– A realização de testes em anúncios de Links Patrocinados é uma das boas práticas que todo anunciante precisa realizar, ao divulgar seu site na internet. Isto abre uma oportunidade para melhorar o Índice de Qualidade e galgar algumas posições nos resultados das pesquisas. Quando possuímos contas pequenas, com apenas algumas dezenas de anúncios, a gestão dos testes é bastante simples.
– O problema começa quando o número de anúncios começa a se multiplicar, atingindo várias centenas (ou mesmo milhares) de Links Patrocinados. O fato de se possuir um número expressivo de anúncios não isenta da necessidade de testá-los – uma obrigatoriedade para quem está sempre procurando otimizar suas campanhas).
– Mas como é possível testar centenas de anúncios? O que o consultor de Links Patrocinados precisa levar em conta ao criar sua rotina de testes ao veicular tantos anúncios no Google Ads?
– Ao testar os anúncios é preciso avaliar o que se espera de cada um deles.
– Por exemplo, pode ser que algumas palavras-chave de um determinado grupo de anúncios tem como principal objetivo potencializar o branding da empresa. Outras palavras-chave, por outro lado, podem ter um foco bem definido nas vendas. Os testes precisam levar isso em consideração.
– Ou seja, trata-se de definir o que se espera de cada palavra-chave e de cada anúncio, em termos de conversão, antes de inicializar o processo de testes e otimização.
– Ao qualificar os grupos de anúncios, documente seus dados como referência. Eles precisam estar acessíveis para quando você precisar comparar os valores obtidos com as mudanças.
– Para facilitar o processo de organização, considere utilizar os marcadores (ou rótulos) do Google Ads.
– Uma das primeiras tarefas a ser realizada envolve a criação de um cronograma. Se a organização, por si só, já integra as boas práticas de quem gerencia algumas dezenas de anúncios, muito mais importante é quando estes anúncios ascendem aos milhares.
– Portanto, um cronograma precisa ser colocado por escrito – isto possibilitará que você tenha certeza de que cada anúncio recebam a merecida atenção, e tudo isso no seu devido tempo. É verdade que termos mais caros e que oferecem maiores possibilidades de retorno acabam recebendo uma atenção primordial do consultor de Links Patrocinados. No entanto, o desempenho das outras centenas de anúncios não pode ficar entregue ao acaso.
– O tempo de execução dos testes também precisa ser definido no cronograma. É preciso considerar isto de tal forma que sua conta tenha o tempo necessário para recolher o conjunto de dados suficientes. Um cronograma o ajudará a manter olhos atentos em todos os anúncios, não deixando ninguém de fora.
– Alguns anunciantes preferem deixar este trabalho para o Google Ads, configurando seus Links Patrocinados na rotação de anúncios para que sejam exibidos segundo a opção padrão: Otimizar Para Conversão. Trata-se de um recurso interessante, especialmente para aqueles que tem pouco tempo para se dedicar às suas campanhas.
– No entanto, mesmo nesta opção, anúncios com menor índice de relevância também são ocasionalmente veiculados. Em termos de otimização, o ideal seria alterar e testar anúncios pouco eficientes e, em casos frequentes de má qualificação, impedir que fossem novamente veiculados.
– Em meio a uma quantidade gigantesca de informações, é desanimador quando o anunciante olha para os dados e se perde em meio a tantos números. Para facilitar o processo de gestão, utilize tabelas dinâmicas no Excel para combinar conjuntos de dados e interpretá-los. É um passo importante para conseguir extrair rapidamente informações significativas de suas campanhas. Quanto mais intuitivo e simplificado for o processo, mais fácil será tomar a iniciativa de realizar os testes de forma regular.
– Todos os testes que são realizados carregam em si um potencial: aumentar o número de cliques e conversões dos seus anúncios. De modo que podemos classificar os testes dos Links Patrocinados como sinônimos de maiores lucros para a empresa.
– Se estamos falando em centenas ou milhares de anúncios, então, esta verdade passa a ser ainda mais impactante e atraente. Tendo isso em mente fará com que tais testes não sejam uma atividade ocasional, mas que façam parte de uma gestão contínua dos seus anúncios no Google Ads.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (106) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2447) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2521) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2521) Vídeo Marketing (66) YouTube (81)