Como Criar Campanhas de Marketing Digital Para Idosos

13/08/2021 by in category Segmentos do Mercado with 0 and 3
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Confira dicas importantes para criar um marketing de sucesso voltado para pessoas de mais idade. Além disso, veja como usar o Google Ads para anunciar para idosos.

O mercado de idosos e aposentados é enorme, lucrativo e está em ascensão. Seria um erro concluir que os idosos são pessoas sem interesse em tecnologia. Na verdade, muitas empresas deixam de perceber que os idosos são produtivos e conectados.

Assim, vamos considerar as vantagens de anunciar para idosos com a ajuda do Google. Além disso, confira algumas dicas para criar um marketing para idosos que te ajude a se conectar com este público e vender para ele.

Por que anunciar para idosos

Com a penetração da tecnologia e dispositivos móveis, cresce o número de idosos que usam estes meios para pesquisar produtos e serviços.

Portanto, neste momento, os idosos estão no Google fazendo pesquisas. Se você criar anúncios voltados para idosos, você vai conseguir alcançar esta parcela da população.

Além disso, a população idosa possui a vantagem do seu poder econômico. E isto não vem apenas das aposentadorias, mas também devido ao crescimento de empreendedores desta faixa etária. Segundo o IBGE, o número de empreendedores com mais de 60 anos cresceu 56% em apenas 12 anos.

Portanto, vale a pena criar um marketing para idosos.

Veja algumas dicas para ter sucesso na hora de fazer marketing para este público.

6 dicas para fazer um marketing de sucesso para idosos

1. Adapte a linguagem

Grande parte das campanhas de marketing usam uma linguagem própria dos jovens e jargões de adolescentes. Qual o problema disso? O público mais velho deixa de se identificar e pode até ignorar a mensagem.

Portanto, se você quer anunciar para idosos, você precisa usar uma linguagem para se comunicar com este público.

Por exemplo, segundo um estudo da MaturiJobs, 45% das pessoas com mais de 60 anos se identificam com remédios. No entanto, apenas 5% deles se identificaram com o segmento do vestuário.

Será que isto não é um claro reflexo de uma falha na comunicação, uma publicidade criada pensando apenas nos mais jovens?

Portanto, adapte sua linguagem e mensagem para alcançar os idosos. É verdade que não podemos criar um estereótipo como se todos os idosos se comunicassem da mesma forma.

Ainda assim, é possível se adaptar, por exemplo, citando os idosos de forma direta na publicidade, além de usar frases objetivas. Mostre como o produto e serviço vai melhorar a vida deles e evite jargões modernos da internet.

Ao mesmo tempo, cuidado para não cometer o erro de infantilizar a comunicação.

2. Cuidado com os estereótipos ao segmentar interesses

Uma falha do marketing é tratar os idosos como pessoas que realizam poucas atividades e não têm muitos interesses.

No entanto, a realidade é bem diferente.

Por exemplo, os dados apontam que os idosos brasileiros estão mais vaidosos do que nunca. Segundo o Google, as buscas por “pele madura” chegam a crescer até 40% em relação ao ano anterior.

Assim, é comum vermos alguns anúncios de estética e beleza errando ao criar uma publicidade voltada somente para os mais jovens.

Isto também acontece com as instituições financeiras. Quando se fala em planejamento financeiro, é comum o marketing focar pessoas mais jovens. No entanto, o Google diz que em 4 anos, houve um crescimento de 18% em buscas por planejamento financeiro entre idosos.

3. Fale com idosos, não com os familiares deles

Algumas empresas que vendem produtos para idosos imaginam que as pessoas que pesquisam e compram para estas pessoas são apenas familiares e amigos próximos.

No entanto, os idosos tomam cada vez mais suas próprias decisões, e isto inclui as compras online.

Portanto, não pense no filho do idoso ao criar sua publicidade. Pelo contrário, fale diretamente com a pessoa idosa.

4. Torne o design do seu site mais acessível

Clicar no seu anúncio é apenas o primeiro passo para conseguir uma conversão. Quando o idoso chega até seu site ou aplicativo, ele precisa se deparar com um design intuitivo.

Assim, procure deixar as coisas claras. Algumas das boas práticas para isso são:

  • Use letras maiores.
  • Evite símbolos. Pode ser que um jovem identifique rapidamente o ícone de um carrinho de compras ou de download, mas um idoso pode ter dificuldades em saber do que se trata.
  • Seja o mais claro possível ao usar as chamadas para ação.

5. Personalize imagens

Para criar um marketing para idosos, você precisa adaptar sua publicidade visual a eles.

Assim, ao escolher uma imagem para exibir em seu site, pergunte-se: uma pessoa idosa consegue entender imediatamente o que está nesta imagem? A mensagem dela é clara? Se você acha que a imagem pode ser um pouco confusa, então, é melhor trocar.

Além disso, faça bom uso de imagens com pessoas idosas usando o produto que você está vendendo. Mostre os idosos fazendo atividades, em vez de usando o produto apenas sentados. Assim, fica mais fácil você criar uma comunicação com eles.

6. Facilite o processo de conversão

Pessoas de mais idade não nasceram com um celular nas mãos. Assim, eles precisaram se adaptar à nossa realidade digital e, em muitos casos, ainda estão aprendendo sobre as novas tecnologias.

Portanto, não torne o processo de conversão muito complicado. Verifique os passos que seus clientes precisam tomar no seu site para comprar seu produto ou serviço, e veja se é possível deixá-los mais simples.

Quanto menos campos o idoso precisar preencher e menos cliques ele precisar dar, melhor.

Vantagens de usar o Google Ads para anunciar para pessoas idosas

Com o Google Ads, você cria campanhas e exibe anúncios na pesquisa do Google.com, no YouTube, além de diversos sites e aplicativos da Rede de Display.

Assim, você consegue alcançar os idosos não importa onde eles estejam.

Além do alcance, considere outras vantagens de usar o Google para anunciar para idosos.

1. Segmentar apenas o público mais maduro

As campanhas de Links Patrocinados contam com poderosas ferramentas de segmentação que permitem alcançar as faixas etárias certas.

Por exemplo, você consegue anunciar para pessoas destas faixas etárias:

  • 45 a 54 anos.
  • 55 a 64 anos.
  • 65 anos ou mais.

Assim, fique tranquilo: com esta ferramenta, seus anúncios não aparecem para todas as pessoas. Você consegue selecionar os grupos etários e adaptar a linguagem e os anúncios para o público certo.

Por exemplo, se um idoso pesquisar por “celulares para idosos”, você consegue exibir um anúncio escrito especialmente para este público.

De fato, isto não é apenas marketing para idosos. É marketing personalizado para idosos.

Este esforço vai aumentar a exposição e lembrança da sua marca. Em resultado, sua empresa pode vender muito mais para este público.

2. A inteligência do Google ajuda a exibir o anúncio certo

Na hora de criar um título chamativo para o público idoso, você talvez fique na dúvida sobre que termos usar.

Assim, vamos considerar apenas o formato de anúncios de texto do Google. Com os anúncios responsivos, você consegue exibir até 3 títulos e 2 descrições por anúncio.

No entanto, na hora de criar o anúncio, você pode escrever até 15 títulos e 4 linhas de descrição.

anúncios para idosos

Em seguida, o Google Ads começa a fazer diferentes combinações de títulos e descrições ao exibir os anúncios para idosos. Ele acompanha para ver quais anúncios atraem mais cliques e geram mais negócios para você.

Depois de analisar os resultados deste teste em tempo real, a inteligência do Google começa a exibir as combinações de maior sucesso.

3. Você paga apenas se os idosos clicarem no seu anúncio

O Google usa o sistema de pagamento de custo por clique. Isto significa que você paga somente pelos cliques que seus anúncios recebem.

Além disso, você escolhe quanto quer pagar por clique.

Se utilizar os lances inteligentes, o Google vai ajustar os lances levando em consideração diversos sinais contextuais. Ou seja, quando um idoso com maior probabilidade de clicar no seu anúncio fizer determinada pesquisa, o Google talvez aumente seu lance de forma automática. Assim, você não fica de fora dos leilões em que as chances de receber um clique e conseguir uma venda são maiores.

Para não ter surpresas no final do mês, gastando mais do que deveria com anúncios, você define um orçamento diário que é o valor máximo que você pode gastar por dia, em média.

4. Escolha a região onde os anúncios vão aparecer

Talvez você perceba que nem todos os idosos compram de você. Pode ser que isso se dê por causa da localização geográfica.

Mas no Google você escolhe onde os anúncios vão aparecer. Assim, se perceber que vende mais para idosos que moram em capitais, você consegue segmentar somente estas cidades.

Comece seu marketing para idosos hoje mesmo

Não importa qual o ramo da sua empresa, é provável que o público de mais idade esteja procurando por seus produtos ou serviços.

Portanto, a hora de anunciar para os idosos é agora!

Assim, se precisar de ajuda para criar uma campanha no Google Ads para alcançar pessoas de mais idade, entre em contato com a gente.

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