Públicos-alvo: Como impactar um público comprador no Google

11/06/2019 by in category Segmentação with 0 and 0
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O que são os públicos-alvo utilizados pelo Google Ads para segmentar os anúncios certos para as pessoas certas? Confira uma lista com os principais públicos-alvo.


O objetivo da segmentação por público-alvo é encontrar as pessoas que vão comprar os produtos ou contratar os serviços da sua empresa.

Com os públicos-alvo do Google Ads você tem controle sobre quem vai ver seu anúncio. Assim, você evita de aparecer para muita gente que não está interessada no seu produto. Ao mesmo tempo, você aparece para as pessoas certas que estão dispostas a comprar de você.

Segmentar o público certo, portanto, significa não torrar sua grana. Ao mesmo tempo, você ganha mais dinheiro com novas vendas e novos contratos.

Portanto, antes de começar a anunciar do Google é muito importante que você conheça os interesses e as intenções dos seus clientes para escolher os públicos-alvo certos.

O que são públicos-alvo?

Falando de forma bem resumida, públicos-alvo são grupos de pessoas que compartilham de algumas características ou atributos em comuns. Estas particularidades podem ser os mesmos interesses, intenções, dados demográficos e assim por diante.

Por exemplo, imagine que você segmente todas as pessoas entre 18 e 24 anos. Isto significa que a faixa etária 18-24 anos é a característica em comum entre seu público, independentemente de onde estejam, do sexo deles, do grau de escolaridade que tenham e assim por diante.

Mas claro que é possível combinar diversos atributos, por exemplo, pessoas entre 18 e 24 anos, do sexo masculino e que moram no estado de São Paulo.

Assim, quanto mais precisas forem as configurações do público-alvo, maior a probabilidade dos seus anúncios serem exibidos para as pessoas certas.

Além disso, lembre-se que a definição dos lances leva em consideração as listas do público-alvo. Ou seja, é possível dar lances mais agressivos para grupos de pessoas que são mais propensas a comprar o que você está anunciando.

Como alcançar um público comprador

Para identificar um público comprador para seus produtos ou serviços, você precisa saber alguns detalhes sobre seu público:

  • Quem é seu público? Aqui você precisa definir sua persona. Entenda o que são personas.
  • Onde ele está na internet? Respondendo esta pergunta você vai saber onde seus anúncios devem aparecer.
  • O que ele está fazendo nestes sites e aplicativos? Ele está buscando informações, entretenimento ou está querendo comprar?

Depois que você responder estas perguntas de forma clara, fica fácil escolher os públicos-alvo no Google.

Tipos de públicos-alvo

Com a expansão do aprendizado de máquina, as listas de público-alvo estão se tornando cada vez mais precisas. Por isso, sempre surgem novas categorias de tempos em tempos. Esse aprendizado é utilizado para exibir os anúncios certos em toda a rede do Google e parceiros, de acordo com seus objetivos de negócio.

A seguir, conheça os principais públicos-alvo do Google Ads. A escolha do público-alvo certo faz toda a diferença em alcançar os resultados esperados.

Públicos-alvo personalizados

Este é o mais novo membro da família de públicos-alvo do Google Ads. É uma opção de segmentação que leva em consideração a meta da sua campanha para encontrar as pessoas certas de acordo com interesses, comportamentos e intenção de compra recente.

públicos-alvo personalizado

Se você já anunciou no Google, talvez se lembre das opções de segmentação conhecidas como públicos-alvo com afinidades personalizadas e os públicos-alvo com intenções personalizadas.

Pois é, essas duas opções de segmentação foram unificadas em uma só: os públicos-alvo personalizados.

Caso você tenha anteriormente configurado os públicos-alvo de afinidade personalizada ou com intenção personalizada, fique tranquilo! Nestes casos, a configuração é migrada de forma automática para os públicos-alvo personalizados.

Com os públicos-alvo personalizados você adiciona palavras-chave, URLs e apps específicos relacionados ao produto que está anunciando. A partir daí, o Google exibe seus anúncios para pessoas com esses interesses ou intenções de compra.

Ao escolher o público certo, esta segmentação leva em consideração sua meta de campanha e a estratégia de lances.

Em outras palavras, os públicos-alvo personalizados encontram as pessoas que melhor atendem às necessidades das suas campanhas.

Afinidade

A lista de públicos-alvo de afinidade procura pessoas que tem afinidade com o produto ou serviço anunciado.

Esta lista foi originalmente criada para empresas que investem em publicidade na TV e que agora desejam estender sua publicidade na internet.

Mas também podem ser usadas por todas as empresas que desejam encontrar seu público de acordo com seus estilos de vida e paixões.

Públicos-alvo no mercado

A expressão “no mercado” significa pessoas que estão na internet prontas para comprar.

Portanto, a configuração de segmentação Públicos-alvo no Mercado se refere às pessoas que estão pesquisando e considerando ativamente a compra de um produto ou serviço.

Assim, com este público-alvo do Google você encontra consumidores muito próximos do final do funil de conversão.

Eventos importantes

Com esta lista de públicos-alvo do Google você exibe anúncios apenas para pessoas que estão próximas de algum evento importante para elas, como um casamento, formatura na faculdade, compra de uma casa nova e assim por diante.

Assim, se você souber quando estes momentos acontecem, fica mais fácil adaptar os Links Patrocinados para exibir a mensagem certa para essas pessoas.

Evidentemente, estes eventos são mais raros de acontecer. Portanto, o número de pessoas neste grupo é bem menor do que em outras listas, como os públicos-alvo personalizados.

A lista de público-alvo Eventos Importantes está disponível somente para anúncios veiculados na Rede de Display, YouTube e Gmail.

Remarketing

Esta é um dos membros mais famosos dos públicos-alvo do Google.

Com as listas de Remarketing você alcança pessoas que já interagiram com sua marca.

Você pode exibir anúncios para pessoas que já visitaram seu site, utilizaram seu aplicativo ou assistiram aos seus vídeos publicitários.

Para mais detalhes, veja um guia sobre como criar uma campanha de Remarketing passo a passo.

Públicos-alvo semelhantes

“Semelhantes”. Ok, mas semelhantes a quem? Aos seus clientes atuais.

Assim, com os públicos-alvo semelhantes você encontra grupos de consumidores com um comportamento similar aos integrantes das suas listas de Remarketing.

Ao analisar o comportamento das pessoas nas listas de Remarketing, o aprendizado de máquina do Google consegue identificar usuários com as mesmas características.

A partir daí, o Google começa a exibir anúncios para essas pessoas.

Lista de clientes

Você cria as Listas de Clientes a partir de informações de contato dos usuários (como endereços de e-mail) que a empresa coletou com o passar do tempo.

Assim, você precisa inserir essas informações manualmente no Google Ads para que se tornem qualificadas.

Em seguida, é possível segmentar os anúncios certos para as pessoas certas.

O público-alvo certo para alcançar os resultados esperados

Como visto, a segmentação por públicos-alvo do Google permite exibir anúncios para as pessoas com base em quem elas são. Para conseguir isso, você precisa levar em consideração seus hábitos, interesses e pesquisas.

Sem dúvida, segmentar as pessoas certas melhora o desempenho das campanhas.

Assim, você consegue exibir os anúncios certos para as pessoas certas quando elas estiverem na internet, usando aplicativos ou assistindo seus vídeos favoritos.