Retrospectiva Google Ads 2020

04/01/2021 by in category Retrospectiva with 0 and 1
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Acompanhe, em ordem cronológica, as principais novidades do marketing digital do ano nesta Retrospectiva 2020.

O ano de 2020 foi um ano atípico. Com a pandemia do Corona vírus, tivemos nossa vida pessoal, profissional e até mesmo hábitos de consumo totalmente mudados.

Muitas dessas mudanças foram refletidas em atualizações de ferramentas do marketing digital, como o Google Ads.

Neste artigo, vamos recapitular todos os novos recursos e atualizações que 2020 trouxe para os profissionais de marketing.

Entre com a gente neste túnel do tempo e acompanhe, em ordem cronológica, todos os lançamentos, atualizações e novidades na Retrospectiva Google Ads 2020.

Retrospectiva Google Ads 2020

Janeiro

Os simuladores são importantes para compreender o potencial das campanhas em diferentes níveis de lance. Até janeiro de 2020, essas simulações eram exclusividade das campanhas com lances manuais ou CPA desejado. Mas, neste mês, foram criados o Simulador de orçamento e o Simulador de ROAS desejado.

O acompanhamento paralelo para campanhas em vídeo ficam disponíveis para os anunciantes. Google anuncia que o recurso se tornaria obrigatório a partir do mês de Março.

O acompanhamento de conversões offline ganha uma nova solução com a integração do Google Ads com a Zapier. Com essa união, a transferência entre dados de um CRM para o Google é simplificada. A partir de então, fica mais fácil identificar eventos de conversão a partir de um CRM.

Fevereiro

O Google facilita a compreensão de como mudanças nas configurações afetam o desempenho de uma campanha. Em Fevereiro, o histórico de alterações e outros dados relacionados começaram a aparecer como anotações nos gráficos de desempenho.

desempenho anotações gráficas

Março

O aplicativo do Google Ads é atualizado. Novos recursos são lançados como a pontuação de otimização e o modo escuro.

Os relatórios de atribuição servem para mostrar os caminhos percorridos pelo cliente até a conversão. Para que seja mais fácil encontrar os insights mais importantes, o Google atualizou as métricas disponíveis, incluindo Caminhos mais comuns, Métricas de caminho, Conversões assistidas e Comparação de modelos.

As estratégias de lances de portfólio são estendidas. A partir de Março, elas passam a incluir as estratégias de lances inteligentes Maximizar conversões e Maximizar o valor da conversão.

O mundo sofre um dos grandes impactos da era moderna. A OMS declara pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Por causa da pandemia, Google muda prazo para adoção do acompanhamento paralelo em vídeo. De março, o prazo foi estendido por tempo indeterminado.

Anteriormente, para contestar uma decisão de política era necessário entrar em contato com o suporte do Google Ads. Mas em Março foi lançado um recurso permitindo contestar decisões de política diretamente na plataforma de anúncios. Com a atualização, anunciantes bem-intencionados podem retomar a exibição dos anúncios de forma mais rápida.

contestar política retrospectiva google ads 2020

Novos insights são adicionados ao Editor de Relatórios. Com ele, agora é possível gerar relatórios de 200 contas diretamente no navegador. Com isso, você consegue identificar padrões estatísticos em várias contas de forma simultânea.

Abril

Durante muito tempo, a entrega acelerada foi uma opção para quem anunciava no Google. No entanto, a partir de abril de 2020, a entrega acelerada foi descontinuada. Assim, a entrega padrão passou a ser a única opção disponível para novas campanhas de display, vídeo, hotel e aplicativo.

Para oferecer maiores opções na forma como as empresas se relacionam com os clientes, o Google começa a oferecer o link opcional “Acesse o site” em anúncios somente para chamadas. Com este link adicional, o formato foi rebatizado como Anúncios de Chamada.

Maio

Os anúncios de hotel são atualizados levando em consideração a nova realidade causada pela pandemia do coronavírus. Com isso, o Google começa a testar um programa de comissões por estadia. Com ele, o anunciante paga somente se a pessoa se hospedar no hotel, ajustando os lances de forma automática para maximizar o valor da reserva.

Relatórios de categorias de varejo começam a exibir desempenho dos anúncios de pesquisa e do Shopping. Assim, é possível ver o desempenho das campanhas de ambas as redes em um único lugar.

Junho

O planejador de palavras-chave é atualizado e ganha uma ferramenta para refinar as pesquisas. Com ela, você consegue reunir ideias levando em consideração os atributos do produto, como cor e tamanho. Ao mesmo tempo, pode remover ideias de acordo com seus atributos.

Google Ads passa a oferecer as Explicações de conversões nas campanhas de pesquisa. Esta ferramenta serve para ajudar o anunciante a identificar porque uma grande variação aconteceu no desempenho das campanhas. O recurso é lançado inicialmente para lances de eCPC e CPC manual.

explicações retrospectiva google ads 2020

Google começa a migrar automaticamente as estratégias “Definir posição na página de pesquisa” e “Parcela de superação desejada” para a estratégia de lances “Parcela de impressões desejada”.

Visando melhorar as habilidades de desenvolvedores para promover seus aplicativos na internet, o Google disponibiliza um programa de aprendizado e certificação das campanhas para apps na Skillshop.

Google comunica lançamento dos feeds nas campanhas para apps. Com eles, é possível ampliar o leque de opções de formato de anúncios, direcionar os usuários para a página certa do app, além de tornar os anúncios maiores e mais visuais.

Julho

A Página de Visão Geral ganha 3 novos recursos em Julho. São elas: recomendações para otimizar suas campanhas, o botão “+Nova campanha” exibido na parte superior da página e a possibilidade de fazer download dos cards e dados desta página.

página visão geral

Contas de administrador são lançadas no app do Google Ads. Com isso é possível gerenciar todas as contas de clientes a partir do aplicativo.

Política de declarações falsas é revisada e passa a ser mais clara quanto a indução de cliques. Assim, anúncios exagerados que costumam utilizar linguagem sensacionalista e que, geralmente, são acompanhados de uma urgência falsa são banidos da publicidade do Google.

Anúncios responsivos da rede de display são atualizados e passam a incluir cortes inteligentes e criação automática de anúncios em vídeo a partir dos recursos de imagens e texto.

corte inteligente em anúncios responsivos

Os anúncios responsivos na rede de pesquisa também são atualizados. A novidade é que eles permitem o uso de inserção de local. Com este recurso, o anúncio pode exibir automaticamente o nome da cidade, do estado ou país onde o cliente em potencial se encontra ou de acordo com a área de interesse dele.

As recomendações e pontuação de otimização ficam disponíveis em contas de administrador. Com isso, é possível otimizar diversas contas em escala a partir de um painel unificado.

Agosto

O casamento entre Zapier e Google Ads ganha um novo capítulo. A partir de agosto de 2020, o Zapier envia para o Google dados atualizados dos clientes no CRM – e tudo de forma automática. Assim, não é mais necessário adicionar, classificar e remover contatos de forma manual.

O processo de escolha de imagens utilizadas em campanhas para apps são simplificadas. Google comunica que até o final do ano os anunciantes terão apenas 3 proporções de imagens: 1:1 (quadrado), 1,91:1 (paisagem) e 4:5 (retrato). A partir daí, os anúncios são ajustados de forma automática para exibir as imagens no tamanho certo.

A estratégia de lance inteligente Maximizar Conversões fica disponível nas campanhas para apps. Com isso, fica mais fácil para desenvolvedores divulgar os aplicativos para um público maior.

Planejador de Desempenho ganha novas ferramentas em agosto de 2020. Entre elas, está a possibilidade de compartilhar a tela com outros membros da sua equipe, permitindo a visualização e edição na hora de planejar orçamentos nos anúncios do Google.

Anteriormente, os níveis de acesso no Google Ads eram 4. No entanto, em 2020, um novo membro chegou na família. É o nível de acesso Faturamento. Assim, pessoas com este privilégio conseguem visualizar e gerenciar configurações relacionadas ao faturamento.

Setembro

As ações de conversão são expandidas. De 6 categorias, agora é possível agrupar as ações de conversão em 19 categorias diferentes. Assim, é mais fácil analisar as etapas do funil de conversão de acordo com suas metas de marketing.

O Planejador de Desempenho é uma ferramenta desenvolvida para ajudar os anunciantes a planejar o orçamento e o desempenho de suas campanhas. Em setembro, as campanhas padrão do Shopping e campanhas inteligentes do Google Shopping passaram a ser compatíveis com o Planejador.

Google lança o Relatório de destino do anúncio. Com ele, você consegue descobrir quais conversões se originaram no app e quais vieram do site da empresa. Assim, você entende qual destes dois públicos tem maior probabilidade de comprar de você.

Um novo recurso de segmentação é lançado no YouTube. São os Lineups Dinâmicos. Este recurso utiliza aprendizado de máquina para analisar canais e vídeos (incluindo imagens, som, fala e texto). Em seguida, ele utiliza essas informações para categorizar os vídeos em listas dinâmicas.

O planejador de alcance é uma ferramenta que ajuda os anunciantes a estimar o alcance comercial das campanhas no YouTube. Em Setembro, o Google anunciou o suporte à TV em diversos países. Assim, é possível ver como as diferentes distribuições de gastos na TV e no YouTube podem afetar o alcance.

A API do Google Ads se torna disponível para todos os anunciantes e desenvolvedores.

Para ajudar os anunciantes a entender ainda melhor o desempenho da frequência dos anúncios e campanhas de vídeo, três novas métricas foram criadas: a distribuição de frequência, a frequência média semanal e a frequência média mensal.

Outubro

Os anunciantes precisam de ajuda para saber se suas campanhas estão configuradas corretamente. Pensando nisso, o Google lançou os alertas em tempo real. Estes alertas são dados durante o processo de configuração. Além disso, na etapa de revisão, o anunciante visualiza um resumo de todos os alertas que recebeu.

O Editor de Relatórios ganha algumas atualizações para facilitar o trabalho. O painel foi movido para o lado direito com o objetivo de deixar mais espaço para você trabalhar. Além disso, o Google adicionou o recurso de “arrastar e soltar” para adicionar e remover itens no campo de dados. A formatação condicional é outra novidade que permite criar regras para visualizar melhor os dados.

Google cria um complemento no Planilhas para facilitar o processo de importação de dados do Google Ads.

Com o Ads Data Hub é possível utilizar o poder do BigQuery para consulta de dados. Em Outubro, tornou-se possível vincular a conta do Google Ads ao Ads Data Hub diretamente na interface. Assim, a partir de agora fica mais fácil visualizar dados detalhados das campanhas no Data Hub.

Novembro

Para facilitar o processo de visualização de dados, o Google comunica que as informações do leilão passam a ficar disponíveis no Editor de Relatórios. Anteriormente, esses dados estavam disponíveis somente no nível da conta, dificultando a avaliação de desempenho em várias contas.

Os simuladores de orçamento começam a estimar mudanças no futuro. Assim, a partir de novembro, já é possível definir um período de até 90 dias no futuro para que os simuladores estimem o desempenho após uma mudança no orçamento ou nas metas.

simuladores orçamento estimativas futuras

Os relatórios de estratégias de lances começam a exibir recomendações de orçamentos e palavras-chave para ajudar os anunciantes a atingir suas metas. Além disso, é possível ver quantos dias faltam para uma conversão ser registrada em um determinado período analisado.

Google comunica lançamento da página Insights em versão beta. O objetivo desta página é indicar insights e tendências emergentes. Assim, repentinos aumentos de buscas por determinados termos podem aparecer nesta página. Estas informações são úteis para ajudá-lo a criar campanhas direcionadas para o que seu público está procurando.

Dezembro

Os anúncios Discovery começam a utilizar uma nova proporção de retrato 4:5 que permite exibir seus anúncios com mais destaque. Além disso, os anúncios Discovery exibidos no Gmail permitem que os usuários entrem em contato diretamente com você por meio dos formulários de leads.

Outra novidade relacionada aos anúncios Discovery, ainda em dezembro, foi a possibilidade de utilizar a expansão e exclusão de público-alvo. Portanto, isto permite mais precisão na hora de alcançar as pessoas certas para serem impactadas pelos seus anúncios.

expansão e exclusão de público alvo

Google divulga melhorias nas extensões de formulário de lead. Agora, é possível compartilhar esta extensão no Search, YouTube e Discovery. Além disso, são mais de 50 perguntas prontas para utilizar em seus formulários, levando em consideração suas metas de negócio.

Agora, é possível ver o tamanho estimado das listas de públicos-alvo antes mesmo de aplicá-los às campanhas. Assim, você consegue ver quantos novos clientes poderá alcançar simplesmente fazendo uma consulta no Gerenciador de Públicos-alvo.

tamanho do público-alvo

O Google comunica que as campanhas de apps para engajamento estão disponíveis para anunciantes em todo o mundo.

O recurso Explicações fica disponível para campanhas de CPA Desejado na rede de pesquisa. Assim, é possível ajudar os anunciantes a identificar com apenas um clique o porquê da alteração no desempenho.