Marketing com Intenção Local: Guia para adaptar seu negócio

13/05/2020 by in category SEO with 0 and 1
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Marketing com intenção local é o marketing voltado para pessoas que estão na internet procurando por um estabelecimento próximo. Veja como adaptar o seu marketing para este tipo de intenção.

O marketing inteligente leva em consideração a intenção dos usuários. Significa oferecer ao cliente o que ele quer e no momento em que ele quer.

Isto é muito comum na internet. Por exemplo, ao fazermos uma pesquisa no Google ou outro mecanismo de busca, vemos anúncios relacionados ao que procuramos. O sistema de publicidade inteligente exibe anúncios contextuais, levando em consideração a intenção.

Mas, dentre as muitas intenções dos usuários na internet, existe aquela conhecida como intenção local.

Você sabe o que significa isso? Outra pergunta tão importante quanto essa é: como adaptar o seu marketing para a intenção local?

Este artigo tratará deste assunto. Vamos dar dicas que farão toda a diferença na hora de criar estratégias de marketing local para seus negócios.

O que é marketing com intenção local?

Marketing com intenção local é o marketing voltado para pessoas que estão na internet procurando por algo próximo: um restaurante de comida japonesa, uma barbearia, uma loja de móveis e assim por diante. Usuários de computadores podem fazer pesquisas com intenção local, mas esse comportamento é mais comum em dispositivos móveis.

De fato, uma pesquisa do Google apontou que aproximadamente um terço das pesquisas em celulares tem intenção local.

E, de fato, todos nós já estivemos em situações em que precisávamos encontrar algo por perto. Basta uma pesquisa no Google por um estabelecimento, como um restaurante, e temos diversos resultados – todos nas imediações.

E não pense que estas pesquisas são somente pessoas navegando sem intenção de compra. Na verdade, 76% das pessoas que fazem uma busca com intenção local visitam a empresa dentro de um dia. Sim, pessoas que fazem pesquisas locais estão mais abaixo no funil de conversão.

Portanto, se você tem um negócio local (como uma loja ou um escritório) vale a pena investir em estratégias de marketing para alcançar este público com intenção local.

Assim, sempre que alguém nas imediações pesquisar por um produto ou serviço relacionado ao seu negócio, sua empresa pode aparecer em destaque.

Marketing local em todo o ecossistema de divulgação

Quais são os canais digitais que você utiliza para divulgar sua empresa localmente?

Esta pergunta é importante porque o ecossistema digital é imenso. Pensando apenas em termos de Google, você pode aparecer na pesquisa orgânica, incluindo o Google Meu Negócio. Além disso, sua loja pode aparecer em destaque nos anúncios de Links Patrocinados no próprio Google.com, no YouTube e em muitos outros sites.

E não para por aí. Existem as impressões orgânicas em redes sociais, como Facebook e LinkedIn. Além disso, é possível criar anúncios segmentados nas redes sociais para usuários com intenção local.

E, evidentemente, não podemos nos esquecer de aplicativos de mapas, como o Google Maps.

Assim, são inúmeros canais utilizados pelas pessoas para encontrar o que elas procuram nas imediações.

Portanto, para aproveitar esta demanda, as empresas precisam criar maneiras de aparecerem em destaque nestas buscas. E não somente isso. É preciso criar uma presença relevante para atrair a atenção das pessoas e oferecer o que elas precisam.

Mesmo em tempos de pandemia de COVID-19, você pode adaptar e fortalecer seu marketing local. Há benefícios de fazer isso:

  • Você divulga formas alternativas de atender seu público, por exemplo, delivery ou coleta/entrega na calçada.
  • Quando tudo isso passar, você terá uma forte presença em todos os canais digitais.

Portanto, vamos analisar algumas dicas para adaptar sua presença digital e criar um bom marketing com intenção local.

Mantenha as informações atualizadas

Na hora de fazer marketing com intenção local, muitas empresas falham neste ponto. Isto acontece quando as informações apresentadas nos canais digitais no momento da descoberta são discrepantes.

Vamos pensar por um momento no horário de atendimento. Uma empresa pode alterar o horário de funcionamento em qualquer momento, não é verdade? Por exemplo, uma lei municipal de enfrentamento ao coronavírus pode exigir que a empresa altere o horário de atendimento.

Nestas situações, é importante que os canais digitais sejam atualizados. E isto vai muito além do site da empresa. Além deste, também é preciso atualizar os anúncios de Links Patrocinados, páginas no Google Meu Negócio, páginas em redes sociais e assim por diante.

Pode ser cansativo e dar trabalho realizar todo este processo manual. Mas ele é de extrema importância. Uma agência de SEO pode ajudá-lo nesta dura, porém, importante tarefa.

Afinal, poucas coisas são tão prejudiciais para um negócio quanto uma experiência negativa. E quando um cliente se depara com as portas fechadas, apesar de ter encontrado uma informação online de que a loja estaria aberta, isto é frustração na certa!

Por isso, sempre mantenha as informações atualizadas: horário de atendimento, endereço, número de telefone e assim por diante.

E por falar em atualizar informações, atualize as fotos

Faça uma busca rápida no Google Meu Negócio, na sua fanpage no Facebook, na company page do LinkedIn e nas outras plataformas digitais onde você está presente.

Agora responda: todas as fotos da sua empresa estão atualizadas?

Talvez estas páginas tenham sido criadas há alguns anos ou meses. E com o passar do tempo, você mudou a fachada, alterou o interior da loja. Talvez tenha mudado até mesmo a logomarca da empresa.

Por isso, quando um usuário encontra seu negócio na internet, é importante que ele veja fotos atualizadas. Isto é fazer marketing com intenção local.

Do contrário, sua presença digital fica estagnada e você pode perder oportunidades de realizar novos negócios locais e aumentar suas vendas.

Acompanhe dados de resultados em tempo real

As plataformas digitais oferecem relatórios precisos do envolvimento do público-alvo com as marcas.

Assim, é importante analisar estes dados para entender o comportamento dos clientes locais e como suas páginas estão correspondendo às buscas deles.

Por exemplo, o Google Search Console é uma das ferramentas para acompanhar como anda o tráfego orgânico local em seu site. Criamos um guia sobre como utilizar o Google Search Console.

Além desta solução, o Google também oferece o Analytics que traz detalhes sobre o comportamento dos clientes tanto antes de entrar no seu site como durante a visita. Assim, você descobre de onde eles estão vindo e quais palavras-chave estão trazendo eles ao seu site. Desta forma, fica mais fácil adaptar seu marketing local para atender às necessidades dos clientes nas imediações.

O mesmo pode ser dito sobre as redes sociais. A maioria delas oferece insights e dados valiosos sobre a interação dos clientes com estes canais digitais.

Portanto, não deixe estes dados se perderem. Não os ignore. Eles precisam ser lidos, interpretados e analisados.

Afinal, isto lhe dará um norte quando você for otimizar seu marketing com intenção local.

Concluindo

Criar um bom marketing para pesquisadores locais pode ser um desafio. Mas é muito recompensador.

Assim, mantenha uma forte presença online prezando pelo bom conteúdo, além de manter seus dados sempre atualizados.

Mesmo que o fluxo de pessoas atualmente esteja bem baixo devido à pandemia do COVID-19, otimize o marketing local. Quando tudo isso passar, você terá uma presença altamente relevante em todo o ecossistema digital das buscas locais.

Para aprender mais sobre a importância do seu negócio local no Google, leia este artigo sobre o Google Meu Negócio.