Palavras-chave relevantes e sem concorrência – Ainda existem?

15/03/2022 by in category Palavra-chave with 0 and 1
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Com a grande concorrência no Google Ads, ainda é possível encontrar palavras-chave rentáveis e com pouca concorrência?

Grande parte do sucesso em anunciar no Google vem de escolher as palavras-chave certas, de acordo o estágio de funil em que se encontram os clientes.

Mas, com a grande concorrência no Google Ads, é natural que palavras-chave mais relevantes tenham um custo por clique (CPC) mais elevado.

No entanto, no seu ramo de negócio, será que ainda é possível encontrar palavras-chave relevantes com pouca concorrência? O que levar em consideração ao pesquisar estas palavras?

Por que procurar palavras-chave relevantes e sem concorrência?

Se existirem palavras-chave relevantes com pouca (ou nenhuma) concorrência, há pelo menos duas vantagens para sua empresa investir nestas palavras:

  • Por causa da baixa concorrência, estas palavras são mais baratas. Desta forma, você economiza ao exibir seus anúncios.
  • O CTR delas pode ser maior, além da possibilidade de conseguir mais conversões.

É possível encontrar boas palavras-chave com concorrência baixa?

Isto depende do seu ramo de negócio.

De fato, há muitos mercados em que ainda é possível encontrar boas palavras-chave com concorrência baixa.

Mas não há como negar que a forte concorrência no Google Ads torna cada vez mais difícil encontrar estas palavras.

Por isso, há 3 pontos que você precisa ter em mente sobre este assunto.

1. Novos hábitos de pesquisa

Segundo o Google, 15% das buscas diárias são inéditas.

Por isso, novas palavras-chave relevantes podem surgir em qualquer momento.

Tudo o que precisa fazer é adotar o hábito de pesquisar as novas formas de buscar seu negócio.

Para isso, use diferentes ferramentas para pesquisar novas palavras-chave.

2. Encontre palavras pensando no problema

De modo geral, ao escolher palavras-chave, costumamos pensar na solução.

No entanto, imagine uma empresa que usa o Google Ads para divulgar memórias para notebooks.

Sem dúvida, a palavra-chave “memória para notebook” é bastante concorrida. No entanto, “memória” é a solução de um problema. E que problema seria esse? Bom, pode ser o caso de um engenheiro que utiliza o AutoCAD e está tendo problemas com a lentidão do programa. Neste caso, em vez de pensar na solução, por que não pensar no problema?

Assim, o engenheiro talvez pesquise soluções para seu problema digitando algo como “AutoCAD lento” e outras variações. A mesma empresa que vende memórias pela internet poderia escolher a palavra-chave “AutoCAD lento” e criar um anúncio sobre como resolver problemas de lentidão adicionando memórias ao notebook.

Uma rápida consulta no Google (até a publicação deste artigo) e não temos nenhum anúncio para esta palavra-chave.

No entanto, é preciso ter em mente que muitas buscas por problemas são de pessoas que ainda estão nos estágios iniciais do funil de conversão.

3. Invista em palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave de cauda longa são termos maiores compostos por 3 ou mais palavras.

Estas palavras costumam aparecer em pesquisas de fundo de funil e também em buscas por voz.

Mas por serem muito longas e terem um volume de buscas menor, muitos anunciantes preferem deixá-las de lado.

Concluindo

Portanto, dependendo do seu ramo de negócio, pode ser possível encontrar palavras-chave com baixa concorrência e que sejam relevantes.

De fato, o esforço para encontrar estas palavras vale a pena e podem ajudar sua empresa a vender mais.

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