– Embora não tenha sido formalmente noticiado pela equipe do Google, há rumores de que as extensões de produto do Google Ads estão para serem aposentadas.
– Ao que tudo indica, com a utilização da lista de produtos (PLAs), as extensões de produtos passaram a se tornar menos relevantes para o desempenho das campanhas de Links Patrocinados, o que justificaria a sua descontinuação.
– Devemos nos lembrar que os anúncios de produto estão disponíveis em dois formatos: extensões de produto e anúncios da lista de produtos. Qual a diferença básica entre eles?
– As extensões de produto permitem que informações adicionais sejam incorporadas diretamente dentro dos anúncios de Links Patrocinados, tais como os preços dos produtos.
– Já os anúncios da lista de produtos referem-se a um formato de anúncio exibido separadamente, em uma caixa exclusiva, ao lado dos resultados de pesquisa.
– Tem-se notado que os anúncios da lista de produtos tem gerado mais tráfego e leads mais qualificados para as campanhas de Links Patrocinados. Percebe-se também uma melhoria no CTR (taxa de cliques), além de um gerenciamento mais fácil, já que não há necessidade de se usar palavras-chave (a associação feita pelo Google Ads leva em consideração a pesquisa realizada pelo usuário e as informações fornecidas pelo anunciante em sua conta no Google Merchant Center).
– Embora nenhuma notificação tenha sido enviada para os anunciantes, o lançamento global do novo modelo comercial do Google Shopping, em 2012, com base na lista de produtos, talvez já tenha sido um passo dado nesta direção, ou seja, a aposentadoria das extensões de produtos. Com o lançamento das PLAs, o Google removeu as imagens das extensões de produtos, e passou a mostrar apenas uma linha de texto e o respectivo preço.
– Sem a exibição da imagem do produto, percebeu-se uma queda no CTR dos anúncios que utilizam tal extensão, evidenciando assim o potencial das imagens nos Links Patrocinados.
– Abaixo, a imagem de como eram as extensões de produto, por ocasião de seu lançamento em 2009, nos Estados Unidos, e o seu formato atual.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2549) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2620) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2620) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)