Links diretos do Google Ads: O que são e quando utilizá-los?

24/02/2022 by in category Mobile with 0 and 2
Home > Blog > Mobile > Links diretos do Google Ads: O que são e quando utilizá-los?

Links Diretos são links personalizados que levam os clientes para páginas específicas do seu aplicativo. Saiba mais sobre este recurso.

Ao anunciar aplicativos no Google, você pode enviar os clientes para uma página do seu site ou do app no Google Play. Mas o que acha de enviar os clientes para uma página específica do próprio aplicativo?

Para conseguir isso, você precisa dos Links Diretos.

Neste artigo, você vai ver tudo o que precisa saber sobre os links diretos do Google Ads.

O que são links diretos?

Links diretos é um tipo de URL de destino. Porém, em vez de enviar a pessoa para um site, os links diretos redirecionam os clientes para a página inicial do aplicativo ou para uma página específica dele. Você pode usar links diretos para divulgar uma oferta para clientes que costumam usar o app. Por outro lado, também pode usá-los para trazer de volta aquele usuário que há meses não acessa o aplicativo.

Os links diretos são usados em diversas campanhas: anúncios de engajamento de aplicativos, remarketing dinâmicos para apps, além dos tradicionais anúncios do Search, Rede de Display e Google Shopping.

Neste tipo de link, o desenvolvedor que anuncia seus aplicativos no Google tem duas opções:

  • Criar um link que apenas abre o app do seu cliente.
  • Direcionar o cliente diretamente para uma página específica do aplicativo.

3 tipos de links diretos

Existem 3 tipos de links diretos:

  • Links do app para Android: usam suas URLs http já existentes. No entanto, se a pessoa que clicou no anúncio não tiver o app instalado, ela é direcionada para seu site.
  • Links universais para iOS: também usam as URLs http já existentes. Mas, caso a pessoa que clicou no anúncio não tiver o app instalado, ela é direcionada para seu site.
  • Esquemas personalizados: você cria URLs personalizadas para direcionar os clientes para páginas específicas do app. Estes esquemas são mais fáceis de serem criados. No entanto, se a pessoa não tiver o app instalado, ela vai ver uma página de erro. Este tipo de link direto funciona para Android e iOS.

O que ter em mente ao criar links diretos

É preciso ter em mente que não é possível criar links diretos de forma automática. Além disso, eles funcionam de formas diferentes em aplicativos Android e iOS.

Portanto, é necessário que os desenvolvedores façam alguns ajustes para que você possa anunciar aplicativos usando links diretos. Isto inclui adicionar um arquivo JSON para que as pessoas sejam encaminhadas para o aplicativo após clicar no anúncio.

Além disso, durante o processo de configuração é preciso utilizar um esquema e um caminho.

  • Esquema: elemento do link direto que identifica qual aplicativo o sistema deve carregar.
  • Caminho: página do aplicativo para a qual a pessoa vai visitar após clicar no anúncio.

Veja mais informações sobre configurar links diretos no Android
Veja mais informações sobre configurar links diretos no iOS

O que é Hub de publicidade para apps

O Google Ads possui um hub para você gerenciar seus links diretos, incluindo analisar o potencial de desempenho deles.

Para acessar este recurso, clique em Ferramentas e configurações > Planejamento > Hub de publicidade para apps.

Neste hub, você encontra duas ferramentas:

1. Validador de link direto

Esta é a ferramenta para você validar seus links diretos, garantindo que eles estejam funcionando corretamente.

De fato, com esta ferramenta você pode validar todo o aplicativo e gerar um relatório sobre todos os links diretos existentes.

Por outro lado, também é possível validar somente um link específico e verificar se ele está funcionando.

Para isso, basta selecionar o app e escolher entre Validar um link direto ou Validar todos os links diretos. Depois, basta clicar em Validar.

validador de links diretos

Assim, caso algum link não estiver funcionando, o relatório do Validador de Link Direto vai mostrar isso.

2. Calculadora de impacto de links diretos

Esta calculadora mostra uma lista com todas as URLs que você deveria considerar para utilizar como links diretos.

Além disso, a calculadora de impacto mostra as oportunidades que você está perdendo ao não utilizar os links diretos. Por exemplo, você pode ver quantas conversões conseguiria se usasse links diretos.

calculadora de impacto de links diretos

A calculadora também mostra quantas pessoas acessam páginas específicas do seu app a partir dos links diretos e quantas acessam uma página de destino no seu site.

De fato, isto ajuda a entender o impacto que os links diretos têm sobre a campanha para divulgar seu aplicativo.

Concluindo

Como vimos, os links diretos ajudam os clientes a ter uma experiência melhor.

No entanto, criar links diretos é apenas parte do complexo processo de gerenciar campanhas de Links Patrocinados de aplicativos.

De fato, também é necessário verificar continuamente as conversões de acompanhamento.

Desta forma, você consegue monitorar o desempenho dos seus anúncios, bem como estabelecer uma base para otimizar as campanhas.

Clinks ®️ | Google Ads | Google Partner

Trabalhe conosco

Política de privacidade e termos de uso