– Anunciar no Google oferece a convidativa perspectiva de ter seus produtos e serviços divulgados muito além de suas fronteiras. Outras cidades, estados, e até mesmo outros países podem ser alcançados com seus anúncios – muitas vezes, com o mesmo custo por clique. Mesmo lojas físicas podem aproveitar este poder de segmentação por disponibilizar seus Links Patrocinados em cidades vizinhas, aumentando o volume de telefonemas, visitas, pedidos e vendas.
– Anunciar em outras regiões, porém, é o primeiro passo para a criação de uma campanha mais ampla, geograficamente falando. O passo seguinte, e não menos importante, é analisar o desempenho que os Links Patrocinados tem obtido nestas regiões para ver se ainda é vantajoso continuar com a exibição dos anúncios, e quais potenciais locais requerem uma verba maior.
– Os Relatórios de Locais do Google Ads permitem identificar como o público das diferentes regiões se comportam quando impactado pelos Links Patrocinados, o que abre espaço para realizar alterações que impulsionarão as vendas.
– Para avaliar o desempenho geográfico dos seus anúncios, acesse sua conta no Google Ads e clique em Configurações. Em seguida, escolha a opção Locais. Os dados deste relatório podem ser filtrados segundo dois critérios. Ao clicar em Visualizar Relatórios de Locais, as duas opções sugeridas são:
* O que acionou seu anúncio (geográfico): este relatório especifica a localização física dos usuários, ou os locais que demonstraram interesse por pesquisar um conteúdo relacionado a tais locais. O objetivo deste relatório é indicar o interesse geográfico dos internautas.
* Onde os usuários estavam (locais dos usuários): também mostra a localização física dos usuários, porém, independentemente de quais foram os locais nos quais eles demonstraram interesse.
– Analisando e combinando os resultados dos dois relatórios acima é possível determinar quais são as regiões onde o interesse por seu negócio é maior. De posse destas informações, o anunciante poderá adaptar seus lances para cada país, região ou cidade de acordo com o desempenho que os mesmos obtiveram anteriormente.
– A segmentação dos locais vai de um nível mais amplo (por exemplo, o país) até um nível mais detalhado (tal como uma cidade ou bairro). Neste respeito, os relatórios de locais mostram o desempenho dos Links Patrocinados até o nível mais detalhado da segmentação. Isto permite adquirir um entendimento mais claro de quais locais geográficos estão oferecendo um melhor retorno ao anunciar no Google.
– O relatório de locais conta com uma opção denominada Total – Outros Locais. Esta opção inclui dados sobre locais onde os Links Patrocinados foram exibidos, mas que atualmente não estão segmentados por uma campanha. Isto costuma acontecer quando o anunciante altera os locais de destino de suas campanhas. Se algum local deixou de ser segmentado, porém, já recebeu impressões, as mesmas serão exibidas na linha Total – Outros Locais.
– Os Relatórios de Locais é um recurso muito útil para campanhas de Links Patrocinados focadas em mercados geográficos específicos, permitindo realizar otimizações que ajudarão a empresa a aumentar seus lucros ao anunciar na internet.
Anuncia no Google de forma autônoma (60) Anuncia via agência Google Partner (53) Anuncia via agência não Google Partner (44) Análise e Monitoramento (115) Anúncios (115) Audio Marketing (4) Branding (9) Campanhas e Campanhas Avançadas (24) Conversões (88) Custos (49) Datas Comerciais (26) Design (29) Dicas (178) Ecommerce (7) Eventos (39) Extensões de anúncios (35) Ferramentas (33) Gerenciamento (58) Glossário (1) Google Ads (2676) Google Analytics (27) Google Shopping (98) Guias Passo a Passo (29) Inbound Marketing (34) Inteligência Artificial (50) Links Patrocinados (2747) Mobile (88) Métricas (1) Notícias (37) Nunca anunciou no Google (57) Otimização (82) Palavra-chave (87) Políticas Google Ads (89) Políticas Google Shopping (23) Políticas YouTube (14) Rede de Display (86) Relatórios (38) Remarketing (48) Requisitos de Anúncios (13) Retrospectiva (16) Segmentação (40) Segmentos do Mercado (75) SEO (33) Social Ads (41) Social Media (7) Street View Trusted (70) Tráfego Pago (2747) Vídeo Marketing (66) YouTube (82)