Como saber se meu anúncio no Google Ads precisa ser revisado?

13/05/2022 by in category Anúncios, Otimização with 0 and 2
Home > Blog > Anúncios > Como saber se meu anúncio no Google Ads precisa ser revisado?

Por que o texto de um anúncio bem escrito precisa ser revisado? Descubra se seus anúncios estão precisando de uma revisão.

Depois de colocar uma campanha de Links Patrocinados para rodar, você começa a acompanhar os resultados: impressões, cliques e conversões. E pode ser que esteja gostando dos números!

Mas, será que este é o momento certo para cruzar os braços e deixar tudo no piloto automático? Não.

Neste artigo, entenda porque é necessário revisar campanhas e anúncios de forma regular.

A importância de um anúncio bem escrito

Imagine um cliente pesquisando um produto no Google. Ao digitar o termo na busca, ele vê um anúncio.

O texto deste anúncio é o primeiro contato que ele tem com sua empresa. Portanto, este texto precisa corresponder exatamente ao que ele espera.

De fato, um texto bem escrito atrai a atenção dos clientes em potencial, levando-os a clicar no anúncio. Portanto, o texto de um anúncio é essencial para o sucesso de qualquer estratégia publicitária.

Mas, é importante lembrar que você tem apenas alguns poucos segundos para atrair a atenção do cliente quando ele visualizar seu anúncio. Portanto, quanto mais clara e atraente for a mensagem, mais fácil para você obter bons resultados.

6 motivos para atualizar anúncios e campanhas com frequência

1. O desempenho oscila

Pode ser que sua campanha esteja dando bons resultados. Mas com o passar do tempo, esta situação pode mudar. Ou seja, com o passar dos dias e semanas, você começa a perceber que seu anúncio já não traz mais os mesmos resultados de antes.

Diversos fatores podem contribuir esta mudança, conforme veremos em mais detalhes a seguir.

2. Mudanças nos hábitos de pesquisa

A maneira como as pessoas pesquisam mudam com o passar do tempo. E isto pode alterar palavras-chave, horários e dispositivos.

De fato, até mesmo a tecnologia que as pessoas usam pode afetar as palavras que usam em uma pesquisa.

Por exemplo, imagine uma pessoa que faz uma busca digitando no computador ou usando a voz em um celular. Muito provavelmente, as palavras que ela usa são bem diferentes dependendo do dispositivo utilizado.

Por isso, você precisa sempre revisar os textos dos seus anúncios para garantir que eles correspondam ao que os clientes estão pesquisando.

3. Lançamento de novos recursos

O Google Ads traz dezenas de novidades todos os anos. Assim, mudanças nos recursos exigem revisões de anúncios.

Por exemplo, se surgir uma nova extensão de anúncio, você deve revisar os Links Patrocinados para verificar se é possível aplicar esta novidade neles e se isto é vantajoso.

4. Potencial de otimização

Além disso, o fato de você ter um bom desempenho não significa que você atingiu o potencial máximo com seus Links Patrocinados.

De fato, revisar seus anúncios com regularidade pode melhorar os resultados que você tem ao anunciar na internet.

5. Mudanças no que você oferece

Outro motivo que pode justificar uma revisão nos textos dos anúncios são alterações no produto, serviço ou na empresa.

Por exemplo, pode ser que sua empresa foi recentemente certificada dentro de sua indústria. Assim, revisar o anúncio para incluir esta nova informação pode melhorar o desempenho dele.

Outro exemplo são ofertas que já expiraram. É preciso revisar os anúncios para garantir que você não esteja divulgando uma oferta que não existe mais.

6. Necessidade de acompanhar a concorrência

Você talvez esteja satisfeito com o desempenho dos seus anúncios.

Mas, pode ser que, neste exato momento, seus concorrentes estejam otimizando os anúncios. Em outras palavras, isto significa que eles talvez estejam testando novos recursos, reescrevendo títulos e linhas de descrição, adicionando extensões e fazendo ajustes no orçamento. Pode até ser que eles tenham contratado uma agência certificada Google Partner.

De fato, esta evolução pode colocar os anúncios deles em melhor posição do que os de sua empresa.

Como descobrir se o anúncio precisa ser atualizado?

Para saber se um anúncio precisa ser atualizado, basta analisar o desempenho dele ao longo do tempo.

Aquele anúncio que costumava atrair cliques e conversões está sendo ignorado pelo seu público? Neste caso, talvez seja a hora de revisar anúncios e outras configurações.

Evidentemente, ao comparar o desempenho do anúncio com períodos anteriores, leve em consideração fatores como sazonalidade.

Além disso, de acordo com o que vimos, o fator tempo de ser levado em consideração. Ou seja, sempre considere colocar as revisões de anúncios em uma lista de tarefas regulares.

A necessidade de testes frequentes

Uma alteração no texto do anúncio não provoca alterações imediatas nos resultados. Você precisa dar tempo para avaliar como mudanças na mensagem, palavras-chave e chamadas à ação impactam os números.

Além disso, lembre-se de que você provavelmente precisa realizar diversos testes até alcançar o melhor desempenho. Por meio de testes A/B, avalie como pequenos ajustes e combinações afetam os resultados.

Além de revisar o texto dos anúncios, é preciso manter as campanhas atualizadas e isto incluir realizar diversas tarefas regulares, por exemplo:

  • Ajustar lances e orçamento diário.
  • Atualizar lista de palavras-chave.
  • Analisar insights do Google Ads.
  • Analisar a aba Recomendações e verificar quais sugestões aplicar nas campanhas.
  • Estudar relatórios de desempenho e ajustar configurações de acordo com estes dados.
  • E muito, muito mais.

Diante do trabalho envolvido em monitorar e revisar anúncios, algumas empresas preferem deixar sua publicidade online nas mãos de especialistas – agências certificadas Google Partner. Portanto, considere fazer o mesmo.

Revisar sempre!

Portanto, criar o anúncio certo não é o ponto final da história. Ele precisa de monitoramento e revisões constantes.

De fato, somente assim você garante que seus Links Patrocinados continuem relevantes e contribuam para o aumento dos lucros de sua empresa no Google.