Cliques Inválidos – O que são? Como evitar cliques fraudulentos em seus anúncios?

28/04/2021 by in category Links Patrocinados with 0 and 1
Home > Blog > Links Patrocinados > Cliques Inválidos – O que são? Como evitar cliques fraudulentos em seus anúncios?

O que são cliques inválidos ou fraudulentos no Google Ads? O que você pode fazer caso suspeite de cliques inválidos em seus anúncios?

No Google Ads, você paga pelos cliques que recebe em seus anúncios. Nada mais justo!

Mas, alguns anunciantes se preocupam com a possibilidade de um bot ou um concorrente clicar diversas vezes em seus Links Patrocinados apenas com o objetivo de gerar gastos.

Se esta é sua preocupação, fique tranquilo! O Google possui um sistema de proteção que identifica e impede a ação dos cliques inválidos.

Neste artigo, você vai entender como isso funciona e o que você pode fazer caso desconfie que seus anúncios receberam cliques fraudulentos.

cliques inválidos e fraudulentos no google ads

O que são cliques inválidos?

Cliques inválidos são definidos como cliques acidentais ou propositais. Em alguns casos, eles têm a clara intenção de prejudicar um anunciante. Os responsáveis por estes cliques fraudulentos podem ser os seguintes:

  • Bots.
  • Cliques manuais propositais e mal-intencionados.
  • Cliques manuais acidentais, como o segundo clique de cliques duplos.

De fato, estas ações podem fazer com que os custos de uma campanha aumentem bastante, sem gerar qualquer conversão.

Por este motivo, o Google possui um sistema que permite identificar e bloquear cliques inválidos.

Portanto, vamos ver como ele funciona.

Como o Google identifica cliques inválidos?

Mas, você deve estar se perguntando: como o Google Ads diferencia um clique fraudulento de um clique válido?

Na verdade, isto é possível graças aos algoritmos inteligentes do Google e seu aprendizado de máquina.

Isto é feito em tempo real analisando o “comportamento” dos usuários.

Os algoritmos do Google conseguem fazer o seguinte:

  • Rastrear os IPs.
  • Identificar o segundo clique de um clique duplo acidental.
  • Identificar padrões esporádicos de cliques em horários parecidos que nunca geram vendas.
  • Outros filtros que ajudam a detectar ações maliciosas.

Mas, o que o Google faz quando detecta um clique inválido? Simplesmente passa a ignorar estes cliques. Desta forma, estes cliques não aparecem nos relatórios e o Google os elimina antes mesmo de fazer qualquer cobrança.

Além disso, vale lembrar que, se necessário, o Google utiliza os serviços de uma equipe de profissionais que ajudam a legitimar os cliques nos seus anúncios.

Como resolver problema de cliques inválidos em minha conta?

No entanto, não existe sistema perfeito. Pode ser que, em alguns casos raros, alguns cliques fraudulentos escapem da detecção automática do Google.

Neste caso, se você suspeita de alguma atividade, o que você pode fazer para solucionar este problema?

Você precisa acessar a página de solução deste tipo de problema do Google.

Em seguida, o Google apresenta um questionário.

cliques inválidos

Ao passo que você seleciona as opções que tenham a ver com seu problema, o Google faz outras perguntas para entender a situação e apresentar a solução.

Se o Google identificar os cliques como inválidos, você recebe um crédito em sua conta como Ajuste de Atividade Inválida.

Como diminuir ou impedir cliques inválidos?

De fato,  Google faz seu trabalho para garantir a segurança dos anunciantes.

No entanto, você pode fazer algumas coisas para proteger suas campanhas e diminuir a chance de cliques fraudulentos nos seus anúncios.

  1. Sempre monitore os visitantes em seu site acompanhando os relatórios do Google Ads e do Analytics.
  2. Evite uso de plugin não confiáveis em seu site. Afinal, eles podem atrair bots e tráfego de baixa qualidade.
  3. Monitore palavras-chave e conversões. Assim, fique de olho nas palavras que recebem muitos cliques, mas que estão com taxas de conversão abaixo do normal.

Anuncie no Google com segurança

Assim, para o Google, tão importante quanto o alto padrão de qualidade dos anúncios é a segurança dos anunciantes.

Para isso, os algoritmos do Google trabalham para impedir cliques inválidos. Também, se algum escapar, você consegue obter reembolso na sua conta.

Além disso, contratando a consultoria de uma agência Google Partners, você tem a garantia de que seus relatórios serão analisados de modo que atividades suspeitas sejam prontamente identificadas.