Públicos-alvo: Como encontrar públicos compradores no Google

19/07/2021 by in category Segmentação with 0 and 1
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O que são os públicos-alvo do Google Ads? Conheça todas as opções de públicos disponíveis no Google para segmentar os anúncios certos para as pessoas certas.

O objetivo da segmentação por público-alvo é encontrar as pessoas que se interessam pelos produtos ou serviços da sua empresa.

Com os públicos-alvo do Google Ads você tem controle sobre quem vê seu anúncio. Assim, você evita aparecer para pessoas que não estão interessadas no seu produto. Ao mesmo tempo, você aparece para as pessoas certas que estão dispostas a comprar de você.

Portanto, antes de começar a anunciar do Google é muito importante que você conheça os interesses e as intenções dos seus clientes para escolher o público certo.

tipos de públicos no google ads

O que são públicos-alvo do Google Ads?

Públicos-alvo são definidos como grupos de pessoas que compartilham de algumas características ou atributos, por exemplo, os mesmos interesses, intenções, dados demográficos e assim por diante.

Assim, imagine que você segmente todas as pessoas entre 18 e 24 anos. Isto significa que a faixa etária 18-24 anos é a característica em comum entre seu público, independentemente de onde estejam, do sexo deles, do grau de escolaridade e assim por diante.

Mas claro que é possível combinar diversos atributos, por exemplo, pessoas entre 18 e 24 anos, do sexo masculino e que moram no estado de São Paulo.

Além disso, lembre-se que a definição dos lances leva em consideração as listas de públicos do Google. Ou seja, é possível dar lances mais agressivos para grupos de pessoas que são mais propensas a comprar o que você está anunciando.

Como encontrar um público comprador

Para identificar um público comprador para seus produtos ou serviços, você precisa saber alguns detalhes sobre seu público:

  • Quem é seu público? Aqui você precisa definir sua persona.
  • Onde ele está na internet? Respondendo esta pergunta você vai saber onde seus anúncios devem aparecer.
  • O que ele está fazendo nestes sites e aplicativos? Ele está buscando informações, entretenimento ou quer comprar?

Depois de responder estas perguntas, você pode escolher os públicos-alvo no Google.

10 tipos de públicos-alvo no Google Ads

1. Públicos-alvo personalizados

Esta é uma opção de segmentação que considera a meta da sua campanha para encontrar as pessoas certas de acordo com interesses, comportamentos e intenção de compra recente.

Se você já anunciou no Google, talvez se lembre dos públicos-alvo com afinidades personalizadas.

Pois é, essa opção de segmentação migrou para os públicos-alvo personalizados.

Com os públicos-alvo personalizados você adiciona palavras-chave, URLs e apps que tenham relação com o produto que está anunciando. A partir daí, o Google exibe seus anúncios para as pessoas que tenham esses interesses ou intenções de compra.

Além disso, ao escolher o público certo, esta segmentação leva em consideração sua estratégia de lances.

Em outras palavras, os públicos-alvo personalizados encontram as pessoas que melhor atendem às necessidades das suas campanhas.

2. Públicos-alvo de Intenção Personalizada

Este público-alvo está disponível apenas para a Rede de Display. Com ele, você define algumas palavras-chave ou URLs. Em seguida, o Google Ads entra em ação para identificar pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço.

3. Afinidade

A lista de públicos-alvo de afinidade procura pessoas que tenham afinidade com seus produtos.

Esta lista foi originalmente criada para empresas que investem em publicidade na TV e que agora desejam estender sua publicidade na internet.

Mas também podem ser usadas por todas as empresas que desejam encontrar seu público de acordo com seus estilos de vida e paixões.

4. Públicos-alvo no mercado

A expressão “no mercado” significa pessoas que estão prontas para comprar.

Portanto, Públicos-alvo no Mercado se refere às pessoas que estão pesquisando e considerando ativamente a compra de um produto ou serviço.

Assim, com este público-alvo do Google você encontra consumidores muito próximos do final do funil de conversão.

5. Eventos importantes

Com esta lista de público do Google Ads você exibe anúncios apenas para pessoas que estão próximas de algum evento importante para elas, como um casamento, formatura na faculdade e assim por diante.

Assim, se você souber quando estes momentos acontecem, fica mais fácil adaptar os Links Patrocinados para exibir a mensagem certa para essas pessoas.

Mas, vale destaque que estes eventos são mais raros de acontecer. Portanto, o número de pessoas neste grupo é bem menor do que em outras listas.

Você pode usar a lista de público-alvo Eventos Importantes na Rede de Display, YouTube e Gmail.

6. Remarketing

Esta é um dos membros mais famosos dos públicos do Google.

Com as listas de Remarketing você alcança pessoas que já interagiram com sua marca.

Você pode exibir anúncios para pessoas que já visitaram seu site, utilizaram seu aplicativo ou assistiram aos seus vídeos.

7. Informações Demográficas Detalhadas

Não confunda Informações Demográficas Detalhadas com a tradicional segmentação demográfica (como sexo e idade).

As Informações Demográficas Detalhadas é um segmento bem específico onde você consegue alcançar grupos de pessoas de acordo com algumas características, por exemplo:

  • Estudantes universitários.
  • Tamanho de empresas.
  • Segmento de empresas.
  • Proprietários de residências.
  • Status marital e parental.

8. Públicos-alvo semelhantes

Com os públicos-alvo semelhantes você encontra grupos de consumidores com um comportamento similar aos membros das listas de Remarketing.

Ao analisar o comportamento das pessoas nas listas de Remarketing, o aprendizado de máquina do Google consegue identificar usuários com as mesmas características.

A partir daí, o Google começa a exibir anúncios para essas pessoas.

9. Lista de clientes

Você cria as Listas de Clientes a partir de informações de contato dos usuários, como endereços de e-mail.

Assim, você precisa inserir essas informações de forma manual no Google Ads.

Em seguida, é possível segmentar os anúncios certos para as pessoas certas.

10. Segmentação Otimizada

Além das opções de selecionar públicos-alvo de forma manual, você pode escolher a Segmentação Otimizada.

Este tipo de segmentação usa inteligência artificial para analisar as palavras-chave das suas páginas e encontra um público com maior interesse em comprar seu produto.

Mas talvez você se pergunte: qual a diferença entre segmentação otimizada e expansão de público-alvo?

A expansão de público procura pessoas parecidas com aquelas que você segmentou manualmente. Mas a Segmentação Otimizada analisa sua página de destino e dados de conversão em tempo real para encontrar novos públicos.

Este tipo de segmentação está disponível para campanhas da Rede de Display, Discovery e campanhas de vídeo. Assim que você cria estes tipos de campanhas, a segmentação otimizada fica ativa de forma automática.

Como desativar a Segmentação Otimizada? Desativar esta opção é muito simples. Siga estes passos:

  • Encontre o grupo de anúncios onde deseja desativar a segmentação otimizada.
  • Em seguida, clique em Configurações à esquerda.
  • Depois disso, clique na caixa de seleção para desativar a Segmentação Otimizada.

O público-alvo certo para encontrar o público comprador no Google

Portanto, a segmentação por públicos do Google permite exibir anúncios para as pessoas com base em quem elas são. Para conseguir isso, você precisa levar em consideração seus hábitos, interesses e pesquisas.

Assim, siga de perto as seguintes dicas:

  • Segmente para ter relevância: Com a audiência cada vez mais segmentada e multitelas, saber com quem falar, quando falar e como falar é crucial para uma boa campanha.
  • Refine com a prática: Teste diferentes tipos de segmentação e crie parâmetros de análise. O refinamento da segmentação vem com a compreensão dos micro-momentos do seu público.

Sem dúvida, segmentar as pessoas certas melhora o desempenho das campanhas.

Assim, você consegue exibir os anúncios certos para as pessoas certas quando elas estiverem na internet, usando aplicativos ou assistindo seus vídeos favoritos.