Por que acompanhar e avaliar as ações dos clientes que usam seu app?

06/04/2022 by in category Mobile with 0 and 2
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Por que você precisa acompanhar as ações dos clientes depois de baixar seu app? Entenda os motivos e as principais soluções para isso.

Suas ações de mobile marketing são eficientes? Depois que você usa os anúncios do Google Ads para estimular as pessoas a baixarem seus apps, o que acontece? Como elas se envolvem com o aplicativo?

Neste artigo, você vai entender porque é importante acompanhar as ações de conversão ao anunciar aplicativos no Google. Além disso, vamos falar sobre os métodos para fazer este acompanhamento.

Por que acompanhar conversões em aplicativos?

Se você anuncia aplicativos Android ou iOS no Google, é importante utilizar o acompanhamento de conversões. Há pelo menos duas vantagens nisso:

Em primeiro lugar, para que você saiba se suas ações de marketing trazem o retorno esperado, ou seja, lucros para sua empresa. Isto inclui saber as ações dos clientes em seu aplicativo.

Em segundo lugar, acompanhar as ações de clientes permite identificar comportamentos. Isto, por sua vez, ajuda a desenvolver estratégias de marketing para encontrar outros clientes semelhantes.

Que ações de conversões em aplicativos é possível acompanhar?

  • Instalações: acompanha quantas pessoas fizeram download do aplicativo depois de clicar no seu anúncio.
  • 1º acesso: acompanhando esta ação de conversão, você consegue ver quando o cliente abre o seu app pela 1ª vez depois da instalação.
  • Ações no app: permite acompanhar ações no aplicativo, por exemplo, compras no app e outros eventos personalizados.

Métodos para acompanhar conversões em aplicativos

1. Google Play

O acompanhamento de conversões de aplicativos do Google Play permite acompanhar quantas instalações aconteceram e as ações dentro do app.

Para isso é necessário ter:

  • Um aplicativo Android.
  • Uma conta de desenvolvedor do Google Play conectada ao Google Ads.

As conversões de instalação no Google Play são acompanhadas de forma automática. Ou seja, você não precisa adicionar nenhum código de acompanhamento.

2. Firebase

O Firebase é uma poderosa solução para acompanhar conversões em apps.

Com ela, é possível rastrear cada passo que o cliente faz no aplicativo, desde primeira abertura até compra no app.

Por exemplo, pense em um aplicativo de reservas de viagem. Você pode configurar os eventos para que sejam acionados em diversas situações, tais como as seguintes:

  • O cliente visualiza as listas de ofertas.
  • Inicia o processo de check-out.
  • Insere dados sobre faturamento.
  • Conclui a operação.

Vale destacar que cada passo do cliente no app é uma conversão. E estas ações ajudam o Google a encontrar outros clientes que tenham um comportamento semelhante.

Assim, não importa qual seja o seu ramo de atuação, você pode definir eventos personalizados no Firebase.

3. Provedor de análise de aplicativos de terceiros

Você também pode acompanhar as ações de conversão em aplicativos por meio da análise terceirizada, como Adjust e AppsFlyer.

Além disso, é importante destacar que você pode importar estes dados de análise terceirizada para o Google Ads.

Janela de conversão em aplicativos

Sem dúvida, o cliente precisa de um tempo até concluir a ação que você espera dele, e isso pode acontecer em algumas horas ou vários dias.

Por isso, ao definir uma ação de conversão, você também precisa escolher um período para o evento. Esta janela indica quanto tempo depois do clique no anúncio você quer acompanhar as conversões.

Assim, leve em consideração que a janela pode durar de 1 semana a 90 dias.

Valor da conversão em apps

É bem possível que você ofereça produtos de vários preços em seu aplicativo. De fato, ao acompanhar as ações de conversão em apps, é preciso levar em conta estas diferenças.

Você consegue isso com o valor dinâmico. Assim, com este recurso você determina valores para cada conversão em seu app. Desta forma, é possível ter uma visão mais precisa sobre o ROI.

Fique de olho nas ações de conversão do seu app!

Portanto, ao anunciar aplicativos no Google, não se contente em simplesmente exibir os Links Patrocinados para pessoas interessadas ou observar apenas quantas pessoas instalaram o app.

De fato, com uma consultoria em mobile marketing, você pode acompanhar como seus clientes utilizam seu app.

Assim, é possível encontrar pessoas semelhantes para exibir seus anúncios, aumentando o número de downloads e outras ações valiosas em seu aplicativo.

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