Pontuação de Otimização: Como obter estimativas de desempenho de campanhas no Google

06/06/2022 by in category Ferramentas, Otimização with 0 and 3
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Veja como usar esta ferramenta criada para melhorar a performance das suas campanhas.

Deseja melhorar os resultados dos seus anúncios na internet? O Google oferece ferramentas que ajudam os profissionais a não ficarem no escuro na hora de fazer ajustes para melhorar o desempenho dos anúncios. Um destes recursos é a Pontuação de Otimização.

Neste artigo, você vai conhecer como esta ferramenta funciona. Veja como ela pode te ajudar a melhorar os resultados dos seus anúncios no Google Ads.

O que é Pontuação de Otimização?

Pontuação de Otimização é uma ferramenta que aparece nas “Recomendações” do Google Ads e avalia o potencial de melhoria nas suas campanhas. Ela é personalizada para sua campanha levando em consideração suas metas, estratégias de lances e dados históricos. O Google apresenta esta pontuação no formato percentual, indo de 0% a 100% – sendo 100% o sinal de que sua campanha está atingindo o máximo do seu potencial.

Além disso, esta pontuação apresenta sugestões de melhorias que você pode aplicar ou dispensar. Portanto, se aplicar a sugestão, esta ação vai afetar a porcentagem da pontuação de otimização de imediato.

Em quais campanhas ela está disponível?

A Pontuação de Otimização está disponível para as seguintes campanhas:

  • Rede de Pesquisa
  • Rede de Display
  • Discovery
  • Google Shopping
  • Campanhas de ação em vídeo

Como funciona a Pontuação de Otimização

Assim, para verificar a qualidade das campanhas e estimar potencial de melhorias, o Google faz o seguinte:

  • Analisa o desempenho histórico da campanha.
  • Realiza simulações de lances no leilão.
  • Usa o aprendizado de máquina.

Durante a análise, o Google verifica as áreas de lances e orçamentos, palavras-chave, segmentação, anúncios e extensões.

Mas ao fazer isso, ele considera suas metas e estratégias de lances. Desta forma, ele consegue um norte para saber o que você quer e o que precisa para alcançar estas metas.

Portanto, os principais aspectos de uma campanha são cobertos nesta análise.

4 vantagens da pontuação de otimização

1. Uso de aprendizado de máquina

Um analista de Links Patrocinados não está sozinho no processo de otimização. De fato, o Google trabalha como seu colaborador.

E faz isso ajudando a identificar ações com maior potencial de melhorar a pontuação de otimização e quais soluções implementar.

2. Cálculo em tempo real

O leilão do Google é muito dinâmico, sendo que diversos sinais podem mudar em instantes.

Além disso, como o Google também analisa as configurações da campanha e o histórico de recomendações, a pontuação de otimização está em constante flutuação. Isto acontece, em especial, quando você faz grandes mudanças na sua conta.

Portanto, vale a pena ficar de olho nesta pontuação já que ela é atualizada em tempo real.

3. Aproveita melhor o tempo

Com a inteligência artificial do Google trabalhando a favor da empresa, você consegue aproveitar melhor o tempo.

Afinal, o Google analisa suas campanhas e dados dos leilões em tempo real, ao passo que apresenta sugestões para melhorar o desempenho dos anúncios.

Sem dúvida, com esta automatização, sobra mais tempo para pensar em estratégias de negócios.

4. Melhora a qualidade das campanhas

A Pontuação de Otimização está a todo momento apresentando ideias para melhorar as campanhas.

Assim, ficando de olho nesta página é possível até mesmo identificar novas palavras-chave para o Search e encontrar URLs de destino com problemas.

Por isso, é uma solução focada em crescimento e eficiência no curto e longo prazo.

No entanto, é importante priorizar as recomendações com uma pontuação maior. Assim, você investe mais tempo nas mudanças que podem trazer maior impacto sobre os resultados.

Cuidado: a pontuação de otimização pode falhar

No entanto, apesar das melhores intenções do Google Ads, o fator humano é essencial na análise e decisão final. Afinal, é possível que as recomendações da pontuação de otimização não estejam alinhadas com os objetivos da empresa.

De fato, a capacidade de reconhecer quando uma recomendação não vai ser boa para as campanhas é uma qualidade adquirida com o tempo.

Por isso, é importante dispensar uma recomendação da pontuação que não faz sentido para seu negócio. Afinal, isto funciona como feedback para o Google aprender sobre suas metas.

Mas, esteja certo: quando um profissional experiente se une às sugestões e recomendações do aprendizado de máquina do Google, quem sai ganhando é a sua empresa.

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