram por papel higiênico na cor preta. Bonecos de heróis dos quadrinhos são bastante comuns; mas sabia que há bonecos de Sigmund Freud para vender na internet?

Uma das grandes vantagens de anunciar produtos incomuns é que eles costumam ter lances de CPC bem baixos.

Segmentos que vendem produtos sazonais

Alguns produtos têm grandes oscilações em sua demanda. Por exemplo, em alguns meses, a procura se mantém sem grandes picos. No entanto, em determinadas épocas do ano, as buscas aumentam de forma considerável.

Especialmente durante estes períodos é importante que as empresas tenham anúncios em destaque no Google.

Flores

O aumento da procura por flores costuma acontecer em períodos específicos do ano, por exemplo, em datas próximas ao dia das mães e dos namorados.

Além disso, há um grande aumento na demanda por flores no início de novembro, próximo ao dia de finados.

Por isso, algumas floriculturas costumam anunciar no Google durante estes períodos sazonais.

Cestas de presentes

Crescimento na busca por cestas com presentes e café da manhã também têm picos ao longo do ano. Em geral, o aumento das buscas acontece próximo do dia dos namorados.

Período de inverno

Durante o inverno, crescem as buscas por cafeterias e locais que oferecem sopas e chocolates quentes.

O frio também faz com que a coragem para lavar roupas diminua – por isso, crescem as buscas por lavanderias.

Além disso, é claro que a venda de roupas para inverno e aquecedores aumenta na estação fria do ano.

Período de verão

O verão é a época do ano mais rentável para divulgar produtos como cadeiras de praia, guarda-sóis, protetores solares e ares-condicionados.

Também é a época em que aumentam as buscas por bebidas geladas e sorvetes.

Assim, muitas empresas aproveitam a estação do verão para divulgar seus produtos no Google.

Materiais escolares

Se você possui uma loja de materiais escolares (loja física ou e-commerce), o início do ano letivo é o período mais rentável para seu negócio.

Portanto, esta é a época certa para anunciar no Google, dando lances mais competitivos para aparecer em destaque.

Sazonalidade imprevisível

São aquelas que acontecem de forma súbita, sem que seja possível prever com antecedência.

Por exemplo, imagine que a Caixa Econômica noticie que vai aumentar os valores para o programa de construção da casa própria. Isto resulta em um súbito aumento na demanda por materiais de construção. Assim, as lojas do ramo que anunciam nos Links Patrocinados estão melhores preparadas para aproveitar este aumento.

E quanto aos demais ramos e segmentos?

Como mencionamos, esta lista não é exaustiva. Mas destaca alguns dos segmentos que podem perder muitas oportunidades se não divulgarem seus produtos e serviços no Google.

Assim, independentemente do seu ramo de atuação, é bastante provável que você possa aumentar suas vendas anunciando no Google.

Mas se estiver em dúvida se esta solução de publicidade é adequada para sua empresa, entre em contato com a gente, e podemos considerar isso juntos.

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