Google Manufacturer Center: Como aumentar visibilidade dos seus produtos no Google Ads

10/06/2022 by in category Google Shopping with 0 and 2
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Conheça o Manufacturer Center, uma solução que pode destacar ainda mais seus produtos na Pesquisa e no Google Shopping.

No acirrado ambiente da pesquisa online, alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora de atrair a atenção e o clique de um cliente. Assim, o Manufacturer Center pode ser a solução certa para dar maior destaque para seus produtos no Google.

Por isso, neste artigo, você vai entender o que é e como funciona esta solução de publicidade. Além disso, vamos destacar o que você precisa para começar a usar o Manufacturer Center.

O que é Manufacturer Center?

O Google Manufacturer Center é uma ferramenta gratuita voltada para fabricantes e proprietários de marcas que querem melhorar a visibilidade dos seus anúncios na Pesquisa e no Google Shopping. De fato, com esta ferramenta, você consegue dar mais destaque para o produto que está anunciando. Por exemplo, é possível fornecer imagens, descrições, vídeos, além de conteúdo em 3D e realidade aumentada (RA) que ajudam a destacar os anúncios.

Alguns recursos do Google Manufacturer Center

1. Seção “Do Fabricante”

Dar detalhes sobre os produtos que você quer anunciar vai além de escrever algumas descrições. Na verdade, imagens, vídeos e outros detalhes também ajudam a aumentar as vendas no varejo online.

Por este motivo, o Manufacturer Center permite que diversas informações relevantes do produto apareçam nos anúncios do Google Shopping. Ou seja, o cliente consegue ver estes detalhes diretamente na pesquisa, sem precisar visitar o site do fabricante.

2. Métricas de desempenho

O Google oferece insights e métricas para acompanhar o desempenho das campanhas que usam o Manufacturer Center.

Por exemplo:

  • Os termos de pesquisa que os clientes usaram.
  • Alterações significativas no desempenho e no preço.
  • Grupos de produtos com melhor desempenho.
  • Quais marcas e produtos concorrentes aparecem com mais frequências nas buscas do seu público.
  • Comparativo de impressões e cliques em relação ao seu mercado de atuação.

3. Recursos de RA e 3D

O Google Manufacturer Center possui poderosos recursos de realidade aumentada que permitem que os clientes vejam os produtos em um ambiente real.

Assim, com a RA, os clientes se sentem mais seguros em adquirir um produto. Afinal, eles conseguem visualizar o produto de todos os ângulos, além de interagir com ele no ambiente em que estiverem.

4. Insights de marcas concorrentes

Deseja saber quais são as marcas concorrentes que estão interessando seu público-alvo?

Neste caso, fique de olho nos Insights de Marcas Concorrentes do Manufacturer Center.

insights de marcas concorrentes

Por exemplo, você pode ver a porcentagem de clientes que clicaram em um produto seu e do seu concorrente. Além disso, você consegue mudar a pesquisa para analisar outras categorias de produtos.

5. Visualização prévia de anúncios do Shopping

O Manufacturer Center também oferece um painel para que você visualize como vai ficar seu anúncio do Google Shopping, ao passo que você insere mais recursos.

Visualização prévia de anúncios do Shopping

Requisitos para usar o Manufacturer Center

O Manufacturer Center está disponível somente para:

  • Proprietários de marcas
  • Fabricantes de marcas
  • Varejistas de produtos que fabricam itens e têm direitos de licenciamento.

Assim, tenha em mente que, se você é um varejista que vende produtos de outros fabricantes, você não pode participar do Manufacturer Center.

Além disso, não é permitido enviar dados que sejam classificadas como conteúdo inadequado. Por exemplo: promoções enganosas, produtos falsificados, comércio de itens de espécies ameaçadas e assim por diante.

Como configurar uma conta Manufacturer Center

O Manufacturer Center funciona por meio de upload e gerenciamento das informações de produto que você deseja exibir.

Assim, se você é um fabricante qualificado que atende aos requisitos acima, é possível começar a usar o Manufacturer Center seguindo 4 passos:

1. Criar a conta

Assim, para começar, você precisa de uma conta do Google, como um endereço de Gmail.

Em seguida, faça a inscrição no Manufacturer Center.

O Google vai te guiar durante o processo de inscrição e solicitar alguns dados como:

  • Dados comerciais.
  • Informações da marca.
  • ID da conta Merchant Center (opcional). Se você usa o Merchant Center, é possível sincronizar os dados dos produtos com o Manufacturer Center.

Em seguida, o Google vai analisar sua solicitação. O objetivo é se certificar que você realmente é um fabricante ou proprietário de marca.

2. Criar um feed de produtos

Um feed é um arquivo que contém a lista de produtos que você está anunciando e seus atributos – alguns deles são obrigatórios, como código, marca, título, GTIN, descrição e link da imagem.

Veja a lista completa de atributos.

Além disso, tenha em mente que você deve enviar o arquivo de feed no formato XML ou TSV.

3. Enviar dados dos produtos

Após criar o feed, você precisa fazer o upload dele para o Manufacturer Center.

Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  • Clique em Produtos > Feeds.
  • Em seguida, na seção “Feeds principais”, clique em +.
  • Selecione os detalhes da sua conta como país e idioma.
  • Após isso, você precisar dar um nome para o feed e escolher o método de entrada para o upload de dados:
    • Busca programada: o Google faz o download do arquivo no seu site.
    • Upload: você envia o feed via upload manual, FTP ou Google Cloud Storage.
    • API Manufacturer Center: você envia o feed de maneira programática usando a API.

4. Avaliar o status dos dados

Assim, depois de enviar o feed para o Manufacturer Center, você precisa acompanhar o status que pode ser Ativo, Pendente ou Reprovado.

Mas, em caso de reprovação, resolva os problemas que a causaram (por exemplo, informações incompletas, erros de ortografia, erros de qualidade e assim por diante).

Dê um novo destaque aos anúncios dos seus produtos!

Portanto, vemos que o Manufacturer Center ajuda a destacar os anúncios de marcas e fabricantes no Google e no Shopping.

De fato, é um poderoso recurso para quem deseja atrair a atenção dos clientes em um ambiente tão competitivo como as pesquisas online, dando mais visibilidade e relevância nos seus anúncios.

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