– Estar em primeiro lugar nos resultados do Google Ads é o objetivo da vasta maioria de anunciantes em Links Patrocinados. Mas quando um anunciante se aprofunda no tema, especialmente no caso de agências 100% focada em Links Patrocinados, questões subjacentes referentes ao comportamento dos usuários começam a surgir. E as respostas costumam ser tão complexas, que nem mesmo uma profunda pesquisa no Google o ajudará a encontrá-las. Na maioria dos casos, apenas a experiência pode lhe ajudar.
– Por exemplo, vamos considerar uma determinada pesquisa em que haja três anúncios patrocinados nos resultados. Será que o tráfego que um website recebe estando na primeira posição dos resultados, será sempre maior do que estando na segunda ou terceira posição?
– A resposta a esta pergunta varia de acordo com o ramo do negócio. Isto porque negócios diferentes possuem públicos diferentes. E o comportamento on-line de cada público é variado. Há públicos que leem dois ou três Links Patrocinados antes de clicar naquele que mais parece se adequar a sua busca. E há aqueles que clicam impulsivamente no primeiro resultado. Tendo colocado esta breve situação, vamos considerar o seguinte:
– Se alguém clica impulsivamente no primeiro resultado, quase sem ler este e os demais Links Patrocinados, dificilmente gerará alguma conversão. Não se trata de um clique de qualidade, como todos nós esperamos. Conseguir um clique por impulso não é tão difícil. Mas conversões por impulso são muito mais raras. É provável que este mesmo usuário voltará aos resultados da busca, e verificará outros anúncios antes de se decidir.
– Por outro lado, há um público mais metódico, que avalia os Links Patrocinados antes de dar o primeiro (e talvez, único) clique. Este público talvez leia o primeiro anúncio, depois o segundo, e finalmente o terceiro. E só após isso, decide o seu clique.
– Analisando os dois exemplos acima, podemos concluir: quem clica no primeiro anúncio, TALVEZ, clica por impulso. Quem clica no terceiro Link Patrocinado, TALVEZ, clica após considerar o primeiro e o segundo. Numa análise fria desta situação, surge a pergunta: qual das posições tem maior probabilidade de receber cliques de qualidade?
– Claro que se trata de uma situação hipotética. Alguém pode muito bem clicar no primeiro anúncio após ler todos os outros três. Por isso a necessidade de conhecer bem seu público e o comportamento deste, na internet. Não existe um padrão que se aplica a todos os públicos. Ainda assim, não podemos subestimar o poder do conceito. Há anunciantes que preferem ficar na segunda ou terceira posição dos resultados do Google Ads, concluindo que a taxa de conversão ali é bem maior. É este o seu caso?
– E a melhor forma de se avaliar isto é exatamente por meio da taxa de conversão. Caso tenha a experiência de posicionar seu Link Patrocinado nos primeiros resultados, avalie qual deles lhe traz maior retorno. De qualquer forma, é preciso trabalhar para estar entre os primeiros resultados. Do contrário, dependendo da concorrência, seu anúncio pode nem sequer ser visto.
– O que pode dificultar esta análise de posição versus clique de qualidade é a própria dinâmica do negócio, e também do comportamento do usuário. O universo on-line é muito oscilante. Dados precisos nem sempre estão disponíveis e, quando estão, podem ter vida curta. Nestas horas, o feeling do gestor de Links Patrocinados é determinante.
– Independentemente da posição do anúncio, uma coisa é certa: para gerar conversões, o anúncio e as Páginas de Destino precisam ser relevantes, de qualidade. Isto é o mínimo que se espera de uma campanha de Links Patrocinados eficiente.
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