Quando criar nova campanha ou um novo grupo de anúncios no Google Ads?

28/10/2021 by in category Campanhas e Campanhas Avançadas, Links Patrocinados with 0 and 2
Home > Blog > Campanhas e Campanhas Avançadas > Quando criar nova campanha ou um novo grupo de anúncios no Google Ads?

Quando criar uma nova campanha ou um novo grupo de anúncios no Google Ads? Confira as diversas situações em que vai precisar tomar esta decisão e o que fazer.

Ao passo que consegue bons resultados com anúncios no Google Ads, é provável que você queira expandir suas campanhas.

Por exemplo, imagine que uma pequena indústria de doces tenha uma campanha para divulgar bolos de casamento. Mas agora ela quer divulgar cestas matinais. Neste caso, surge uma pergunta: o ideal é criar uma campanha ou um grupo de anúncios?

Outra situação: você tem um produto e as pessoas usam diferentes palavras-chave para pesquisá-lo. Faz sentido separar essas diferentes formas de buscar seus produtos por campanhas? Ou é melhor separar por grupos de anúncios?

Vamos analisar cada uma destas situações.

Criar nova campanha ou novo grupo de anúncios?

1. Quando começo a anunciar um produto diferente

Neste caso, o ideal é criar uma nova campanha.

Lembre-se disso: você deve ter um produto ou serviço para cada campanha.

Por exemplo, aquela indústria de doces anuncia bolos de casamento no Google. Mas ela expande seus negócios e começa a fazer cestas matinais.

Neste caso, o ideal é que esta empresa crie uma nova campanha para cestas matinais.

Desta forma, ela consegue personalizar melhor as extensões de anúncios, além de definir um orçamento diário e lances diferentes para cada um destes produtos.

2. Quando os clientes pesquisam o mesmo produto de formas diferentes

Em geral, quando você tem um produto e diferentes formas de pesquisá-lo, o ideal é criar grupos de anúncios diferentes. Ou seja, um grupo de anúncios para cada forma que as pessoas pesquisam seus produtos.

Por exemplo:

  • Grupo de anúncios 1: “cestas matinais”
  • Grupo de anúncios 2: “cestas de café da manhã”

Mas talvez possamos abrir uma exceção aqui. Quando você tem um grande volume de buscas para cada uma destas palavras, pode ser que você prefira colocá-las em diferentes campanhas. Por quê?

Se elas estiverem dentro da mesma campanha, o orçamento vai ser distribuído de forma igual entre elas. Mas, se o volume de buscas for muito grande, talvez seja melhor colocar estas palavras em campanhas diferentes.

Assim, você consegue controlar melhor o orçamento de cada uma destas palavras. Afinal, talvez a taxa de conversão entre elas seja muito diferente e você prefira alocar um orçamento menor para a palavra-chave que converte menos.

Uma outra situação é quando você percebe que as diferentes formas de pesquisar por um produto tem a ver com a localização geográfica. Com campanhas diferentes, você consegue segmentar locais diferentes.

Quando criar uma nova campanha?

Portanto, considere criar uma campanha sempre que:

  • Anunciar um produto diferente.
  • Quiser definir um orçamento diário específico para uma ou mais palavras-chave.
  • Quiser segmentar um local geográfico distinto para um termo de busca.
  • Precisar de datas de exibição diferentes (produtos anunciados em épocas específicas do ano devem estar em campanhas próprias).
  • Veicular campanhas em redes diferentes (por exemplo, rede de pesquisa e Rede de Display).

Quando criar um novo grupo de anúncios?

E considere criar um novo grupo de anúncios quando:

  • Quiser agrupar palavras-chave, fazendo correspondência entre elas e apontando para um anúncio semelhante.
  • Quiser agrupar produtos semelhantes em subcategorias. Por exemplo, numa campanha para Bolos, você pode ter grupos de anúncios voltados para Bolos Para Casamento, Bolos Para Festa, e assim por diante.

Novo grupo ou nova campanha: a importância desta questão

Considerando as dicas acima, fica mais fácil definir quando criar uma campanha ou um grupo de anúncios.

Na verdade, este assunto é muito importante. De fato, campanhas bem organizadas pagam menos, facilitam a gestão dos anúncios, além de te dar mais controle sobre o que exibir e quando exibir.

Por isso, analise com bastante cuidado os pontos que mencionamos acima. Escolher criar uma campanha ou um grupo de anúncios é uma decisão que pode afetar diretamente os resultados do seu marketing digital no Google Ads.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso