– Houve uma época em que previsões sobre o cenário publicitário eram mais fáceis de serem feitas (e devidamente acertadas). Com movimentos lentos e discretos, o marketing se expandia de uma forma bem mais tranquila e previsível do que em nossos dias.
– No século 21, porém, a evolução do tecnologia é tão explosiva que se torna praticamente impossível saber onde estará o marketing digital dentro de alguns poucos anos.
– No entanto, no tocante ao ano de 2014, quais são as previsões para o investimento em publicidade online esperado? Além disso, que desempenho é esperado para os Links Patrocinados até 2016?
– Institutos de pesquisa divulgaram estudos que apontam algumas projeções dos investimentos publicitários em todo o globo para o ano de 2014, e o crescimento médio até 2016. Por exemplo, o ZenithOptimedia, conforme divulgado pela TechCrunch, prevê que as empresas irão investir cerca de 121 bilhões de dólares na publicidade online durante o ano de 2014. O crescimento mundial sobre 2013, segundo as projeções, será de 5,5%.
– Dois tipos de publicidade que provavelmente irão se expandir neste ano é a exibição de anúncios em dispositivos móveis e na rede de display, incluindo anúncios em mídias sociais. No entanto, os Links Patrocinados exibidos em redes de pesquisa ainda devem ser os vencedores em 2014, chegando a ultrapassar os 55 bilhões de dólares, em todo o mundo. Gastos com anúncios exibidos em rede de display devem chegar a 51 bilhões de dólares.
– Embora se espera o constante crescimento da publicidade móvel, este segmento do marketing digital ainda é pequeno comparado com o todo. Em 2013, os gastos com publicidade móvel representaram 2,7% do investimento global; em 2016, espera-se que este número cresça para 7,6%. O mobile continuará crescendo durante este período de poucos anos, e deve se tornar a quarta maior média do mundo em gastos publicitários.
– Ainda com relação ao ano de 2016, o crescimento médio da publicidade online dos Links Patrocinados esperado até lá deve ser de aproximadamente 16% por ano. Precisamente, em relação à publicidade dos banners na rede de display, o crescimento deve ser de 21% ao ano.
– Os próximos meses e anos validarão (ou não) as previsões apontadas pelos institutos de pesquisa. Independentemente destes números serem precisos, o fato indiscutível é que a publicidade online dos Links Patrocinados continuará a crescer, nos diversos dispositivos e segmentos. Com a concorrência acirrada, cada vez mais será necessário uma gestão criativa e responsável dos anúncios, sempre focada em resultados, para que as empresas continuem a obter lucros sobre seus investimentos.
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