Compreendendo os Status de Uma Campanha no Google Ads

03/03/2023 by in category Campanhas e Campanhas Avançadas, Links Patrocinados with 0 and 2
Home > Blog > Campanhas e Campanhas Avançadas > Compreendendo os Status de Uma Campanha no Google Ads

Quais são os status de uma campanha de Links Patrocinados e dos grupos de anúncios? O que cada um deles quer dizer?

No Google Ads, os status servem para mostrar se uma campanha está ativa ou não. Caso não esteja, por meio do status você consegue descobrir os motivos.

Portanto, neste artigo, você vai conhecer todos os status das campanhas e dos grupos de anúncios e o significado de cada um deles.

Quais são os status de campanhas do Google Ads

1. Qualificada

Talvez o mais simples e tranquilizador de todos, o status Qualificada significa que a campanha está ativa. Em outras palavras, significa que ela está qualificada para exibir os anúncios que fazem parte dela.

Portanto, para saber se a campanha está ativa, basta verificar se ela exibe o status Qualificada.

2. Qualificada (limitada)

Este status indica que a campanha está ativa. No entanto, ela está limitada por causa de restrições no orçamento.

Neste caso, os anúncios aparecem, porém, com uma regularidade menor do que poderiam alcançar. O Google Ads faz isso para impedir que seu orçamento acabe muito rápido.

3. Não Qualificada

O status Não Qualificada indica que a campanha não possui grupos de anúncios.

Outra razão para este status é quando você pausa ou exclui todos os grupos, anúncios ou palavras-chave.

Assim, por falta de elementos, a campanha não consegue entrar em atividade.

4. Pausada

Este status de campanha indica que você tomou a iniciativa de pausar sua campanha. Quando isso acontece, todos os anúncios que fazem parte desta campanha deixam de aparecer no Google Ads.

5. Removida

O Google não remove campanhas. Portanto, se por acaso se deparar com este status é porque você mesmo a excluiu. Nenhum dos anúncios que fazem parte de uma campanha Removida aparecem.

Vale destacar que remover uma campanha é um caminho sem volta. Assim, ela é removida de forma permanente.

6. Pendente

O que significa campanha pendente no Google Ads?

O status de campanha Pendente significa que ela está agendada para rodar em uma data futura. Até lá, uma campanha pendente não exibe qualquer anúncio.

No entanto, se você quer que a campanha comece a exibir anúncios imediatamente, é necessário alterar a data de início dela.

7. Finalizada

Ao criar uma campanha de Links Patrocinados é possível definir uma data de término. Quando este prazo vence, a campanha passa de forma automática para o status Finalizada e deixa de exibir os anúncios que fazem parte dela.

É possível alterar a data de término de uma campanha a qualquer momento, ainda que ela já esteja finalizada.

8. Em aprendizado

O que significa campanha em aprendizado? Uma campanha entra em aprendizado quando você realiza uma alteração significativa como, por exemplo, quando começa a utilizar uma estratégia de lance inteligente. Para usar inteligência a fim de performar melhor, o Google Ads precisa aprender o padrão do público comprador.

Durante este período que pode levar uma semana, a campanha está em processo de aprendizado.

Como verificar os status das campanhas

De fato, é muito fácil encontrar os status das suas campanhas.

Para isso, acesse sua conta no Google Ads e clique em Campanhas, na coluna da esquerda.

Em seguida, basta localizar a coluna status.

encontrar status campanhas

Status dos grupos de anúncios

Alguns dos status dos grupos de anúncios são os mesmos das campanhas. Por exemplo, existem os status Qualificado, Não Qualificado, Pausado e Removido.

Mas, os grupos de anúncios possuem o status Incompleto.

Incompleto indica que está faltando algum item essencial para o grupo de anúncios funcionar. Por exemplo, pode ser que você não tenha adicionado palavras-chave ou anúncios.

Assim, caso se depare com o status Incompleto, você precisa dar atenção para adicionar os itens que faltam para os anúncios rodarem normalmente.

Para verificar o status do grupo de anúncios, clique em Grupo de Anúncios na coluna à esquerda. Em seguida, analise a coluna status.

Concluindo

Portanto, gerenciar uma campanha da forma certa passa pela obrigação de verificar os status das campanhas.

De fato, os status das campanhas mostram se há problemas.

Além disso, oferecem a oportunidade de você ter total controle sobre suas campanhas, passo essencial para ter resultados ao anunciar seu site no Google.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso