– Otimizar uma campanha de Links Patrocinados significa aperfeiçoá-la com o passar do tempo, removendo o indesejado e acrescentando o relevante. Tudo em uma campanha do Google Ads é passível de otimização, desde a escolha de palavras-chave até detalhes em uma Página de Destino.
– Quando falamos em otimizar as palavras-chave significa que você deve sempre avaliar as palavras que estão lhe trazendo resultados e, talvez, investir mais tempo e dinheiro nelas. Ao mesmo tempo, aquelas que não estão lhe dando o retorno esperado talvez devam ser deixadas de lado. Mas o que isso significa? No caso das palavras que não estão trazendo benefícios para suas campanhas, o correto seria excluí-las? Ou seria melhor simplesmente pausá-las?
– Resumidamente, podemos responder que sim, faz diferença. E por que podemos chegar a esta conclusão? Porque uma palavra-chave, mesmo quando pausada, continua influenciando o Índice de Qualidade de toda a conta.
– O sistema do Google Ads possui um sistema que vai além de avaliar o que está em execução em uma conta. Uma vez que você comprou uma palavra-chave e esta passou a acionar seus Links Patrocinados, esta palavra tornou-se figura atuante na formação do Índice de Qualidade, quer para seu aumento, quer para sua queda. Quando você pausa esta palavra-chave, o Google Ads continua encarando-a como um fator determinante. Para o Google, a palavra-chave pausada é como um ator que saiu de cena, mas que voltará no ato seguinte. E como diz o dicionário, uma Pausa é “uma interrupção temporária de uma ação”. Assim, o Google Ads não ignora a palavra como se ela não mais fizesse parte do todo. Ela apenas foi pausada. Para o Google, isto significa que em breve, ela voltará.
– Assim, temos duas situações. Digamos que você tenha comprado a palavra-chave “Tênis Dia dos Pais”. Esta palavra lhe traz um bom retorno, e seu Índice de Qualidade é beneficiado por ela. Mas, uma vez que o dia festivo fica para trás, você não tem mais porque usá-la (não até o próximo ano). Neste caso, você pode decidir pausar a palavra-chave. Visto que ela teve um bom resultado, pausá-la vai permitir que ela continue influenciando sua conta, contribuindo para o aumento do seu Índice de Qualidade.
– Este tipo de ação tem o seu lado ruim: dependendo do número de palavras-chave pausadas, você pode começar a enfrentar dificuldades em organizá-las. Imagine uma conta com centenas de palavras-chave ativas, e outras centenas pausadas.
– Uma outra situação é quando você usa uma palavra-chave e ela não lhe traz bons resultados, tendo um baixo Índice de Qualidade. Neste caso, mesmo que você não tenha certeza se irá usá-la novamente, num futuro próximo, o recomendável é excluir. Desta forma, você impedirá o Google Ads de vistoriar diversas palavra ruins, e aplicar a regra para sua conta, prejudicando a qualidade da mesma.
– Devo pausar ou excluir uma palavra-chave que não uso mais? Como vimos, isto dependerá de uma série de fatores. A decisão final precisa ser acertada para não prejudicar o Índice de Qualidade de suas conta no Google Ads.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2433) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2508) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2508) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)